Blog, Controladoria, Gestão Empresarial

Produtividade na controladoria: importância e primeiros passos

Você sabe a importância da produtividade na controladoria? Que toda empresa busca atingir suas metas não é segredo. Mas o que muitos ainda não sabem é que ter as ferramentas certas para analisar dados e gerir suas estratégias facilitam esse processo, e isso também se aplica à controladoria.

Responsável pela análise da gestão empresarial e de seus processos, a controladoria tem como foco o controle orçamentário e administrativo.

Devido ao alto fluxo de trabalho, a produtividade na controladoria se torna indispensável, pois otimiza processos que fazem fluir o trabalho no setor e que refletem positivamente em toda a empresa.

Para saber a importância e como implementar a produtividade na sua controladoria, continue acompanhando o artigo!

Índice – Neste artigo, você encontrará:

  1. A importância na controladoria
  2. 5 passos para aumentar a produtividade da controladoria da sua empresa
  3. A tecnologia como aliada

A importância da produtividade na controladoria

A controladoria faz uso de conhecimentos das áreas de contabilidade e administração e tem como objetivo assegurar que as metas gerais da empresa sejam alcançadas. Por fazer o gerenciamento de um alto volume de dados e informações, a área faz uso de indicadores de desempenho que são utilizados para dar conta da alta demanda.

Além disso, comunicação, o envio e recebimento de material a ser analisado requer sistemas interligados, contato com outros profissionais e o levantamento de dados em softwares de gestão financeira.

O volume de trabalho da controladoria é alto, o que torna a importância de tudo ser executado de forma minuciosa.

Leia também: Qual a diferença entre tesouraria, controladoria e financeiro?

5 passos para aumentar a produtividade da controladoria da sua empresa

A seguir, você confere 4 dicas de como aumentar a produtividade da controladoria da sua empresa, a fim de otimizar processos e diminuir o esforço em determinados processos e focar no que realmente é importante:

1. Conheça a empresa

Antes de tudo, é preciso se inteirar sobre quais são os procedimentos adotados pela controladoria da empresa. Ter esse conhecimento contribuirá na adoção de mudanças que visem otimizar e aprimorar processos.

A transformação, porém, deve abranger todos os demais setores. Não exclua ninguém e deixe todos saberem sobre as mudanças que serão implementadas e reforce que elas visam o crescimento empresarial.

2. KPIs — Indicadores de desempenho na controladoria

KPI (Key Performance Indicator), Indicador-Chave de Desempenho, em português, são indicadores de desempenho muito utilizados dentro das empresas, principalmente nos setores financeiros.

Eles são ótimos para visualizar e comprovar o lucro da empresa, a gestão do pagamento de cobranças, por exemplo. Há também indicadores de performance voltados à rotatividade de estoque e até para acompanhar os desvios orçamentários, por exemplo.

Os KPIs entregam dados precisos, extraídos dos demais setores empresariais, e servem para construir relatórios mais assertivos e ter uma visão realista da empresa. De olho na mudança, na melhoria, os KPIs são instrumentos vitais para conhecer e alavancar o desenvolvimento do seu negócio.

3. Mantenha o controle

Manter o controle do recebimento de informações de forma descentralizada é um passo para trás, porque a centralização da gestão do fluxo de trabalho é fundamental para evitar dores de cabeça futuras.

Imagine diversos e-mails e telefonemas sendo recebidos por diferentes funcionários em momentos diferentes? Essa confusão dificulta a transparência do trabalho e prejudica a produtividade na controladoria.

4. Automatize processos

Além disso, diversos processos feitos manualmente podem ser facilmente executados por um software de gestão financeira. Isso permite que o trabalho da controladoria flua melhor, evita erros comuns e permite que o setor foque em tarefas mais analíticas.

5. Capacitação profissional

Mesmo com o suporte da tecnologia por meio de um software, é preciso ter profissionais treinados para que a ferramenta seja usada da melhor forma possível.

Por isso, investir na capacitação dos colaboradores que manusearão o sistema é um investimento na própria empresa.

A tecnologia como aliada

Manter e atualizar a base de dados e informações é uma tarefa delicada e muito trabalhosa. Contudo, o processo pode ter o suporte da tecnologia a fim de descomplicar e otimizar processos. Com ela, o setor redireciona os esforços para tarefas mais analíticas, importantes e menos manuais e operacionais.

Portanto, otimizar processos não é apenas uma forma de ganhar, mas também de prevenir erros, além de garantir maior segurança aos dados manipulados diariamente.

Diante disso, em empresas que possuem grande número de funcionários, o trabalho manual na controladoria caiu em desuso, pois gera lentidão em processos e deixa o setor mais vulnerável a erros.

O gerenciamento e acompanhamento de dados, a elaboração de relatórios e muito mais pode ser automatizado em um software de gestão financeira, como o AllStrategy Plano.

Desenvolvido especificamente para as demandas de controladoria, o software automatiza diversos processos do setor, além de proporcionar o acompanhamento, em tempo real, de tudo o que acontece na sua empresa.

Clique aqui e saiba como o AllStrategy Plano pode ajudar a sua empresa!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Plano
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital