Controladoria, Gestão Empresarial

FP&A Business Partnering: saiba mais sobre a abordagem estratégica

A demanda por maior assertividade e otimização do planejamento dentro das organizações, trouxe um novo conceito chamado FP&A Business Partnering,

O FP&A (financial planning and analysis ou Planejamento e Análise Financeira em português) é uma área que busca estratégias mais adequadas e com respostas mais rápidas para os objetivos financeiros de um negócio.

Com essa proposta, o time de FP&A dá o suporte na tomada de decisões, apresenta análises, estrutura planejamentos orçamentários e projeta cenários. Portanto, logo vemos a importância dessa área para manter a saúde financeira em dia.

Para saber mais sobre esse novo conceito, continue a leitura!

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. O que é FP&A Partnering?
  2. Qual a diferença entre FP&A Partnering e controller financeiro?
  3. Benefícios do FP&A Partnering
  4. Aplicando FP&A Partnering em sua empresa
  5. FP&A descomplicado

O que é FP&A Business Partnering?

Com vimos acima, a FP&A tem seus objetivos. Já o FP&A Business Partnering não se afasta muito da mesma proposta, mas inclui em suas obrigações a intenção de estreitar as relações do setor FP&A com as demais áreas da empresa, para que todos possam caminhar em sintonia.

Business partnering pode ser traduzido para o português como “parceria de negócios”, ou seja, trata-se de uma atuação colaborativa para envolver todas as áreas da empresa no Planejamento e Análise Financeira.

Portanto, ao auxiliar na apuração de dados e informações, tecendo análises e identificando a situação de cada área, os colaboradores do setor recolhem os elementos essenciais para o desenvolvimento de seu trabalho, que impactará na empresa de modo geral.

Portanto, seu desempenho ajuda os gestores de cada setor nas tomadas de decisões e no planejamento estratégico de sua área.

Qual a diferença entre FP&A Business Partnering e controller financeiro?

Ambas as funções dizem respeito ao andamento e eficiência financeira de um negócio, mas usam métodos e estratégias diferentes para apurar e entregar os dados.

O controller financeiro gerencia e relata informações financeiras de todos os tipos, focando no histórico das finanças empresariais, revendo informações do passado até o presente e reportando suas análises diretamente para o CFO da empresa.

Por outro lado, o FP&A Business Partnering é a área responsável por relatar e gerenciar os principais indicadores de negócios de um modo mais amplo, envolvendo setores diferentes.

O setor revisa ações do presente para extrair informações usadas na projeção futura de cenários e contribuir com o planejamento orçamentário ou estratégico. Normalmente, reportam suas informações para o COO ou o CEO da empresa.

Leia também: Produtividade na controladoria: importância e primeiros passos

Benefícios do FP&A Business Partnering

A colaboração do FP&A Business Partnering dentro de cada setor traz uma série de vantagens que fortalecem o crescimento da empresa como um todo. Abaixo, você confere alguns:

União e colaboração

O FP&A Business Partnering estreita a comunicação entre os gestores e suas áreas. Com esse diálogo, torna-se mais prático levantar números e informações que serão convertidos em análises e, posteriormente, ajudarão na tomada de decisões não só de cada setor, mas também no âmbito mais geral de um negócio.

Para empresas que sentem certa dificuldade em alinhar o lado financeiro com o operacional, pode ser uma valiosa oportunidade de mitigar diferenças e estruturar uma parceria que seja mais frutífera para si.

Assertividade na hora das decisões

A colaboração maior entre os setores, dentre outros fatores, diminui a quantidade de informações cruzadas e minimiza as interpretações de leituras errôneas dos cenários. Sob o intermédio do FP&A Business Partnering, as informações são mais precisas, detalhadas e contribuem para a construção do planejamento de todas as áreas.

Sintonia estratégica entre as áreas

Como o FP&A Business Partnering consegue mapear as informações e indicadores de cada área da empresa, ele também aproxima os gestores e coloca todos para falarem a mesma língua quanto às estratégias, planos e metas.

Aplicando o FP&A Business Partnering na sua empresa

O alinhamento financeiro e estratégico precisa estar em sintonia para que o setor de FP&A Business Partnering consiga desempenhar um bom trabalho em menor tempo.

A cultura ágil é outra prática que deve ser adotada dentro da empresa para amplificar os benefícios do FP&A Business Partnering, incentivando a inovação, colaboração e o avanço contínuo das boas práticas empresariais.

Um último item importante para aplicar o FP&A Business Partnering é construir storytelling em finanças que componham narrativas que explicam as motivações por trás dos dados e informações. É a melhor forma de envolver os colaboradores e fazê-los abraçarem as missões do seu negócio.

FP&A descomplicado

O profissional de FP&A lida com demandas empresariais, por isso, precisa manter-se atento às necessidades impostas pelo mercado. Deste modo, contar com a automatização de processos, acesso à dados confiáveis e a assertividade em suas análises é importante para sustentar e elevar sua carreira.

O software AllStrategy Plano surge como um grande aliado para que o profissional de FP&A foque em tarefas mais analíticas e automatize atividades manuais e repetitivas.

Para saber em como podemos ajudar sua empresa, clique aqui!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags:
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital