Projeção de orçamentos empresariais: Como fazer?

Projeção de orçamentos empresariais: Como fazer?
04/05/2017 | Planejamento Orçamentário

Para quem não tem uma empresa ou está pensando em criar o próprio negócio, mas ainda não sabe muito bem por onde começar, deve imaginar que a projeção de orçamentos empresariais é algo de outro mundo. Afinal, como fazer um planejamento orçamentário para os meses do ano se é tão difícil saber com exatidão como serão as coisas?

Mas não é algo tão complicado assim. Profissionais de controladoria e gestão realizam uma série de recursos para realizar o planejamento financeiro da empresa, de acordo com as necessidades de centros de custos e unidades, a fim de ter um melhor controle do budget.

No entanto, a pergunta é: Como fazer? Como realizar a projeção de orçamentos empresariais de forma assertiva, rápida e segura? Pode parecer impossível unir essas três questões quando o assunto é orçamento empresarial, mas acredite, é possível. 

Projeção orçamentária

Primeiramente, o gestor pode realizar o planejamento orçamentário com base histórica ou por base zero (OBZ), isto é, utilizando dados de orçamentos passados ou realizar o planejamento econômico da empresa do zero.

Em qualquer uma das opções, a análise de DRE é extremamente importante para identificar as custos, despesas e receitas da instituição durante um determinado período. O planejamento de RH, projeção de vendas, planejamento de investimentos, projeção de volumes e custos, são exemplos de recursos utilizados para realizar a projeção financeira de forma mais criteriosa, ajustando o orçamento de acordo com a necessidade dos setores, unidades e projetos.

Para que não aconteça desvios no que foi determinado no planejamento econômico, é necessário realizar a análise de performance para monitorar o planejado x realizado, com a possibilidade de realizar forecast se for necessário. É importante determinar indicadores de desempenho e planos de ação, para auxiliar no atingimento de metas e objetivos da estratégia traçada no planejamento. 

Use a tecnologia a favor da sua empresa

É possível realizar o planejamento orçamentário por meio de planilhas e ainda há empresas que fazem dessa forma, mas o risco de perda de dados, erros e bugs do sistema são muito maiores. Atualmente, muitos profissionais já aderiram ao uso do software de gestão orçamentária para realizar o planejamento com muito mais assertividade, segurança e eficiência.

Além de realizar os recursos citados acima, tal ferramenta possibilita realizar projeção de cenários, gestão matricial de despesas (GMD), mapas estratégicos, criação de modelos de despesas e receitas, projeção de fluxo de caixa e ainda realiza a consolidação de resultados em uma velocidade fantástica.

Além de tornar o processo orçamentário muito mais otimizado e rápido, o software de gestão financeira minimiza os riscos de perda de dados e ainda é muito mais seguro, visto que o administrador concede o acesso aos usuários que desejar, assim como pode definir o que poderá ser visualizado ou não. Os benefícios são inúmeros e o investimento não é tão alto, dependendo do modelo. e você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.

Leia Também

Orçamento Colaborativo: as vantagens em tempos de trabalho remoto

21/07/2020

Orçamento Colaborativo: as vantagens em tempos de trabalho remoto

A participação colaborativa das equipes em diferentes processos nas empresas vem se tornando mais comum e contribuindo para uma gestão mais eficiente. No planejamento orçamentário não seria diferente. Entenda. [Leia mais]

Tipos de orçamento: como escolher o ideal em meio a um ano atípico?

14/07/2020

Tipos de orçamento: como escolher o ideal em meio a um ano atípico?

Existem várias maneiras de fazer um planejamento orçamentário, cada uma com seus pontos fracos e fortes. Nós ajudamos você a entender qual é o melhor para seu negócio. [Leia mais]

Quando uma empresa de tecnologia oferece muito mais que um software

15/06/2020

Quando uma empresa de tecnologia oferece muito mais que um software

Nesse ano, a preocupação com a qualidade do planejamento financeiro e orçamentário está ainda maior. Muitas empresas entrarão em 2021 com estruturas otimizadas ou alteradas em virtude das grandes mudanças do mercado que vieram com a pandemia do COVID- 19, visando estarem mais preparadas para grandes oscilações de cenários do mercado. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.