Projeção de Balanço: O que é e a sua importância

Projeção de Balanço: O que é e a sua importância
Publicado em 17/08/2017 - Atualizado em 01/06/2021 | Planejamento Orçamentário

Para quem não é da área financeira, o termo balanço patrimonial pode causar arrepios. Já para os profissionais de controladoria e gestão, o recurso é essencial em sua rotina de trabalho.

O balanço patrimonial (BP) é um relatório que representa a situação financeira da empresa em determinado período, geralmente um ano. A demonstração é exigida por lei em alguns casos e consiste no equilíbrio dos bens, obrigações e participação dos acionistas.

O documento apresenta os ativos da empresa, composto por seus bens e direitos, como maquinários, contas a receber, dinheiro em caixa etc. Em resumo, são os investimentos da instituição que a apoiam na geração de lucro.

A soma dos ativos deve ser equivalente ao passivo, que são as obrigações da empresa com terceiros, como contas a pagar, dividendos e empréstimos; e ao patrimônio líquido, que são os investimentos dos acionistas, as reservas de lucro, capital social, entre outros.

O balanço patrimonial é realizado no final do período fiscal da empresa e seus resultados são importantes no momento de planejar o orçamento, pois evidencia a saúde das finanças da corporação. 

 

Benefícios gerados pelo balanço patrimonial

Embora o BP seja obrigatório para empresas de capital aberto e para as empresas de capital fechado com patrimônio líquido anual superior a dois milhões de reais, instituições que não se enquadram nessas categorias também podem realizar o balanço e aproveitar seus benefícios para a gestão estratégica.

Uma das principais vantagens é a clareza para apresentar os resultados para acionistas e investidores, porque o relatório detalha a alocação dos recursos, favorecendo a análise das estratégias e o uso dos investimentos.

Também auxilia no acompanhamento do trajeto dos recursos financeiros, pois é fácil visualizar a aplicação dos valores e como serão utilizados na geração de lucro para a companhia, bem como ajuda a identificar o comportamento financeiro da empresa e onde é necessário realizar ajustes ou investimentos.

Por fim, o documento é fundamental para que os gestores analisem a situação da empresa e tomem decisões melhores e mais seguras, a partir dos resultados encontrados.

 

Balanço patrimonial projetado: por que usar?

O balanço patrimonial é gerado a partir das informações já realizadas, no fim do período fiscal. Porém, também é possível realizar a projeção do BP, ou seja, planejar os dados de vendas, estoque, despesas, investimentos e fluxo de caixa do próximo período, para aumentar a eficiência da gestão orçamentária.

Isso porque, ao saber o que esperar nos resultados, as estratégias podem ser elaboradas com mais assertividade, além de demonstrar o que os investidores e sócios podem esperar da empresa no período seguinte.

Assim como os demais processos de gestão orçamentária, a projeção do balanço pode ser realizada em planilhas eletrônicas. Porém, como o documento é complexo, a chance de erros no preenchimento, além da demora na execução do relatório são fatores que devem ser considerados pelas empresas.

Por isso, muitas instituições têm utilizado ferramentas que automatizam o processo orçamentário e proporcionam um balanço projetado muito mais rápido, seguro e eficiente. Com a parametrização de dados existentes, é possível acompanhar o balanço patrimonial durante a evolução do planejamento, visualizando as operações de débito e crédito.

Além disso, é possível realizar a auditoria dos dados projetados, para validar a origem e os valores e compor a projeção do balanço, utilizando as informações da DRE, fluxo de caixa, investimentos, variáveis e constantes. 

 

Conte com o apoio de um software de gestão orçamentária

Agora que já vimos a importância da projeção de balanço patrimonial e como ele pode ser elaborado com mais facilidade, não podemos deixar de comentar que a tecnologia trouxe avanços para a controladoria como um todo e que isso pode impactar você e sua empresa.

softwares de gestão orçamentária que realizam, não só a projeção de balanço, mas também planejamento de RH, projeção de cenários, planejamento de investimentos, forecast, além de auxiliar na criação e acompanhamento de indicadores de desempenho e planos de ação.

Tudo isso, integrando seu planejamento orçamentário e estratégico, trazendo uma visão ampla e completa da empresa, além de fornecer dados em tempo real, com a integração do software com seu ERP.

Pesquise mais a respeito e encontre a solução que melhor atenda às necessidades da sua empresa, para que sua gestão seja ainda mais eficiente, ágil e transparente.

 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.