Projeção de custos: Controle o orçamento da sua empresa

Projeção de custos: Controle o orçamento da sua empresa
Publicado em 15/12/2016 - Atualizado em 08/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Profissionais de controladoria e gestão possuem uma grande responsabilidade na hora de estabelecer o orçamento empresarial de um ano inteiro. Não é uma tarefa fácil definir previamente o quanto será destinado a cada unidade ou centro de custo. A grande pergunta é: Tem como saber exatamente quanto a empresa irá gastar no ano?

Não. A quantia exata não tem como saber, a não ser que a pessoa seja vidente ou algo do tipo. Porém, tem como chegar a um valor bem aproximado por meio da projeção orçamentária. No dia a dia, sabemos que é complicado planejar todas as despesas, controlar o orçamento familiar, decidir viagens e etc.. Para uma empresa, o planejamento orçamentário é essencial para um controle do budget eficiente, além de uma gestão empresarial mais ajustada às necessidades da instituição. 

Projeção de custos

Para realizar o planejamento financeiro adequado, a análise de DRE é importante para identificar custos e despesas. A projeção da folha de pagamento também é importante para planejar todos os encargos comuns ao setor e realizar uma gestão inteligente de despesas.

Além disso, realizar o planejamento de investimentos é essencial para uma melhor projeção financeira, visto que é possível determinar equipamentos, maquinários e itens que serão comprados, calculando a depreciação e planejando a forma de pagamento. Já a projeção de vendas auxilia os gestores a definir, além das metas, quais os pontos de vendas precisam de melhorias, quais novas lojas serão abertas, quais serão fechadas.

No caso de industrias, a projeção de volumes e custos é um recurso que contribui para o controle do budget, pois é possível projetar os custos de matéria-prima, insumos, produção e estoque. Desta forma, os custos ficam mais alinhados ao orçamento empresarial.

Para as instituições que trabalham com importações, exportações ou sofrem direta ou indiretamente com as oscilações político-econômicas do país, bem como qualquer outra empresa, a projeção de cenários é um recurso muito utilizado para o controle financeiro empresarial. 

Mais mobilidade na sua gestão orçamentária

O processo orçamentário exige muito dos gestores, mas nem por isso precisa ser maçante ou engessado. Hoje em dia, muitas empresas estão utilizando softwares de gestão orçamentária que possibilitam um planejamento estratégico mais eficaz, além de proporcionar análise de performance do planejado x realizado, relatórios de fácil visualização, dashboard com atualização em tempo real, entre outros recursos.

A projeção de fluxo de caixa fica muito mais assertiva e ainda é possível determinar indicadores de desempenho, consolidações de resultados, forecasts, planos de ação e mais uma infinidade de funcionalidades que foram desenvolvidas especificamente para uma melhor gestão financeira.

Além de ser mais seguro, acabar com a perda de dados que ocorre em planilhas, ter toda a movimentação registrada e monitorada pelo administrador, há aplicativos que possuem armazenamento na nuvem que proporciona muito mais mobilidade ao gestor, que pode analisar os dados de qualquer lugar com internet. Como há modelos que funcionam como um serviço (SAAS), a empresa tem liberdade na utilização e ainda um excelente custo-benefício na contratação.

Leia Também

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

14/09/2020

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Um planejamento orçamentário eficiente envolve todas as áreas do negócio e requer o comprometimento de todos os membros da equipe e, justamente por isso, representa um grande desafio para os gestores. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.