Blog, Controladoria

Principais recursos para uma apresentação de relatório eficiente

Há várias formas de apresentar os resultados de uma empresa, por exemplo por meio do PowerPoint e gráficos no Excel. No entanto, é cada vez mais importante e relevante aproveitar ferramentas que tornem as idas e vindas entre aplicativos menos recorrentes, além de deixar o relatório atrativo visualmente e fácil de entender.

Para isso, antes eram necessárias inúmeras reuniões para comparar números, informações e fazer análises. Porém, com o auxílio de um software de planejamento orçamentário, a apresentação dos resultados pode ser uma atividade descomplicada e bastante intuitiva. E esta pode ser a resposta para otimizar tempo e trazer insights valiosos para a gestão empresarial.

Consultamos Rafael Chrispa Venturini, Diretor Comercial, e Lúcio Vicente de Faria, Diretor de Tecnologia, ambos da AllStrategy, para conhecer os principais recursos disponíveis para elaborar uma apresentação de relatório gerencial eficiente.

Informações centralizadas

Com um software de planejamento orçamentário, as informações ficam centralizadas em um só lugar, sem a necessidade de ir e vir entre planilhas e slides do PowerPoint, diminuindo o tempo de preparação da apresentação, como pontua Rafael Venturini. E mais, todo conteúdo dentro do software pode ser consultado de onde o gestor responsável pelo projeto estiver. Basta acessar a ferramenta.

Dessa forma, utilizar um software para apresentação de resultados é ter ganhos de produtividade para a equipe, facilitar o acesso de dados pelos diretores e otimizar seu capital humano para focar naquilo que realmente importa. Lúcio Vicente defende ainda que menos tempo montando a apresentação significa disponibilizar mais tempo para análises e tomadas de decisão.

Atualização em tempo real

Ter informações atualizadas é importante para que o conselho saiba o status da saúde financeira da empresa. Um software possibilita acompanhar dados em tempo real sobre análise de performance, resultados do planejamento orçamentário como planejado x realizado e outros elementos gerenciais.

Da parte de tecnologia, Lúcio Vicente também destaca o aumento na confiabilidade para o relatório, já que os números são extraídos de uma única fonte com alta disponibilidade. Tudo isso com bastante segurança, afinal, só pessoas autorizadas acessam os conteúdos determinados.

Interatividade

É comum surgirem dúvidas e ideias durante uma apresentação de resultado – principalmente quando se trata do planejamento estratégico da empresa. Neste sentido, muitas informações valiosas podem se perder se não forem registradas no presente momento.

Rafael Venturini também argumenta que apresentar o relatório apoiado em um software para planejamento orçamentário permite mais interatividade com recursos como: anotações, dashboards para melhor visualização do progresso das atividades – demandas presentes em empresas dos mais diversos segmentos.

Decidir por uma ferramenta como o Software Plano pode ser determinante para a produtividade e contribuir com análises para estratégias mais assertivas.

Está em dúvida se é o ideal para o seu negócio? Leia o artigo “Apresentação de resultados: 3 motivos para montar em um software de planejamento orçamentário”.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: