Planos de ação: Solução eficiente para sua gestão

Planos de ação: Solução eficiente para sua gestão
08/08/2017 | Estratégia

Com a tecnologia em constante evolução, a sensação que nos dá é que são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Não é para menos. Com tantos softwares, aplicativos e ferramentas disponíveis no mercado, nos acostumamos a ser multifacetados, desenvolvendo várias atividades ao mesmo tempo.

Na empresa não é diferente. Todo ano, vários objetivos são traçados e é preciso estar atento aos indicadores de desempenho para saber se os resultados estão caminhando de acordo com a estratégia traçada. No entanto, quanto maior a quantidade de metas lançadas e pessoas envolvidas em cada etapa, mais complicado fica para aferir a evolução das tarefas.

Aproveitando o crescimento constante da tecnologia, gestores estão utilizando ferramentas especificas que auxiliam a ter mais controle de processos, possibilitando uma melhor assertividade no cumprimento dos objetivos estratégicos. Tal recurso é o plano de ação.

Plano de ação

Planos de ação são atividades estabelecidas a partir de um objetivo, com prazos de execução, recursos necessários, responsáveis e participantes. Tais atividades são monitoradas por etapas até a sua conclusão. Muitas empresas ainda desenvolvem e acompanham os planos de ação por meio de planilhas, mas isso já está obsoleto.

Atualmente, softwares otimizaram e muito o trabalho de muitos gestores. Com tais ferramentas é possível automatizar o processo, controlando em tempo real a evolução dos planos de ação, monitorando o cumprimento de cada etapa, notificando o responsável por atrasos e conclusões de tarefas e com a possibilidade de incluir comentários e justificativas, a fim de deixar o gerenciamento mais transparente.

Tais planos de ação podem ser vinculados aos objetivos dos mapas estratégicos ou não, de acordo com a necessidade da empresa. E se a preocupação é com a privacidade, há softwares que possibilitam ao gestor a determinar a visibilidade dos planos de ação para cada membro da equipe.

A tecnologia vai além

Não é só em planos de ação que a tecnologia trouxe benefícios. Hoje em dia, a tendência é ter um processo muito mais unificado, com vários recursos em uma só ferramenta. Uma prova disso, são modelos de softwares de gestão orçamentária que possuem funcionalidades especificas para controladoria e também, planejamento estratégico.

Há opções no mercado que oferecem planejamento de RH, vendas, investimentos, assim como a projeção de cenários, criação de modelos de despesas e receitas, análise de performance, forecast, além dos indicadores de desempenho e planos de ação.

Desta forma, a gestão financeira e estratégica da empresa fica muito mais assertiva, rápida e eficiente. O orçamento fica ajustado às necessidades de cada unidade e centro de custo, as estratégias são monitoradas com mais eficácia e os resultados são identificados com maior precisão. E há softwares de gestão orçamentária que funcionam como SAAS e possuem armazenamento na nuvem, proporcionando um melhor custo-benefício ao que o contrata. 

Leia Também

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Planejamento estratégico: sua importância e como se preparar para 2020

18/12/2019

Planejamento estratégico: sua importância e como se preparar para 2020

O planejamento estratégico, que muitas vezes passa a imagem de algo extremamente complicado e cansativo, é, na verdade, um diagnóstico que apresenta grande ajuda quando se trata do dia a dia corporativo em sua empresa. [Leia mais]

Planejamento estratégico: 4 recursos que sua empresa pode utilizar

09/04/2019

Planejamento estratégico: 4 recursos que sua empresa pode utilizar

O planejamento estratégico é utilizado por muitas empresas a fim de estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos ao longo de um determinado período. Apesar da sua importância ser incontestável, muitas corporações enfrentam dificuldades na hora de colocar o plano estratégico em prática. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.