Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade
Publicado em 20/04/2018 - Atualizado em 25/05/2020 | Mobilidade

Nós planejamos muitas coisas, não é mesmo? A viagem do fim do ano, um evento importante, a compra de algum bem, a ascensão da carreira no trabalho e assim por diante. É muito mais fácil alcançar os objetivos quando os planejamos.

Em uma empresa não é diferente. Também é necessário planejar cada etapa, determinando metas e objetivos, assim como os investimentos que serão realizados no período e quanto a instituição desejar lucrar e gastar naquele determinado ano. No entanto, se é tão óbvio que o planejamento estratégico é o melhor caminho para o crescimento e desenvolvimento saudável de uma companhia, por que tantas empresas pecam na realização do mesmo?

Nesse artigo, abordaremos como é possível acompanhar o planejado X realizado com muito mais mobilidade e assim atingir os objetivos de forma assertiva.

Planejamento orçamentário

Se o responsável de controladoria e gestão de uma empresa, independente do segmento, deseja manter as finanças sob controle, precisa ser criterioso ao realizar o planejamento financeiro. Não adianta determinar um orçamento baseado na projeção do fluxo de caixa sem levar em consideração fatores importantes que impactam no orçamento empresarial.

É indispensável levar em consideração as necessidades de cada unidade e centro de custo e, portanto, o orçamento colaborativo pode ser uma excelente alternativa para manter o budget ajustado. Realizar o planejamento de RH, de vendas, volumes e custos e investimentos também é importante para projetar as despesas e desenvolver o processo orçamentário assertivamente. 

Planejado X realizado

Depois que o planejamento orçamentário foi desenvolvido, está na hora de acompanhar o planejado X realizado. Realizar a análise de performance do planejamento econômico por meio de indicadores de desempenho, é de extrema importância para saber se tudo está andando como o previsto. Para estabelecer as metas e objetivos, muitos gestores determinam planos de ação.

Assim é possível desenvolver estratégias de acordo com o planejamento e monitorá-las com mais objetividade. Se o realizado está apresentando alterações da projeção orçamentária, é possível realizar ajustes com forecast

Tecnologia que proporciona mobilidade

Para realizar o controle orçamentário de maneira efetiva e muito mais rápida, muitas empresas estão aderindo ao uso de softwares de gestão orçamentária para otimizar a gestão financeira da instituição. Além de realizar todo o processo com mais transparência, segurança e eficiência, há modelos que possibilitam o acesso dos dados pela web, em dispositivos móveis, já que possuem armazenamento na nuvem.

Desta forma, o gestor não precisa ficar refém de planilhas que podem apresentar erros que comprometam o planejamento financeiro, nem ficar preso ao escritório para gerenciar a empresa. Existem aplicativos de gestão orçamentaria que funcionam como SAAS e possuem um excelente custo-benefício para aqueles que não desejam comprar a licença e sim utilizar o sistema como um serviço. É uma excelente opção para controlar as finanças de forma assertiva e com uma equipe mais enxuta. 

Leia Também

Orçamento empresarial no celular: O futuro chegou

31/08/2017

Orçamento empresarial no celular: O futuro chegou

Quando são inovações voltadas a princípio para pessoas físicas, como foi o caso do Whatsapp, Facebook, Instagram, entre outros, a aceitação é um pouco mais rápida. Porém, quando são tecnologias propostas ao mundo corporativo, a resistência se torna muito maior. [Leia mais]

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade na sua empresa

11/10/2016

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade na sua empresa

É necessário planejar cada etapa, determinando metas e objetivos, assim como os investimentos que serão realizados no período e quanto a instituição desejar lucrar e gastar naquele determinado ano. [Leia mais]

Gestão orçamentária por dispositivos móveis

20/09/2016

Gestão orçamentária por dispositivos móveis

As pessoas são capazes de utilizar o celular para efetuar compras, realizar pagamentos, utilizar diversos aplicativos, mas quando se trata de gerenciar as finanças da empresa, ainda preferem a velha e boa planilha, entre outros métodos convencionais que tornam o processo orçamentário demorado, falho e muitas vezes, prendem o gestor ao escritório. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.