Blog, Controladoria

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade

Todos nós planejamos muitas coisas, não é mesmo? A viagem do fim do ano, um evento importante, a compra de algum bem, a ascensão da carreira no trabalho e assim por diante. É muito mais fácil alcançar os objetivos quando os planejamos.

Em uma empresa não é diferente. Também é necessário planejar cada etapa, determinando metas e objetivos, assim como os investimentos que serão realizados no período e quanto a instituição desejar lucrar e gastar naquele determinado ano.

No entanto, se é tão óbvio que o planejamento estratégico é o melhor caminho para o crescimento e desenvolvimento saudável de uma companhia, por que tantas empresas pecam na realização do mesmo? Nesse artigo, abordaremos como é possível acompanhar o planejado X realizado com muito mais mobilidade e assim atingir os objetivos de forma assertiva.

Software Alstrategy Plano

Planejamento orçamentário

Se o responsável de controladoria e gestão de uma empresa, independente do segmento, deseja manter a finanças sob controle, precisa ser criterioso ao realizar o planejamento financeiro. Não adianta determinar um orçamento baseado na projeção do fluxo de caixa sem levar em consideração fatores importantes que impactam no orçamento empresarial.

É indispensável levar em consideração as necessidades de cada unidade e centro de custo e, assim, o orçamento colaborativo pode ser uma excelente alternativa para manter o budget ajustado. Realizar o planejamento de RH, de vendas, volumes e custos e investimentos também é importante para projetar as despesas e desenvolver o processo orçamentário assertivamente.

Planejado X Realizado

Depois que o planejamento orçamentário foi desenvolvido, está na hora de acompanhar o planejado X realizado. Realizar a análise de performance do planejamento econômico, por meio de indicadores de desempenho, é de suma importância para saber se tudo está andando como o previsto.

Para estabelecer as metas e objetivos, muitos gestores determinam planos de ação. Assim é possível desenvolver estratégias de acordo com o planejamento e monitorá-las com mais objetividade. Se o realizado está apresentando alterações da projeção orçamentária, é possível realizar ajustes com forecast.

Tecnologia que proporciona mobilidade

Para realizar o controle orçamentário de maneira efetiva e muito mais rápida, muitas empresas estão aderindo ao uso de softwares de gestão orçamentária para otimizar a gestão financeira da instituição.

Além de realizar todo o processo com mais transparência, segurança e eficiência, há modelos que possibilitam o acesso dos dados pela web, em dispositivos móveis, já que possuem armazenamento na nuvem. Assim, o gestor não precisa ficar refém de planilhas que podem apresentar erros que comprometam o planejamento financeiro, nem ficar preso ao escritório para gerenciar a empresa.

Existem aplicativos de gestão orçamentaria que funcionam como SaaS e possuem um excelente custo-benefício para aqueles que não desejam comprar a licença, e sim utilizar o sistema como um serviço. É uma excelente opção para controlar as finanças de forma assertiva e com uma equipe mais enxuta.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, planejamento estratégico, planejamento financeiro