Orçamento empresarial: Controle o budget

Você consegue juntar dinheiro? Consegue planejar investimentos ou realizar aquela viagem desejada no final do ano? Enquanto o que para uns é uma tarefa simples, para outros é um pesadelo.

Em uma empresa, é preciso ter uma disciplina de planejamento financeiro para que a mesma não acabe fechando as portas. O que não falta são mecanismos para determinar o controle de budget e é por isso que muitos profissionais de controladoria e gestão administram várias planilhas afim de um melhor gerenciamento financeiro empresarial.

No entanto, será que essa é a melhor forma de realizar o planejamento orçamentário?

 

Controle de budget

Para uma gestão inteligente de despesas e um controle financeiro eficiente, é necessário ser criterioso em relação a centros de custos e unidades, para determinar o orçamento adequado para cada um. Para isso, muitas instituições estão implementando o orçamento colaborativo e a governança corporativa a fim de ter transparência nas finanças.

O planejamento de RH, projeção de investimentos, planejamento de vendas, projeção de volumes e custos, dentre outros, são recursos importantes para manter o budget ajustado. Além disso, a projeção de cenários é eficiente para visualizar as estratégias que poderão ser utilizadas.

O forecast ou o rolling forecast também são utilizados para revisar o orçamento empresarial periodicamente. Assim, é possível ajustar o que foi definido no início da projeção de fluxo de caixa.

 

Tecnologia a favor da gestão orçamentária

O processo orçamentário pode ser extremamente maçante, mas não precisa ser assim. A tecnologia evolui constantemente e novas ferramentas surgem o tempo todo para otimizar a gestão financeira, fazendo com que os gestores determinem o orçamento empresarial de uma forma muito mais assertiva.

Enquanto muitas empresas ainda arriscam desenvolver o planejamento econômico em planilhas, submetendo-o a perdas de dados e bugs do sistema, outras aproveitam os benefícios da tecnologia, utilizando softwares de gestão orçamentária. É possível gerar relatórios com uma velocidade incrível, dashboards financeiros com atualizações constantes, proporcionando a consolidação de resultados em poucos segundos.

Além de realizar com eficiência os recursos citados acima, há aplicativos que funcionam como um serviço (SaaS) e ainda possuem tecnologia na nuvem, proporcionando mais mobilidade ao gestor que poderá acessar os dados de qualquer lugar com internet.

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: