Blog, Controladoria

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

software gestão orçamentária

Não é nenhuma novidade que o processo de digitalização dos processos internos vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Inclusive para aquelas que ainda apresentavam resistência em se modernizar.   

Isso inclui a área de gestão financeira, que também está em constante desenvolvimento e modernização. Desse modo, o investimento em tecnologia de gestão orçamentária pode ser um diferencial para manter um desempenho vantajoso à empresa e encarar os desafios do mercado.   

Assim, contar com um software de planejamento, por exemplo, é um fator que certamente atribuirá competitividade para a corporação. 

 

Por que investir em um software para gestão orçamentária?

Primeiramente, quando falamos em planejamento orçamentário, a tecnologia é nossa aliada. Então, um olhar digital eficiente e moderno inclui benefícios importantes. Por exemplo, a ampliação da visão financeira sobre o negócio, redução de custos e de perdas econômicas, assim como o apoio teórico e técnico para uma tomada de decisão assertiva. 

Porém, diante de tantas opções disponíveis hoje no mercado, escolher o melhor pode ser um desafio. Assim, para escolher o que melhor se adapta às necessidades da sua empresa, alguns itens devem ser levados em consideração.  

Como escolher?

Para ajudar na sua escolha do fornecedor de tecnologia para gestão orçamentária, algumas funções primordiais devem estar contempladas.

É de extrema importância avaliar quais os serviços oferecidos pelo software, pois quanto mais completa a plataforma, melhores os resultados conquistados com a escolha. 

Para um eficiente planejamento orçamentário, o software deve oferecer:

  • Projeção do orçamento de vendas por receita, faturamento ou volume x ticket médio;
  • Controle da produção e de estoque; 
  • Projetar pacotes de despesas para cada conta e centro de custo;
  • Planejamento orçamentário de RH com regras e fórmulas funcionário a funcionário;
  • Análise dos resultados da empresa de forma mais transparente e detalhada.

Software Alstrategy Plano

O software é intuitivo? 

É importante que o software escolhido seja intuitivo, isto é, de rápida compreensão. Inclusive para todos os usuários, não só diretores e gestores. Assim, quanto melhor sua usabilidade, maiores as chances de a plataforma ser bem recebida pelos colaboradores e inserida de forma mais ágil no dia a dia da equipe. Softwares muito complexos podem ampliar as chances de erros. 

Segurança 

Assim como uma conta bancária, a gestão financeira da empresa também precisa ser segura e sigilosa. Avalie a segurança oferecida pelo produto e suas certificações. É imprescindível que o sistema de gestão conte com criptografia para proteger todos os dados. 

Referências 

Busque referências em empresas que já usam determinada plataforma. Assim, você consegue listar as opções que melhor deixam os gestores satisfeitos e ainda poderá tirar dúvidas em relação à implantação. 

Suporte técnico 

Os sistemas de gestão estão sempre buscando oferecer às empresas a tecnologia mais moderna e acessível do mercado. Esse princípio se aplica na atualização constante e suporte técnico ofertado pelos fornecedores dos programas. Isso então assegura que o negócio não enfrente problemas técnicos que podem prejudicar os processos internos.  

A partir dessas dicas, você poderá escolher seu fornecedor de tecnologia para gestão orçamentária com muito mais segurança, evitando problemas e garantindo todas as vantagens que só um software de planejamento financeiro pode trazer para seu negócio.  

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário