A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la

A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la
Publicado em 09/01/2020 - Atualizado em 04/03/2021 | Cloud Computing

A tecnologia no crescimento das organizações tem sido destaque em todas as áreas de negócio, não apenas por otimizar diversos setores da empresa e auxiliar os gestores a tomar melhores decisões no negócio, mas também por servir como infraestrutura para o relacionamento entre pessoas e empresas, proporcionando uma nova revolução na vida moderna.

Apesar de a tecnologia facilitar o dia a dia das pessoas e, como consequência, das organizações ao trazer para o mundo corporativo uma melhora substancial nas atividades cotidianas, o processo de implementação não é – em sua maioria – algo simples, podendo enfrentar alguns obstáculos como a resistência por parte dos funcionários.

Um dos processos para evitar essa resistência – que pode afetar a produtividade – é prepará-los antes. Reuniões nesses casos são essenciais para criar certa transparência na comunicação, dessa forma, deixando clara a necessidade de adoção do item. Treinamentos e cursos devem ser oferecidos, para que os funcionários se sintam mais capacitados e beneficiados, evitando o equívoco de investir muitos recursos nas tecnologias e pouco nas pessoas que deverão operá-las.  

Após o processo de implementação, os primeiros sinais positivos devem aparecer juntamente com os benefícios, como:

  • agilidade — maior rapidez na execução das tarefas;

  • padronização — tarefas padronizadas, documentadas e controladas, possibilitando a manutenção no mesmo nível de qualidade, além de diminuir a necessidade de retrabalho;

  • melhoria nos processos; redução de custos de produção e administrativos;

  • possibilidade de rastrear os processos produtivos — permite que as empresas façam uma engenharia reversa e cheguem a dados básicos dos insumos utilizados na produção de algum bem;

  • segurança nas informações — a manipulação dos dados é minimizada, o que fornece maior segurança em todas as etapas do negócio;

  • confiabilidade — a credibilidade nos processos e nas informações aumenta.

Atualmente, com a tecnologia em nuvem e interfaces intuitivas, fica mais simples adquirir sistemas que efetivamente ajudem sua empresa e, ao mesmo tempo, sejam de fácil adaptação interna. 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

14/09/2021

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

As métricas ESG consideram outras iniciativas, além das tradicionais, como parâmetro de gestão de empresas. É o caso de políticas para cargos com remuneração condizente, ética e transparência na gestão orçamentária, além de questões ambientais - como emissão de gases poluentes e gestão de resíduos, por exemplo. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.