A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la

A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la
Publicado em 09/01/2020 - Atualizado em 04/03/2021 | Cloud Computing

A tecnologia no crescimento das organizações tem sido destaque em todas as áreas de negócio, não apenas por otimizar diversos setores da empresa e auxiliar os gestores a tomar melhores decisões no negócio, mas também por servir como infraestrutura para o relacionamento entre pessoas e empresas, proporcionando uma nova revolução na vida moderna.

Apesar de a tecnologia facilitar o dia a dia das pessoas e, como consequência, das organizações ao trazer para o mundo corporativo uma melhora substancial nas atividades cotidianas, o processo de implementação não é – em sua maioria – algo simples, podendo enfrentar alguns obstáculos como a resistência por parte dos funcionários.

Um dos processos para evitar essa resistência – que pode afetar a produtividade – é prepará-los antes. Reuniões nesses casos são essenciais para criar certa transparência na comunicação, dessa forma, deixando clara a necessidade de adoção do item. Treinamentos e cursos devem ser oferecidos, para que os funcionários se sintam mais capacitados e beneficiados, evitando o equívoco de investir muitos recursos nas tecnologias e pouco nas pessoas que deverão operá-las.  

Após o processo de implementação, os primeiros sinais positivos devem aparecer juntamente com os benefícios, como:

  • agilidade — maior rapidez na execução das tarefas;

  • padronização — tarefas padronizadas, documentadas e controladas, possibilitando a manutenção no mesmo nível de qualidade, além de diminuir a necessidade de retrabalho;

  • melhoria nos processos; redução de custos de produção e administrativos;

  • possibilidade de rastrear os processos produtivos — permite que as empresas façam uma engenharia reversa e cheguem a dados básicos dos insumos utilizados na produção de algum bem;

  • segurança nas informações — a manipulação dos dados é minimizada, o que fornece maior segurança em todas as etapas do negócio;

  • confiabilidade — a credibilidade nos processos e nas informações aumenta.

Atualmente, com a tecnologia em nuvem e interfaces intuitivas, fica mais simples adquirir sistemas que efetivamente ajudem sua empresa e, ao mesmo tempo, sejam de fácil adaptação interna. 

Leia Também

Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

10/05/2022

Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

A gestão 5.0 surge para acompanhar os avanços tecnológicos já implementados pela Indústria 4.0 e as demandas da sociedade em estar mais conectada. [Leia mais]

ESG na visão do cliente

18/04/2022

ESG na visão do cliente

Além da qualidade e preço, atualmente o consumidor busca por empresas que atendam não somente suas demandas diretas, mas também suas expectativas perante questões que se relacionam a outros aspectos - o ESG é um exemplo. [Leia mais]

Forecast e revisões: vantagens para a gestão orçamentária

22/03/2022

Forecast e revisões: vantagens para a gestão orçamentária

O final do primeiro trimestre do ano tem bastante importância para a gestão orçamentária em muitas empresas. É neste período que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é analisada a fim de avaliar os dados obtidos até o mês de março, com o intuito de estudá-los e, caso haja necessidade, propor uma revisão orçamentária. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.