Gestão orçamentária por dispositivos móveis

Gestão orçamentária por dispositivos móveis
Publicado em 20/09/2016 - Atualizado em 23/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Quando lançados, os celulares cumpriam um único papel: Efetuar e receber ligações. Naquela época, tais dispositivos móveis eram grandes, pesados, extremamente caros e conferiam status àqueles que os exibiam orgulhosos no cinto. Hoje em dia isso seria considerado uma atitude um tanto quanto brega, não é mesmo?

Na realidade, muita coisa mudou de lá para cá. Os aparelhos de grotescos e abrutalhados, foram se tornando leves, pequenos e portáteis. Se antes funcionavam apenas como um telefone, aos poucos os usuários começaram a utilizá-los para enviar mensagens, jogar, ouvir músicas, acessar redes sociais, mandar e receber e-mails e conversar com pessoas por meio de aplicativos como Skype e atualmente, WhatsApp.

Os smartphones ganharam peso no mercado, tornando-se um item indispensável para quase todas as pessoas. Com a tecnologia cada vez mais avançada, novas funcionalidades e aplicativos que possibilitam uma maior mobilidade aos usuários, visto que é possível fazer praticamente tudo pelo celular. 

 

Gestão orçamentária X tecnologia

As pessoas são capazes de utilizar o celular para efetuar compras, realizar pagamentos, utilizar diversos aplicativos, mas quando se trata de gerenciar as finanças da empresa, ainda preferem a velha e boa planilha, entre outros métodos convencionais que tornam o processo orçamentário demorado, falho e muitas vezes, prendem o gestor ao escritório.

Ao submeter o planejamento financeiro da empresa em planilhas, com vários gestores manipulando os documentos, podem ocorrer erros de preenchimento, falha nas fórmulas e perda de dados. Além disso, outros sistemas utilizados para auxiliar a projeção orçamentária ficam atrelados ao servidor da empresa, engessando a gestão empresarial de profissionais de controladoria e gestão.

Imagine a maravilha que seria ter acesso aos dados do seu planejamento orçamentário no seu celular, com dashboards com grande variedade de gráficos com atualização em tempo real, relatórios de fácil visualização, acompanhar os planos de ação e interagir com a equipe por meio de comentários. Também realizar a análise de performance do planejado X realizado, dos indicadores de desempenho e tomar decisões de uma forma muito mais rápida, eficiente e assertiva. Parece utópico, mas é realidade.

 

Aplicativo de gestão orçamentária

A fim de otimizar a gestão financeira, proporcionando mais mobilidade e segurança para aqueles que realizam a projeção de finanças, algumas empresas desenvolveram softwares de gestão orçamentária com funcionalidades especificas para a elaboração do planejamento estratégico de instituições dos mais diversos segmentos.

Tais ferramentas realizam planejamento de RH, projeção de fluxo de caixa, planejamento de investimentos, projeção de vendas, forecast, projeção de cenários e uma série de recursos de suma importância para manter as finanças da empresa sob controle e trazer bons resultados para a mesma.

Além disso, é muito mais seguro, visto que o administrador pode determinar os usuários que utilizarão o sistema, os horários permitidos e até mesmo os dispositivos autorizados. Toda a movimentação é registrada e o software possui backup de alta disponibilidade, evitando perda de dados. Há modelos de aplicativo de gestão orçamentária com armazenamento na nuvem, com integração rápida e que funcionam via SAAS, proporcionando mais mobilidade ao gestor.

O Plano é um exemplo de aplicativo com mais de 1.000 funcionalidades, com aproximadamente 5.200 usuários, que executa todos os recursos citados acima com um excelente custo-benefício.

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.