Aplicativo de gestão orçamentária: Entenda quais são os benefícios para sua empresa

Aplicativo de gestão orçamentária: Entenda quais são os benefícios para sua empresa
19/05/2016 | Mobilidade

Com a tecnologia cada vez mais em alta, o que não falta são aplicativos no mercado. Tem para todos os gostos, com as mais diversas funcionalidades e estão cada vez mais interativos. Quando falamos em aplicativos, é comum pensarmos em jogos, músicas e todos tipo de programa para uso pessoal e móvel, quando na verdade, o conceito vai muito além disso.

O aplicativo tem como objetivo ajudar o usuário a desempenhar uma tarefa específica. Para proporcionar agilidade, segurança e eficiência, os desenvolvedores de aplicativos estão investindo cada vez mais em soluções para diversas empresas. Por meio de ferramentas digitais cuidadosamente desenvolvidas para otimizar a gestão empresarial, instituições dos mais diversos segmentos estão alcançando bons resultados utilizando tais programas.

Para a gestão orçamentária, existem alguns aplicativos com tecnologia na nuvem, que proporcionam recursos para o desenvolvimento de planejamento financeiro e análise de performance, fazendo com que várias empresas tenham mais controle das suas finanças. 

Como o aplicativo de gestão orçamentária funciona?

Primeiramente, é preciso parametrizar o aplicativo com as informações do ERP da sua empresa, discriminando minunciosamente as despesas que todas as unidades e centros de custo tiveram ao longo do ano, para que o mesmo possa fazer a projeção de tais gastos, mostrando como o fluxo de caixa se comportará a cada mês no próximo período.

Além disso, é importante definir os investimentos que serão realizados, assim como o possível aumento ou redução de quadro, encargos, bonificações, férias, entre outras despesas com pessoal. A folha de pagamento costuma ser a responsável por grande parte do orçamento da empresa e, portanto, precisa ser acompanhada de perto por meio de um planejamento de RH.

As despesas com volumes e custos também devem receber uma atenção especial. É preciso inserir no planejamento, todas as despesas com matéria-prima, equipamentos, manutenção, assim como todos os encargos, variações de moeda e inflação que estejam previstos.

Quais são as vantagens de utilizar um aplicativo de gestão orçamentária?

Ter o controle financeiro da empresa já é uma grande vantagem. Porém, ela não é a única. Além de ter controle do fluxo de caixa, a instituição consegue exercer a prática de governança corporativa, deixando as finanças mais transparentes e conquistando assim a confiança de possíveis investidores.

Por meio de relatórios simplificados e de fácil manuseio, é possível filtrar as informações mais importantes, localizando rapidamente a origem de despesas em centros de custos e unidades. O aplicativo também disponibiliza gráficos de diversos modelos, customizáveis, que ficam no dashboard para que os usuários visualizem as informações prioritárias, em tempo real.

Além disso, há aplicativos com tecnologia na nuvem, possibilitando que os usuários tenham acesso aos seus dados de qualquer lugar que tenha internet. Outro fator importante é o backup de alta disponibilidade com atualizações automáticas, que mantém todos os dados em segurança. 

Como escolher o melhor aplicativo para minha empresa?

Há muitas opções no mercado e para encontrar aquela que irá suprir as necessidades da sua empresa, você terá que pesquisar. É preciso avaliar todas as funcionalidades, assim como o custo-benefício que o aplicativo possui.

Obviamente, um aplicativo para gestão orçamentária que oferece soluções inovadoras e eficientes, foi desenvolvido por meio de grandes investimentos, oferecendo suporte, atualizações e novas funcionalidades, e, portanto, não é gratuito. Como já bem se sabe, o barato pode sair caro e o importante é que tal aplicativo traga bons resultados à empresa, sanando problemas e otimizando a gestão da instituição. Vale a pena pesquisar e se inteirar de todos os benefícios.

Leia Também

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

03/03/2020

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

Recentemente, a Deloitte, empresa especializada em consultoria, auditoria e assessoria financeira, divulgou a pesquisa Agenda 2020, que aborda quais são as expectativas e intenções do mercado para o ano corrente. [Leia mais]

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

18/06/2019

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

Há alguns anos, o termo “armazenamento na nuvem” gerava muitas dúvidas. Havia muitas dúvidas sobre onde estaria a tal nuvem. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.