Gestão e controladoria: Use a tecnologia para a segurança de dados

Gestão e controladoria: Use a tecnologia para a segurança de dados
Publicado em 15/03/2018 - Atualizado em 25/05/2020 |

Será que ainda existem pessoas que guardam dinheiro debaixo do colchão? Será que existem profissionais que utilizam a máquina de escrever para redigir documentos ou que ainda utilizam o fax para enviar relatórios para outras unidades?

Você deve estar pensando: É claro que não! Pode parecer piada, mas ainda tem pessoas que utilizam métodos anqtiquados no seu dia a dia. Mesmo aqueles que acham que estão acompanhando a tecnologia, se prendem a antigos procedimentos deixando de usufruir de inovações tecnológicas que podem agilizar e muito diversos processos.

O medo ainda é o maior responsável por impedir que profissionais utilizem ferramentas que estão disponíveis no mercado, fazendo com que eles prefiram utilizar aquelas que são usadas pela maioria, mas que não proporcionam a agilidade e mobilidade que a atualidade exige. Nesse artigo vamos abordar como a tecnologia pode agregar no dia a dia de profissionais de controladoria e gestão e como tais ferramentas podem proporcionar a segurança no manuseio de dados. 

Libertando-se de velhos paradigmas

Hoje em dia quase todo mundo tem um smartphone com uma série de aplicativos que proporcionam facilidades como pagar contas utilizando a câmera do celular, falar com pessoas de vários lugares do mundo por chamada de vídeo, localizar endereços por comando de voz, baixar lançamentos de filmes, montar playlist de músicas e muitas outras funcionalidades que facilitam o cotidiano.

Apesar de existir inúmeras ferramentas disponíveis e de surgir tantas outras anualmente, no ambiente corporativo ainda há uma resistência ao uso de softwares que podem melhorar o desempenho da empresa e até mesmo gerar resultados expressivos. Vamos utilizar a gestão financeira como exemplo para elucidar o tema.

O responsável pelo planejamento orçamentário muitas vezes faz uso de várias planilhas, de diversos programas de apoio para realizar a projeção orçamentária, quando existem soluções que concentram todos os esforços em uma única ferramenta. Veja bem, não é errado utilizar planilhas para o desenvolvimento do processo orçamentário, assim como também não é errado utilizar programas que possibilitem uma melhor gestão do tempo. Porém quando se utiliza diversas ferramentas com um grande número de pessoas envolvidas, o trabalho fica dividido e as falhas podem ocorrer. Ás vezes, um comando errado, pode colocar tudo a perder. 

A segurança de dados

Atualmente, existem softwares de gestão orçamentária que possuem backup de alta disponibilidade, o que evita a perda de dados. Além disso, toda a movimentação da equipe fica registrada no sistema e o acesso precisa ser autorizado pelo administrador, que também pode estabelecer os horários de utilização e o que pode ou não ser acessado pelos membros da empresa.

Ainda há aplicativos que possuem tecnologia de armazenamento na nuvem, que possibilitam mobilidade e agilidade ao gestor, que pode acessar os dados de qualquer lugar com internet. Tais informações são criptografadas e repartidas em vários servidores, o que dificulta o ataque de hackers. Além da segurança, tais aplicativos de gestão orçamentária possibilitam a realização de projeção de fluxo de caixa, forecast, projeção de cenários, análise de DRE e outras funcionalidades para o desenvolvimento do planejamento financeiro mais assertivo. 

O Plano

O Plano é um exemplo de aplicativo que possui todas as soluções citadas acima e outras que somam mais de 1.000 funcionalidades para a gestão empresarial. Além do planejamento orçamentário, é possível realizar análise de performance dos indicadores de desempenho com uma fácil visualização de dados, por meio de relatórios customizáveis e dashboards atualizados em tempo real.

Com ele, é possível realizar planos de ação para um planejamento estratégico de acordo com as expectativas da diretoria e dos gestores. Há a possibilidade de realizar projeção da folha de pagamento e com isso, realizar o planejamento de RH, assim como a projeção de volumes e custos, planejamento de investimentos e projeção de vendas.

Desta forma, a empresa não só consegue ter um maior controle das finanças, como também pode implementar a prática da governança corporativa ou realizar um orçamento colaborativo, proporcionando mais engajamento da equipe. O Plano, além de possuir tecnologia 100% na nuvem, funciona como SAAS, o que proporciona um melhor custo-benefício aos seus usuários. As inovações são constantes e, portanto, é muito mais seguro, garantindo uma melhor performance e resultados excelentes às empresas dos mais diversos segmentos. 

Leia Também

Não há notícia relacionada...

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.