Blog, Gestão Empresarial

Como elaborar metas e otimizar a produção na indústria

Para uma indústria crescer de forma sustentável é importante que seu planejamento projete as metas de forma bastante realista. E isso pode ser um desafio, especialmente para setores de manufatura, já que sua escala de fabricação é ampla, assim como os gastos para a execução de suas atividades. Além disso, sua receita é proveniente de produtos comercializados. Ou seja, para definir sua meta de vendas, é necessário ter clareza sobre a capacidade produtiva para não traçar objetivos inalcançáveis.

Nesse sentido, como gestores estão sempre em busca de melhorias para diminuir os custos de confecção dos produtos e elevar seus lucros, o ponto forte de seu planejamento deve ser a projeção de produção e vendas. Para isso, algumas informações devem ser levadas em conta, como a matéria-prima — dado essencial para calcular o custo-médio do produto final. Só então é possível saber qual será o preço de venda para que as metas sejam alcançadas e a conta feche.

É comum realizar o controle e o cálculo das mercadorias em planilhas. Porém, a visualização do planejamento estratégico como um todo pode ser prejudicada pelo volume de informações. Em contrapartida, um software de gestão facilita a visualização da relação entre produção e vendas, além de otimizar a sua gestão orçamentária.

A seguir, entenda como essa ferramenta voltada para planejamento financeiro pode favorecer a análise dos gestores para que o objetivo final de uma indústria seja alcançado.

Por que usar um software de gestão orçamentária?

Imagine uma indústria em que o controle de informações sobre embalagem, insumos, transporte e outros custos relacionados estão inseridos em uma planilha. Com tantos dados e abas, visualizar a relação entre produção e as metas de vendas pode ser complexo. Contudo, um bom software de planejamento orçamentário pode apresentar essas informações de forma simplificada através de dashboards customizáveis. Assim, torna mais clara a visualização da relação entre recursos e as metas estabelecidas.

Do mesmo modo, essa ferramenta possibilita realizar o cálculo de custo-médio de forma automatizada a partir de dados já parametrizados no sistema. Então, com as informações centralizadas e previamente definidas, as análises tornam-se mais assertivas. Isso permite identificar se existe a necessidade de ampliar a produção, expandir a linha de produtos ou buscar novos fornecedores, por exemplo.

Outro ponto importante é que as ferramentas de planejamento estratégico geram ganhos de produtividade para a sua gestão e mais segurança para a indústria como um todo. Ou seja, ao optar por um software, as análises estão menos suscetíveis a erros. Logo, são apresentadas informações ricas para o processo de tomada de decisão, bem como é facilitada a elaboração de um plano de ação em situações que exigem mais agilidade.

Transforme sua gestão

Apesar de custar menos, utilizar uma planilha como ferramenta para direcionar estratégias pode não trazer a visão holística que as operações industriais necessitam. Então, sem ter clareza do todo, a gestão pode ficar prejudicada e isso pode refletir em mais custos para a indústria. Por fim, um software torna a rotina operacional mais simples e, dessa forma, gera ganhos que possam colaborar com mais eficiência para o dia a dia e para a saúde financeira da indústria como um todo.

Confira como a ferramenta de gestão orçamentária ideal pode tornar sua rotina operacional mais prática e segura no artigo Software de gestão orçamentária: Maior segurança no manuseio de dados.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Orçamento Empresarial, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário