Blog, Controladoria

Business Intelligence e software de gestão orçamentária: entenda as diferenças

BI e software de gestão

A tecnologia tornou-se indispensável na gestão orçamentária. A todo momento surgem novos métodos e ferramentas para tornar a gestão ainda mais eficiente e agilizar a rotina de diferentes áreas da empresa.

O BI (sigla para Business Intelligence) e os softwares de gestão orçamentária são exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada no gerenciamento de uma organização, com o intuito de potencializar os resultados. Porém, apesar de serem recursos diferentes, podem ser confundidos.

Neste artigo, entenda a diferença entre BI e um software de gestão orçamentária, e como ambos podem ser combinados, de forma a atuar no impulsionamento de números e melhoria do desempenho.

O que é BI?

O Business Intelligence contempla métodos e processos de análise que vão da mineração de dados às boas práticas para orientar decisões a partir destes. No dia a dia, são metodologias aplicadas para acompanhar ferramentas que proporcionam diversos benefícios, como:

  • Facilidade na visualização dos dados;
  • Análise completa de diferentes áreas da empresa;
  • Identificação rápida dos impactos em mudanças de mercado;
  • Informações atualizadas, orientando a gestão com informações relevantes.

Dessa forma, o uso do BI favorece a gestão em práticas mais eficientes para acompanhar performance, recorrer a análises e tomar decisões. Afinal, apenas com informações atualizadas é possível manter-se atento às mudanças do mercado e adaptar-se rapidamente ao contexto.

Sobre o Software de Gestão Orçamentária

Um software de gestão orçamentária é uma ferramenta que torna o Business Intelligence ainda mais competente. E, além de oferecer diferenciais específicos, também permite elaborar o planejamento orçamentário e estratégico de uma empresa.

Existem ferramentas que oferecem diferentes metodologias de planejamento orçamentário e variados recursos, bastando, apenas, adaptar para a realidade e demanda de uma organização.

Dessa forma, é possível gerar ganhos para a gestão, como:

  • Acompanhar os resultados do período atual e dos anteriores, comparando-os;
  • Analisar as despesas com base em histórico para orientar gastos futuros;
  • Visualizar rapidamente os resultados da empresa;
  • Projetar cenários para preparar o orçamento e evitar surpresas;
  • Orientar o planejamento estratégico;
  • Ajustes em desvios de rota com mais segurança, a partir da visualização dos impactos de maneira visual.

Enquanto o BI utiliza metodologias para obter e cruzar dados, um software de gestão é uma ferramenta que permite o planejamento das estratégias e o acompanhamento dos resultados da empresa.

Software Alstrategy Plano

BI x Software de Gestão

Para quem utiliza o BI, é preciso um software adequado no qual seja possível inserir as informações relevantes para o desenvolvimento do negócio. Assim, essa combinação – software + BI – permite que a gestão tome decisões mais assertivas em curto, médio e longo prazo.

Ao combinar estes dois recursos no dia a dia de uma gestão, é possível ter resultados ainda melhores. Ao concentrar as informações que você precisa para a evolução da empresa em uma só ferramenta, você tem mais agilidade nas suas atividades.

Com tecnologias que tornem o trabalho mais produtivo, como o software de gestão, por exemplo, a empresa é inteiramente beneficiada. Ao implementar processos para análise, os gestores têm mais segurança para decidir e traçar estratégias mais interessantes para o crescimento do negócio.

Conheça alguns recursos disponíveis em softwares no artigo “Software de gestão orçamentária: Entenda essa tecnologia”, e veja o potencial da tecnologia para tornar sua gestão mais eficiente e seus resultados, ainda melhores.

Clique aqui e descubra como o Software Plano pode apoiar a sua gestão.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: business inteligence, Gestão Orçamentária, planejamento estratégico, Software de Gestão