Business Intelligence e software de gestão orçamentária: entenda as diferenças

Business Intelligence e software de gestão orçamentária: entenda as diferenças
Publicado em 05/04/2022 - Atualizado em 05/04/2022 | Transformação Digital

A tecnologia tornou-se indispensável na gestão orçamentária. A todo momento surgem novos métodos e ferramentas para tornar a gestão ainda mais eficiente e agilizar a rotina de diferentes áreas da empresa. 

O BI (sigla para Business Intelligence) e os softwares de gestão orçamentária são exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada no gerenciamento de uma organização, com o intuito de potencializar os resultados. Porém, apesar de serem recursos diferentes, podem ser confundidos. 

Neste artigo, entenda a diferença entre BI e um software de gestão orçamentária, e como ambos podem ser combinados, de forma a atuar no impulsionamento de números e melhoria do desempenho. 

 

O que é BI?

O Business Intelligence contempla métodos e processos de análise que vão da mineração de dados às boas práticas para orientar decisões a partir destes. No dia a dia, são metodologias aplicadas para acompanhar ferramentas que proporcionam diversos benefícios, como:

  • Facilidade na visualização dos dados;
  • Análise completa de diferentes áreas da empresa;
  • Identificação rápida dos impactos em mudanças de mercado;
  • Informações atualizadas, orientando a gestão com informações relevantes.

Dessa forma, o uso do BI favorece a gestão em práticas mais eficientes para acompanhar performance, recorrer a análises e tomar decisões. Afinal, apenas com informações atualizadas é possível manter-se atento às mudanças do mercado e adaptar-se rapidamente ao contexto.

 

Sobre o Software de Gestão Orçamentária

Um software de gestão orçamentária é uma ferramenta que torna o Business Intelligence ainda mais competente. E, além de oferecer diferenciais específicos, também permite elaborar o planejamento orçamentário e estratégico de uma empresa. 

Existem ferramentas que oferecem diferentes metodologias de planejamento orçamentário e variados recursos, bastando, apenas, adaptar para a realidade e demanda de uma organização. 

Dessa forma, é possível gerar ganhos para a gestão, como: 

Enquanto o BI utiliza metodologias para obter e cruzar dados, um software de gestão é uma ferramenta que permite o planejamento das estratégias e o acompanhamento dos resultados da empresa. 

 

BI x Software de Gestão

Para quem utiliza o BI, é preciso um software adequado no qual seja possível inserir as informações relevantes para o desenvolvimento do negócio. Assim, essa combinação - software + BI - permite que a gestão tome decisões mais assertivas em curto, médio e longo prazo.

Ao combinar estes dois recursos no dia a dia de uma gestão, é possível ter resultados ainda melhores. Ao concentrar as informações que você precisa para a evolução da empresa em uma só ferramenta, você tem mais agilidade nas suas atividades. 

Com tecnologias que tornem o trabalho mais produtivo, como o software de gestão, por exemplo, a empresa é inteiramente beneficiada. Ao implementar processos para análise, os gestores têm mais segurança para decidir e traçar estratégias mais interessantes para o crescimento do negócio.

Conheça alguns recursos disponíveis em softwares no artigo “Software de gestão orçamentária: Entenda essa tecnologia”, e veja o potencial da tecnologia para tornar sua gestão mais eficiente e seus resultados, ainda melhores.

 

Clique aqui e descubra como o Software Plano pode apoiar a sua gestão.

Leia Também

7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária

11/05/2021

7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária

A transformação digital tornou possível otimizar a gestão orçamentária de empresas com o auxílio de softwares desenvolvidos especialmente para esta função. [Leia mais]

Automação da gestão orçamentária: confira 4 benefícios

27/04/2021

Automação da gestão orçamentária: confira 4 benefícios

O processo de automação da gestão orçamentária resulta em diversos benefícios para as empresas, como facilidade para elaborar estratégias e agilidade na consolidação e na análise dos dados, mas há outras vantagens. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.