Automatize seu processo orçamentário e obtenha melhores resultados

Automatize seu processo orçamentário e obtenha melhores resultados
Publicado em 07/05/2019 - Atualizado em 06/10/2021 | Planejamento Orçamentário

Você provavelmente já ouviu falar sobre a transformação digital e todos os benefícios que ela tem proporcionado para muitas empresas. Vários artigos e especialistas falam a respeito do assunto, mas muitos gestores ainda se sentem perdidos sobre como começar ou ficam receosos com as mudanças em processos já enraizados.

Neste caso, um ponto de partida para muitas empresas é a automação. E não estamos falando da automação por inteligência artificial ou baseada em tantas novidades sobre as quais somos bombardeados diariamente com o avanço da tecnologia. É simplificar processos internos com soluções tecnológicas que estão há bastante tempo no mercado e ainda não foram aderidas pela empresa.

Analisemos a questão na gestão orçamentária

 

Processo orçamentário

Em um passado não tão distante, o planejamento financeiro só poderia ser desenvolvido em uma série de planilhas, o que, além de tornar o processo moroso, é sujeito a falhas que podem comprometer a projeção de dados e o acompanhamento do planejado x realizado. E hoje, ainda existem muitas empresas que realizam a gestão dos seus orçamentos em planilhas.

Alguns gestores são apegados às funcionalidades do Excel, pois já dominam a ferramenta e estão acostumados a realizar o processo orçamentário dessa forma. Há ainda um certo receio de que as soluções sejam complicadas de usar e que possuam um formato totalmente diferente do utilizado pela empresa, dificultando a adaptação a mesma. Para mudar, é preciso ter a mente aberta. 

 

Automatizar é preciso

Um orçamento empresarial desenvolvido em planilhas pode levar meses até ser concluído. A consolidação de dados e a visualização dos seus resultados são mais complicados nesse processo. Então, por que não descomplicar?

Você precisa ganhar tempo e ter confiança nos dados projetados. Utilizando um software para planejamento orçamentário, a empresa consegue estes benefícios, otimizando tanto a elaboração do orçamento como quanto a visualização e análise dos resultados.

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.