Automatize seu processo orçamentário e obtenha melhores resultados

Automatize seu processo orçamentário e obtenha melhores resultados
Publicado em 07/05/2019 - Atualizado em 29/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Você provavelmente já ouviu falar sobre a transformação digital e todos os benefícios que ela tem proporcionado para muitas empresas. Vários artigos e especialistas falam a respeito do assunto, mas muitos gestores ainda se sentem perdidos sobre como começar ou ficam receosos com as mudanças em processos já enraizados.

Neste caso, um ponto de partida para muitas empresas é a automação. E não estamos falando da automação por inteligência artificial ou baseada em tantas novidades sobre as quais somos bombardeados diariamente com o avanço da tecnologia. É simplificar processos internos com soluções tecnológicas que estão há bastante tempo no mercado e ainda não foram aderidas pela empresa.

Analisemos a questão na gestão orçamentária

Processo orçamentário

Em um passado não tão distante, o planejamento financeiro só poderia ser desenvolvido em uma série de planilhas, o que além de tornar o processo moroso, é sujeito a falhas que podem comprometer a projeção de dados e o acompanhamento do planejado x realizado. E hoje, ainda existem muitas empresas que realizam a gestão dos seus orçamentos em planilhas.

Alguns gestores são apegados às funcionalidades do Excel, pois já dominam a ferramenta e estão acostumados a realizar o processo orçamentário dessa forma. Há ainda um certo receio de que as soluções sejam complicadas de usar, e que possuam um formato totalmente diferente do utilizado pela empresa, dificultando a adaptação a mesma. Para mudar, é preciso ter a mente aberta. 

Automatizar é preciso

Um orçamento empresarial desenvolvido em planilhas pode levar meses até ser concluído. A consolidação de dados e a visualização dos seus resultados são mais complicados nesse processo. Então, por que não descomplicar?

Você precisa ganhar tempo e ter confiança nos dados projetados. Utilizando um software para planejamento orçamentário, a empresa consegue estes benefícios, otimizando tanto a elaboração do orçamento como quanto a visualização e análise dos resultados.

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.