Análise de cenários: Como preparar a empresa para possíveis mudanças

Análise de cenários: Como preparar a empresa para possíveis mudanças
Publicado em 14/11/2016 - Atualizado em 27/05/2021 | Cenários e Revisões

Em meio a tantas mudanças no cenário político-econômico nacional, que culminaram em um índice de desemprego astronômico, oscilações drásticas na bolsa de valores, a falência de várias empresas e até mesmo um impeachment, mais um fato sacudiu economistas do planeta.

Essa semana, o mundo se surpreendeu com a notícia sobre a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, gerando uma série de questionamentos e suposições que alarmaram os cidadãos de todos os países que possuem acordos comerciais e diplomáticos com a terra do Tio Sam.

Essa preocupação não é infundada. Com o temperamento forte e ideias um tanto quanto radicais, Trump já afirmou que irá rever os acordos de comércio com diversos países para preservar empregos e diminuir o déficit americano com transações externas. Para os profissionais de controladoria e gestão, a eleição do candidato republicano pode impactar nas finanças da empresa e, portanto, precisam ser previstas no planejamento orçamentário

 

Projeção de cenários

No caso dessa mudança no cenário político mundial, os gestores precisam prever as situações oriundas da vitória do Trump. Altas ou quedas na bolsa, aumento do dólar e alterações nos acordos de importações e exportações, são fatores que impactam diretamente no fluxo de caixa da empresa e precisam estar assinalados no planejamento financeiro da instituição.

A análise e a projeção de cenários auxiliam os gestores a preparar a companhia para possíveis mudanças no orçamento empresarial. Desta forma, é possível lançar tais variáveis no planejamento econômico, realizando a projeção do fluxo de caixa para avaliar o impacto nas finanças da corporação, ajustando o budget da melhor forma. 

 

A tecnologia a serviço da gestão orçamentária

Com a tecnologia a todo vapor, hoje em dia é possível encontrar no mercado excelentes ferramentas desenvolvidas para a otimização da gestão financeira de empresas dos mais diversos segmentos. Com funcionalidades específicas, os softwares de gestão orçamentária auxiliam controllers e gerentes financeiros a desenvolver o planejamento estratégico de unidades e centros de custo em muito menos tempo e com muito mais segurança. 

Existem aplicativos que possuem armazenamento na nuvem e ainda realizam análise de performance, análise de DRE, forecast e ainda contam com módulos de indicadores de desempenho e planos de ação. É possível desenvolver planejamento de RH, projeção de vendas, planejamento de investimentos e projeção de volumes e custos, com muito mais mobilidade e com o total controle do administrador, quem define os acessos ao sistema.

Assim, a consolidação dos resultados fica muito mais rápida e eficiente, a gestão de tempo mais otimizada e o controle de budget mais assertivo. Vale a pena investir em uma ferramenta que oferece tantos benefícios e há modelos que funcionam como SAAS, dispensando o gasto exorbitante em licenças. 

Leia Também

Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto

16/11/2021

Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto

Apesar de não ser uma novidade, o rolling forecast (ou orçamento contínuo) vem como escolha de metodologia a ser aplicada no planejamento orçamentário de muitas companhias neste cenário pós-pandemia. [Leia mais]

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

16/03/2021

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

Com o fim do trimestre, muitas empresas fazem as revisões orçamentárias para avaliar os resultados até o momento. Normalmente, essas análises acontecem a cada trimestre, mas nada impede que isso seja feito em outras ocasiões, especialmente com a interferência de fatores externos que transformam o cenário econômico. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.