Blog, Tesouraria

Saiba a diferença entre conciliação e consolidação bancária

Conciliação e consolidação bancária são processos distintos que envolvem a gestão financeira de uma empresa. Enquanto a conciliação verifica os dados bancários e a situação financeira, a consolidação visa unir duas ou mais contas bancárias em uma só.

Ambas as práticas exercem influência na gestão orçamentária para garantir informações atualizadas dos registros. Entretanto, cada uma delas é utilizada e aplicada em diferentes contextos — o que pode impactar diretamente na estratégia da organização.

Primeiramente, é preciso compreender as distinções entre conciliação e consolidação. No conteúdo a seguir, você entenderá porque o controle desses dados é essencial e como alinhá-los em um só sistema.

Software Alstrategy Fluxo

O que é conciliação bancária?

O processo de conciliação consiste em comparar o saldo bancário com todas as movimentações financeiras feitas, para garantir que os registros estejam atualizados e sem inconsistências.

A prática apoia a gestão orçamentária a identificar diferenças nos registros contábeis, que podem ser transações não registradas ou incorretas — por exemplo.

Para esse fim, é necessário ter acesso aos extratos bancários e registros da empresa e, ainda, verificar a necessidade de atualização destes. Com o acompanhamento regular do processo, fica mais fácil identificar pontos de melhoria e os impactos no fluxo de caixa.

Assim, a conciliação bancária é composta pelas seguintes etapas:

  1. Verificar o saldo bancário registrado atualmente no sistema de gestão, comparando com o saldo informado pelo banco. Em caso de divergências, é necessário investigar para fazer os ajustes necessários;
  2. Aferir os extratos bancários com os registros contábeis, para identificar qualquer transação não registrada e/ou incorreta;
  3. Verificar se os juros e encargos bancários estão conforme os valores informados pelo banco. Lembrando que, sempre que identificada alguma divergência, a mesma deverá ser investigada;
  4. Analisar cheques emitidos e não compensados para garantir que estão de acordo com os registros contábeis;
  5. Confirmar se os depósitos em trânsito estão conforme os registros contábeis e extratos bancários.

O que é consolidação bancária?

Em contrapartida, a consolidação é o processo de reunir todas as contas bancárias da organização em apenas um só lugar. O objetivo pode ser o mais diverso: desde simplificar o gerenciamento das finanças da organização até diminuir custos e aumentar a eficiência da gestão.

Para realizá-la, é preciso avaliar as opções disponíveis para escolher qual melhor atende às necessidades da organização. Neste sentido, pode ser a transferência de saldos de uma conta para outra, fechar contas antigas ou, ainda, abrir uma nova conta para consolidar todos os fundos.

Do mesmo modo, deve-se lembrar que a consolidação bancária pode ter implicações fiscais e legais. Por isso, recomenda-se consultar um profissional qualificado antes de dar início ao processo.

Assim, além de avaliar criteriosamente quais serão as taxas praticadas por cada banco, a gestão – com o apoio de um profissional — poderá saber qual opção mais vantajosa para o negócio.

Mas existe uma forma mais simples para acompanhar as informações bancárias e da tesouraria: com um sistema para fluxo de caixa. Comentaremos em mais detalhes sobre isso logo mais.

Por que controlar as informações bancárias?

É imprescindível fazer o controle das informações bancárias para a manutenção da tesouraria e garantir a eficiência da gestão orçamentária. Além disso, controlar esses dados permite:

  • Avaliação da saúde financeira do negócio: acompanhar as entradas e saídas contribui com uma visão clara da sua real situação, identificando problemas ou oportunidades de otimizar recursos;
  • Relatórios financeiros precisos: essenciais para o processo de tomada de decisão, os relatórios também são importantes para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e regulatórias;
  • Evitar erros e fraudes: o controle regular facilita a identificação de qualquer transação suspeita ou indevida, ajudando a tomar as medidas necessárias rapidamente;
  • Decisões estratégicas: as informações bancárias são uma fonte valiosa de dados para guiar as tomadas de decisão da empresa a partir dos dados financeiros, identificando oportunidades de investimento e apoiando para construir o futuro esperado.

Como alinhar os dados bancários em um único sistema?

A princípio, quanto maior uma empresa, mais contas bancárias. Para visualizar corretamente o volume de informações, deve-se contar com um sistema capaz de reunir os dados de maneira clara, a fim de contribuir com análises mais estratégicas.

Portanto, é essencial contar e começar com:

  1. Sistema de gerenciamento financeiro: existem diversas opções de software no mercado, portanto, escolha aquele que atenda às necessidades da empresa e faça a importação dos dados bancários;
  2. Extratos bancários: a partir do extrato de todas as contas empresariais, é preciso salvá-los em um formato que seja compatível com o sistema escolhido;
  3. Importação de dados: os softwares já contam com essa opção atualmente, facilitando o carregamento das informações bancárias para o sistema;
  4. Precisão das informações: verificar se todos os extratos bancários foram importados devidamente, com todas as transações financeiras já feitas;
  5. Consolidação bancária: após reunir todas as informações bancárias em um sistema, é o momento de consolidar e unir todos os saldos em apenas uma conta.

Um processo indispensável para a gestão financeira

Alinhar os dados bancários em um único sistema irá tornar a gestão orçamentária mais simples, ao mesmo tempo, em que contribui com mais eficiência para a tesouraria. Com uma visão mais clara da situação financeira do negócio como um todo, a gestão poderá tomar decisões mais estratégicas, com base em dados precisos e atuais.

Para apoiar nesta missão e tornar o controle das informações bancárias mais ágil, conheça o Allstrategy Fluxo, solução da AllStrategy para acompanhar as transações financeiras e seus impactos no fluxo de caixa de maneira descomplicada.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Fluxo, fluxo de caixa, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital