Expectativas do mercado: como preparar sua empresa para o futuro?

Enquanto a sociedade evolui os comportamentos, formas de agir e interagir com as empresas, as expectativas do mercado também acompanham este ritmo. E, com a transformação digital acelerada, torna-se ainda mais necessário às corporações estarem atentas aos movimentos externos.

Toda empresa que deseja destacar-se no mercado e manter seu crescimento, precisa acompanhar o que acontece além das paredes do seu negócio. Torna-se uma importante vantagem competitiva saber as tendências que o mercado do Brasil e do mundo estão seguindo, mas se isso for feito sem os recursos certos, pode não contribuir da maneira esperada.

Neste sentido, os boletins de mercado funcionam como uma ferramenta indispensável, que contribui com o processo de monitorar as flutuações, bem como os aspectos que influenciam nos custos de uma empresa. Além disso, também ajudam a direcionar as estratégias para melhores resultados.

 

O que o futuro reserva para o mercado?

Semanalmente, há expectativa do que se pode especular com as informações obtidas a partir de boletins de mercado. Estes são os responsáveis por trazer as perspectivas macroeconômicas no cenário nacional – e como isso tende a influenciar nas transações comerciais.

Desde o aumento ou retração de determinado segmento, variação da taxa de juros, até mesmo o crescimento do PIB são dados que intervêm na forma de gerir os negócios. Ainda que não seja possível prever o futuro, é essencial acompanhar todos esses movimentos para, caso necessário, preparar-se para possíveis cenários econômicos.

A seguir, apresentamos os principais boletins financeiros assim como a importância de traçar cenários estratégicos; preparando empresas para as variações de mercado e como a tecnologia pode ser determinante na tarefa.

 

 

Principais boletins financeiros

Boletim Focus

Divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira – pontualmente às 8h30, o Focus compila informações de instituições financeiras para os indicadores mais relevantes no contexto econômico. São feitas quatro projeções, para o ano corrente e para os próximos três anos:

  • Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB);
  • Inflação medida pelo IPCA;
  • Taxa de juros Selic;
  • Taxa de câmbio.

 

Boletim de Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais é um forte motor do desenvolvimento das empresas, portanto, torna-se fundamental acompanhar suas ações para apoiar as decisões de investidores. Para isso, o Boletim de Mercado de Capitais traz dados estatísticos de operações.Com informações consolidadas a partir da coleta junto às instituições associadas, o Boletim é divulgado mensalmente, sempre no 5º dia útil. Dessa forma, contribui com o crescimento planejado das empresas e as prepara para dar os próximos passos.

IGP 10

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e teve sua origem no final dos anos 40, para ser uma medida abrangente da variação de preços. É responsável por registrar a alta de preços que vão desde matérias-primas agrícolas e recursos industriais, até bens e serviços que chegam ao consumidor final.

A divulgação acontece no início da 2ª quinzena do mês de referência. Acompanhar o IGP-10 é parte importante de uma gestão orçamentária eficiente, uma vez que as alterações podem impactar diretamente na aquisição e disponibilidade de recursos.

 

Cenários econômicos: prepare-se para as situações

Os boletins de mercado são importantes para que gestores tenham embasamento para seguir o planejamento orçamentário e não sejam surpreendidos com acontecimentos externos. O acompanhamento constante desses dados permite o entendimento de contextos que ajudam a traçar estratégias.

Neste sentido, criar cenários torna-se um recurso essencial para preparar a gestão no momento de definir um direcionamento caso diferentes situações aconteçam. Dessa forma, seu setor financeiro estará mais preparado para lidar com as adversidades com mais assertividade.

 

Utilizando a tecnologia a seu favor

Com tantas informações obtidas e trocadas ao mesmo tempo, a missão de acompanhar os acontecimentos no mercado tende a ser trabalhosa. Um software de gestão orçamentária é o recurso ideal para incluir as novidades do mercado e traçar cenários econômicos, sem afetar a rotina de trabalho da área financeira da sua empresa.

Por exemplo, se há alguma alteração de preços que afeta o preço do seu principal produto é preciso que, rapidamente, você ajuste as informações de despesas com matéria-prima para o valor atualizado. Com acesso a um recurso digital, esses processos, além de serem efetuados com mais agilidade, contam com a automação para consultar os dados. Resultado: existe mais segurança e confiabilidade para a gestão.

 

Conheça mais sobre o software plano

 

Conheça o Software Plano, uma ferramenta para transformar seus dados em informações estratégicas, tornando a tarefa de acompanhar as mudanças mais rápida e colaborativa.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags:
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital