Diagrama de Pareto: o que é e como usar na sua empresa

Criado no século XIX, o Diagrama de Pareto vem sendo amplamente usado no contexto empresarial como uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento dos negócios. Sua extensa aplicabilidade é um dos motivos que tornam o recurso tão popular – e eficiente para as organizações.

A partir de um recurso visual bastante efetivo, as empresas podem usar o Diagrama em diversos segmentos – desde indústria e comércio, até em áreas distintas como produção, atendimento ao cliente etc. Esta versatilidade é apenas uma das vantagens de colocá-lo em prática na gestão.

Entenda a seguir o que é o Diagrama de Pareto, além dos motivos para utilizá-lo, suas principais aplicações e os benefícios de contar com esta ferramenta no planejamento estratégico.

 

 

O que é Diagrama de Pareto?

Diagrama de Pareto é uma ferramenta de análise desenvolvida pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX. Sua construção foi feita para identificar as principais causas de um problema ou, ainda, os principais motivos de sucesso de um resultado.

Sobretudo, o economista observou que, em muitos casos, um pequeno número de causas pode contribuir de maneira significativa para solucionar um problema ou alcançar determinado resultado.

Dessa forma, é feita uma lista de causas, classificadas em ordem decrescente do que é mais importante ou frequente, sendo disponibilizada em um gráfico de barras.

O eixo horizontal corresponde às diferentes causas, enquanto o eixo vertical representa o nível de importância ou quantidade de ocorrências. Pode ser utilizada em diversas áreas e atividades, como segmento industrial, gestão orçamentária, atendimento ao cliente etc.

 

Por que utilizar na empresa?

Seja qual forem os objetivos da organização a longo prazo, otimizar recursos é uma máxima constante, que deve acompanhar os direcionamentos dos gestores. Da mesma forma, independente da área de atuação, a gestão precisa ter como objetivo final a economia de despesas.

Assim, o Diagrama de Pareto apoia as empresas em diferentes aspectos, como:

  • Identificação rápida de problemas ou oportunidades no planejamento estratégico;
  • Avaliação da eficácia das soluções propostas ou implementadas e seus impactos nos problemas levantados;
  • Visualização das informações com mais clareza, uma vez que o Diagrama é uma ferramenta bastante visual e pode ser facilmente compreendida pelos gestores e demais profissionais, podendo envolvê-los nas propostas de resolução;
  • Versatilidade para as mais diversas áreas e funções, com aplicabilidade nas mais variadas atividades da empresa;
  • Foco na melhoria contínua dos processos internos, permitindo que os gestores sejam capazes de identificar problemas e soluções de maneira sistemática e recorrente, melhorando seus resultados.

 

Principais aplicações na gestão estratégica

A gestão estratégica é um processo essencial para as empresas, pois é responsável pelo planejamento, implementação e controle dos recursos. Neste sentido, é a partir da gestão que se tem a definição das estratégias – as quais serão aplicadas para alcançar os objetivos do negócio.

Com a utilização do Diagrama de Pareto, é possível identificar as principais causas de problemas que afetam a qualidade do produto ou serviço, por exemplo. Com base no diagnóstico, os gestores podem direcionar seus esforços de maneira mais assertiva e contribuir ativamente com a diminuição das despesas do negócio, bem como a satisfação dos clientes.

Além disso, a ferramenta também contribui para analisar a origem das receitas da organização e reconhecer quais são os produtos/serviços mais rentáveis. Dessa forma, permite alocar de maneira eficiente os recursos da gestão orçamentária, visando impulsionar os resultados desejados pelo negócio.

 

Benefícios para o planejamento estratégico

Como ferramenta, o Diagrama de Pareto traz diversas vantagens em termos competitivos para as empresas, já que é um recurso que auxilia a identificar rapidamente problemas/desafios e seus impactos.

Neste sentido, o planejamento estratégico da empresa terá como benefícios:

  • Economia e otimização de recursos, uma vez que os desafios mais impactantes são identificados a tempo, para não causar prejuízos;
  • Maior visibilidade das ações do negócio e contribuição de gestores com uma ferramenta gráfica e de fácil entendimento;
  • Atenção aos processos internos e suas oportunidades de melhoria;
  • Foco no que vai trazer mais resultado para o negócio a curto, médio e longo prazo;
  • Envolvimento de mais colaboradores no processo de identificar e solucionar problemas;
  • Investimento em oportunidades que podem alavancar os resultados da empresa.

 

Aplique esse recurso na sua empresa

Definitivamente, o Diagrama de Pareto deve ser utilizado como uma ferramenta para a gestão orçamentária e planejamento estratégico como um método de identificar rapidamente oportunidades e problemas na operação – seja ela qual for.

Dessa forma – e com esses dados -, a organização será capaz de agir de maneira mais clara e objetiva, atacando as questões que impactam de maneira significativa seus resultados.

Além disso, pode-se potencializar sua ação ao utilizá-lo junto com softwares de gestão orçamentária, como é o caso do AllStrategy Plano. Com ele, é possível desenvolver seu planejamento estratégico em um recurso completo e com as informações financeiras que seu negócio precisa para acompanhar e continuar o seu crescimento.

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags:
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital