Transforme a gestão orçamentária da sua empresa

Transforme a gestão orçamentária da sua empresa
Publicado em 07/11/2018 - Atualizado em 26/05/2020 | Planejamento Orçamentário

É clichê falar que estamos na era digital. Afinal, não é de hoje que a tecnologia está presente no dia a dia de pessoas do mundo todo, mudando hábitos, ações e comportamentos. Nas empresas, não é diferente. Cada vez mais a utilização de softwares e aplicativos está modificando os processos corporativos internos, otimizando a maneira de muitos profissionais trabalharem. 

No entanto, é um engano achar que todas as corporações estão nesse mesmo movimento. Muitas companhias ainda utilizam métodos antigos e ultrapassados para desempenhar tarefas, levando o dobro de tempo para concluir ações que seriam facilmente resolvidas com o uso da tecnologia. 

Gestão orçamentária

O planejamento orçamentário é um exemplo de um processo que pode ser bem demorado e maçante, sem o uso da tecnologia. Muitas empresas ainda realizam o planejamento financeiro por meio de planilhas, o que ocasiona falhas, além de dificultar a consolidação dos dados e tornar o procedimento lento.

A resistência em aceitar novas tecnologias que possam substituir antigas ferramentas, faz com que a empresa comprometa os resultados almejados, visto que outras corporações estão aderindo a soluções que otimizam os processos internos.

Mesmo que o planejamento orçamentário ainda exija muito dos profissionais da área de controladoria e gestão, é possível automatizar várias tarefas, simplificando a projeção financeira, reduzindo o tempo investido e ainda minimizando falhas que normalmente ocorrem em planilhas. 

Experimente a transformação

Transformar é uma palavra forte, que remete a mudanças que naturalmente podem assustar. No entanto, transformação é exatamente o que muitas empresas estão experimentando. E para melhor. Isso porque os gestores estão abrindo suas mentes para a utilização de soluções que facilitam o dia a dia das áreas e ainda melhoram os resultados obtidos. É preciso estar atento ao mercado para poder absorver novas tendências tecnológicas e assim, não ficar defasado perante à concorrência.

Ainda seguindo o exemplo da gestão orçamentária, hoje em dia há excelentes softwares que possibilitam a realização do planejamento financeiro em pouquíssimo tempo, com mais segurança e assertividade. É possível projetar vendas, investimentos, folha de pagamentos, cenários, e ainda criar e acompanhar indicadores de desempenho e planos de ação, gerar relatórios e mais uma série de funcionalidades que agilizam e aprimoram o processo orçamentário.

É importante pesquisar qual a ferramenta que melhor atende às necessidades da sua empresa, com um bom custo-benefício e com rápida implantação. Com a solução adequada, a empresa poderá experimentar a transformação na sua gestão orçamentária e poderá colher os frutos dessa escolha. 

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.