Software de Mapas Estratégicos: Entenda os benefícios para sua empresa

Software de Mapas Estratégicos: Entenda os benefícios para sua empresa
Publicado em 20/04/2017 - Atualizado em 07/01/2021 | Estratégia

Você já ouviu falar sobre mapas estratégicos? Alguns profissionais já estão familiarizados com esse termo, porém outros ainda não sabem sobre os benefícios desse recurso.

Mapas estratégicos é uma metodologia ligada ao Balanced Scorecard, na qual é possível representar visualmente os objetivos estratégicos, distribuídos normalmente em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos internos e Aprendizagem. 

Geralmente, tais objetivos estão ligados a indicadores de desempenho e planos de ação, garantindo melhor mensuração evolutiva das estratégias traçadas. Os mapas estratégicos auxiliam na visualização das estratégias e na sua comunicação com os demais gestores da empresa e, portanto, tem um papel importantíssimo no planejamento da instituição.

No entanto, a forma de conduzir o mapa estratégico é um fator crucial para o sucesso do recurso. Nesse artigo, iremos abordar como softwares de mapas estratégicos estão otimizando o processo, proporcionando excelentes resultados. 

 

Software de mapas estratégicos: Para que serve?

Primeiramente, é preciso entender como funciona o mapa estratégico. Os objetivos citados acima são agrupados de acordo com cada perspectiva e são representados graficamente em formas geométricas como quadrados ou retângulos, interligados entre si de acordo com a estratégia traçada.

Normalmente, os mapas estratégicos são desenvolvidos em programas como Power Point, que dão a possibilidade de criar tais formas geométricas, agrupando-as conforme a necessidade existente. Os indicadores de desempenho e os planos de ação, costumam ser mensurados em outros programas de apoio, alimentando o mapa posteriormente.

Os softwares de mapas estratégicos possibilitam desenvolver o mapa com uma maior automação de dados e ainda atrelar os objetivos aos indicadores e planos de ação automaticamente. Desta forma, o processo fica muito mais rápido e assertivo, visto que todos os recursos ficam concentrados em um único lugar e o monitoramento torna-se mais simplificado.

Há modelos no qual é possível criar o mapa por meio da parametrização de campos pré-estabelecidos ou até mesmo, de desenhar o mapa estratégico de acordo com a necessidade da empresa, proporcionando muito mais autonomia na explanação da estratégia adotada.

 

Mais do que um simples software

Os mapas estratégicos também auxiliam num melhor controle do budget e, portanto, há softwares de gestão orçamentária que possuem o módulo de mapas estratégicos. Além de realizar os recursos citados acima, tais ferramentas possibilitam a realização da projeção de fluxo de caixa, planejamento de RH, vendas, investimentos, volumes e custos, análise de DRE, entre outros.

O software de planejamento orçamentário possibilita ainda, a análise de performance do planejado x realizado, forecast, gestão matricial de despesas e ainda proporciona uma consolidação de resultados muito mais rápida do que as ferramentas utilizadas pela maioria das empresas.

Desta forma, além de desenvolver mapas estratégicos, determinar planos de ação e indicadores de desempenho, é possível realizar diversos recursos a fim de um melhor gerenciamento financeiro e uma gestão inteligente de despesas para empresas dos mais diversos segmentos.

Leia Também

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

19/01/2021

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

É importante que as empresas tenham uma visão clara de sua situação, entendam os possíveis cenários e estejam preparadas para tomadas de decisão rápidas. Um bom planejamento orçamentário e uma preparação para diferentes cenários críticos são essenciais para controlar os possíveis prejuízos. [Leia mais]

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

12/01/2021

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

No varejo existe uma necessidade do aumento constante de vendas, sendo os indicadores de desempenho ainda mais cruciais. Em especial depois de um ano conturbado como 2020, em que traçar objetivos e estratégias se mostrou extremamente necessário para o novo ano. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.