Blog

Rolling Forecast x Budget: entenda as diferenças

Rolling Forecast X Budget

Rolling Forecast e Budget são diferentes, mas complementares, entenda a importância de cada metodologia.

Rolling Forecast e Budget são métricas de KPIs capazes de direcionar melhor o investimento financeiro ao longo do ano. A partir das informações fornecidas por eles, a empresa pode criar um planejamento orçamentário mais efetivo que considera a receita e o capital de giro.

Ambos os métodos são comumente utilizados na gestão financeira empresarial por serem complementares. O Budget corresponde ao orçamento estático, definindo metas e objetivos da empresa para um período determinado, geralmente um ano. Já o Rolling Forecast é conhecido por sua continuidade, não considerando períodos fechados (como o ano), mas sempre prevendo 12 meses à frente.

O Rolling Forecast traz benefícios ao Budget, pois agiliza sua criação, sendo um modelo de orçamento ideal para negócios voláteis.

Índice – Neste artigo, você encontrará:

O que é Rolling Forecast?
O que é Budget?
Quais as diferenças entre Rolling Forecast e Budget?

O que é Rolling Forecast?

O Rolling Forecast é sinônimo de dinamismo orçamentário, envolvendo um planejamento contínuo que abrange um período de 12 meses. Na prática, a cada fim de mês, há uma revisão do orçamento, proporcionando um sentido de continuidade.

O próprio termo ‘rolling’ refere-se à explicação anterior, em que, à medida que cada período é concluído, um novo é adicionado à previsão. Dessa forma, a empresa dispõe continuamente de um orçamento estruturado para os próximos 12 meses.

Se algo desestruturar o planejamento nesse período, fica mais fácil mudar a rota, ajustar o orçamento e tomar novas decisões. Isso ocorre porque o orçamento contínuo é flexível e oferece maior visibilidade das possibilidades.

O que é Budget?

Como é tradição, no fim do ano, os setores de uma empresa se reúnem para definir o orçamento para o ano seguinte, conhecido como budget. Nessa ocasião, são considerados alguns fatores, tais como:

  • Custo;
  • Receita;
  • Fluxo de caixa;
  • Balanço Patrimonial;
  • Compras;
  • Estoque;
  • Investimentos;
  • Despesas gerais;
  • Gastos com pessoal;
  • Entre outros.

Leia também: Balanço patrimonial: analisando a situação financeira da empresa

Quais as diferenças entre Rolling Forecast e Budget?

Há algumas diferenças entre Rolling Forecast e Budget. Veja, a seguir, quais são eles.

Desenvolvimento

No orçamento estático, as peças orçamentárias são criadas a partir de volumes de vendas ou de produção prefixados. A partir dele, são desenvolvidos os orçamentos de gastos com vendas, RH, marketing, despesas operacionais, investimentos, entre muitos outros.

Neste caso, após concluído, não se esperam alterações nas peças orçamentárias, por isso é uma métrica caracterizada como engessada. Isso não significa que seja restrita às revisões orçamentárias.

No orçamento contínuo, a revisão e atualização ocorrem juntas após o término de cada mês, adicionando um novo mês ao horizonte de previsão. Isso permite atualizações frequentes no Rolling Forecast.

Em contrapartida, no Budget, as revisões são realizadas em períodos pré-determinados, como a cada trimestre ou semestre, por exemplo.

Capacidade de resposta

Uma diferença importante entre o Rolling Forecast e o orçamento estático é a abordagem em relação à identificação de tendências. Enquanto o Rolling Forecast enfatiza as tendências ao longo do tempo, o orçamento estático se baseia em estimativas fixas para o período orçamentário.

O orçamento tradicional não leva em consideração as mudanças que podem ocorrer, ao passo que o Rolling Forecast permite que os departamentos financeiros e de controladoria identifiquem padrões e tendências.

Isso significa que o tempo de resposta de uma empresa a uma mudança de mercado é muito menor com o Rolling Forecast.

Com a volatilidade e dinamismo do mercado, as empresas estão percebendo a necessidade de adotar em seu processo orçamentário outro recurso para somar ao Budget tradicional.  Neste caso, o Rolling Forecast pode ser uma alternativa para prever o orçamento e atualizar regularmente as previsões.

Já pensou em utilizar um software de gestão orçamentária e automatizar todos esses processos? Os softwares de gestão orçamentária ajudam os profissionais de controladoria e gestão a desenvolver o planejamento financeiro e estratégico da empresa de forma muito mais rápida, segura e eficiente. Com ferramentas assim, é possível projetar o fluxo de caixa, prever vendas e investimentos, e realizar projeções de cenários.

Clique no banner abaixo e conheça todas as possibilidades que um software de gestão orçamentária pode oferecer. 

Software Allstrategy Plano
GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Orçamento Empresarial, planejamento estratégico, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário, Plano