Revisões orçamentárias: ajuste as metas da sua empresa

Revisões orçamentárias: ajuste as metas da sua empresa
Publicado em 30/04/2019 - Atualizado em 04/06/2021 | Cenários e Revisões

Uma empresa, independente do segmento de atuação, não está imune a uma série de fatores internos e externos que impactam diretamente no resultado e consequentemente, nas estratégias que foram traçadas para aquele período. A fim de se certificar que o planejamento está sendo cumprido e que não houveram desvios que possam comprometer as metas da empresa, as revisões orçamentárias periódicas são realizadas. 

 

Revisão orçamentária

Cada empresa tem o seu processo, mas normalmente as revisões orçamentárias são realizadas trimestralmente. Através de uma análise de forecast, são avaliados os resultados da empresa até o momento, evidenciando como o ano deverá acabar se tudo correr como o planejado dali em diante.

Havendo diferenças impactantes para mais ou para menos no orçamento, uma revisão orçamentária se faz necessária para ajustar as ações. Reajustes em despesas e a reavaliação das receitas vão determinar um novo cenário até o final do período.

Com as metas revisadas e ajustadas, esse orçamento atualizado passa a ser o oficial a ser seguido.

 

A importância de se antecipar

Após analisar os três primeiros meses do que foi realizado no ano, é possível tomar algumas providências para manter o planejamento orçamentário em curso. Além de ajustar os valores para os próximos meses, os gestores podem criar indicadores de desempenho ou planos de ação para sinalizar fatores importantes que podem impactar na estratégia da empresa e ações para reverter possíveis desvios.

Quanto mais automatizado estiver esse processo, mais rápida será a tomada de decisão. Portanto, escolha recursos que possibilitem uma ampla visualização das informações, agilidade na manutenção dos dados e segurança para executar as ações necessárias. Desta forma, o controle das metas orçamentárias fica mais eficiente. 

 

Leia Também

Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto

16/11/2021

Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto

Apesar de não ser uma novidade, o rolling forecast (ou orçamento contínuo) vem como escolha de metodologia a ser aplicada no planejamento orçamentário de muitas companhias neste cenário pós-pandemia. [Leia mais]

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

16/03/2021

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

Com o fim do trimestre, muitas empresas fazem as revisões orçamentárias para avaliar os resultados até o momento. Normalmente, essas análises acontecem a cada trimestre, mas nada impede que isso seja feito em outras ocasiões, especialmente com a interferência de fatores externos que transformam o cenário econômico. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.