Planejamento orçamentário: Como ter fácil visualização de dados

Planejamento orçamentário: Como ter fácil visualização de dados
Publicado em 09/08/2016 - Atualizado em 16/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Com o avanço da tecnologia, não é mais necessário perder horas e horas desenvolvendo relatórios ou, então, perder tempo na visualização de dados. É preciso ter agilidade no manuseio da informação, independente do segmento em que se atue.

Na gestão orçamentária não é diferente. Os profissionais de controladoria e gestão sabem o quanto tal função pode ser estressante devido a grande quantidade de números e dados que precisam ser processados diariamente. Esse imenso volume de relatórios, planilhas e informações que deveriam auxiliar o gestor a mensurar os resultados podem dificultar a tomada de decisão.

Nesse artigo, vamos abordar como a escolha da ferramenta correta pode facilitar a visualização dos dados e assim, tornar o planejamento orçamentário da sua empresa mais assertivo e a gestão financeira mais otimizada. 

 

Relatórios de fácil visualização

Hoje em dia, existem diversas fontes de dados para mensurar os resultados das estratégias adotadas. Com isso, aumenta o fluxo de informações e isso se reflete nos relatórios. Ao realizar o planejamento financeiro da instituição, há gestores que administram inúmeras planilhas, tornando a projeção do orçamento confusa diante de tantas colunas e linhas que devem ser analisadas.

Determinar os indicadores de desempenho otimiza a análise de performance, visto que possibilita criar parâmetros do que deve ser avaliado. No entanto, somente isso não é suficiente para agilizar a leitura dos dados. Muitas empresas estão aderindo ao uso de softwares de gestão orçamentária, já que estes possuem diversas funcionalidades, assim como relatórios de fácil visualização, com a possibilidade de filtros que facilitam a localização de informações.

É possível personalizar colunas, copiar modelos e inserir comentários e justificativas nas células numéricas. Ainda há ferramentas que realizam auditoria de valores, estimulando a governança corporativa, visto que o processo fica muito mais transparente e seguro para os gestores. E se a preocupação é com os dados que estão no Excel, saiba que há modelos que permitem copiar e colar as informações diretamente no sistema. 

 

Dashboard interativo

Imagine poder ter vários modelos de gráficos a sua disposição, com atualizações em tempo real, contendo as informações que você precisa e com um diferencial muito importante: No seu smartphone.

Não precisa imaginar, isso é realidade. Já existem aplicativos de gestão orçamentária com tecnologia de armazenamento na nuvem, que possibilita ao gestor acessar seus dados de qualquer lugar com internet, inclusive por dispositivos móveis.

Tais ferramentas oferecem um dashboard interativo, com modelos de gráficos à escolha do usuário, com a possibilidade de acompanhar instantaneamente planos de ação e o planejado X realizado do planejamento estratégico da empresa. 

 

Software de gestão orçamentária é uma grande sacada

Os benefícios de utilizar uma ferramenta desenvolvida especificamente para a gestão empresarial não param por aí. Tais aplicativos facilitam a visualização de dados na análise de DRE, na realização projeção de fluxo de caixa, projeção de cenários e Forecast.

Além disso, é possível desenvolver o planejamento de RH, realizando a projeção de folha de pagamento, como também o planejamento de investimentos e a consolidação das demonstrações contábeis. Os gestores ainda podem realizar projeção de vendas e projeção de volumes e custos, deixando o planejamento econômico da empresa ainda mais assertivo e ajustado.

Ficou interessado? Aqui no blog tem vários artigos a respeito de tais ferramentas e dicas importantes para otimizar ainda mais a gestão da sua instituição.

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.