Planejamento estratégico: Otimize a controladoria da sua empresa

Planejamento estratégico: Otimize a controladoria da sua empresa
Publicado em 22/11/2016 - Atualizado em 05/05/2021 | Estratégia

Valentina é gerente de controladoria de uma indústria de fertilizantes. Anualmente, ela, juntamente com a diretoria, decide o orçamento empresarial que será utilizado por unidades e centros de custo. Apesar de alinhar as metas e objetivos na projeção orçamentária, Valentina tem dificuldades em manter o budget ajustado.

Venhamos e convenhamos, realmente não é uma tarefa fácil. É preciso desenvolver um planejamento orçamentário eficiente, para controlar as finanças e ainda alcançar os objetivos almejados. Porém, com algumas ações pontuais, é possível ter o controle do budget de forma eficaz, com muito mais mobilidade e transparência. 

 

De olho nos custos e despesas

No caso de Valentina, como se trata de uma indústria, é necessário realizar a projeção de volumes e custos para planejar custos de matéria-prima, avaliar o volume x custo do produto para determinar o estoque, projetar a produção com o índice de vendas e assim por diante. Desta forma, o gestor consegue adequar o orçamento com um controle maior das despesas.

E por falar em despesas, a folha de pagamento requer atenção especial. Afinal, ela é responsável por até 80% das despesas da empresa. Para realizar o planejamento estratégico coeso, é necessário também realizar o planejamento de RH, fazendo a projeção da folha de pagamento para programar contratações e demissões, assim como bonificações, encargos, férias, 13º salário, dissídio coletivo e todas as despesas comuns ao setor.

As vendas costumam ser as maiores responsáveis pelo faturamento da empresa, mas nem por isso deixam de gerar despesas que podem comprometer o caixa da instituição. Com o planejamento de vendas, é possível determinar os produtos que continuarão à venda, quais serão retirados e quais entrarão no mercado. É possível alinhar as metas de vendas às expectativas da diretoria, construindo uma estrutura por região, produto ou vendedor.

 

Usufrua da tecnologia

Para otimizar o planejamento estratégico, os gestores têm a possibilidade de determinar os indicadores de desempenho que auxiliarão na avaliação da evolução quantitativa da empresa. Além disso, se há pontos a serem melhorados, é possível desenvolver planos de ação, determinando a equipe, prazo e responsável, para atingir as metas propostas.

Para realizar os recursos citados acima com mais agilidade, eficiência e transparência, muitos profissionais de controladoria e gestão estão utilizando softwares de gestão orçamentária, que tornam o processo orçamentário mais assertivo, de acordo com as estratégias da companhia. Além de desenvolver o planejamento financeiro com projeção de fluxo de caixa, simulação de cenários, forecast, entre outras funcionalidades, é possível realizar a análise de performance do planejado x realizado, com relatórios customizáveis e dashboard interativo.

Além disso, tais aplicativos possuem armazenamento na nuvem e assim, proporcionam muito mais mobilidade ao gestor, que pode se deslocar e ter acesso aos dados de qualquer lugar com internet. Toda a movimentação fica registrada no sistema e é o administrador que define os usuários autorizados a utilizar os módulos do software. É muito mais seguro e a gestão empresarial fica muito mais assertiva e eficiente.

Leia Também

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

14/09/2021

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

As métricas ESG consideram outras iniciativas, além das tradicionais, como parâmetro de gestão de empresas. É o caso de políticas para cargos com remuneração condizente, ética e transparência na gestão orçamentária, além de questões ambientais - como emissão de gases poluentes e gestão de resíduos, por exemplo. [Leia mais]

4 dicas para CFOs apoiarem a retomada do crescimento da empresa

03/08/2021

4 dicas para CFOs apoiarem a retomada do crescimento da empresa

O momento pós-pandêmico exige muito dos profissionais da área financeira, principalmente dos CFOs, que tiveram suas habilidades exigidas ao máximo durante este período de incertezas. Em contrapartida, sua atuação foi e continua sendo muito importante para a retomada do crescimento das organizações. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.