Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária

Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária
13/12/2016 | Planejamento Orçamentário

É quase unânime. Todo o final de ano, as pessoas arrumam as malas e vão descansar junto com a família, conhecer lugares diferentes, fazer turismo ecológico ou alguma viagem qualquer. De qualquer forma, é nessa época de festividades de encerramento do ano em que a maioria das pessoas costumam tirar férias, para conciliar com o recesso escolar ou férias coletivas de demais empresas.

No entanto, o que acontece se a empresa der as férias para muitos colaboradores ao mesmo tempo?

Planejamento de férias

Operacionalmente, a empresa precisa se organizar para planejar as férias dos colaboradores em meses estratégicos com uma menor demanda de trabalho, para não sobrecarregar os demais funcionários, nem comprometer o funcionamento da instituição.

Financeiramente, profissionais de controladoria e gestão precisam realizar o planejamento de férias para que o pagamento do salário trabalhado, o adiantado e mais 1/3 referente as férias, não comprometa o fluxo de caixa da empresa.

Quando a instituição não possui um quadro grande de colaboradores, é mais fácil de administrar tais despesas de folha. No entanto, se a empresa possui muitos funcionários, o planejamento de RH é um recurso indispensável para uma gestão orçamentária eficiente. 

Solução tecnológica

Para realizar a projeção da folha de pagamento e ainda o planejamento orçamentário da empresa com muito mais assertividade, muitos gestores estão utilizando aplicativos de gestão financeira que possibilitam a análise de DRE criteriosa, a determinação os indicadores de desempenho, o desenvolvimento de planos de ação, projeção de cenários, forecast, entre outros recursos.

Além do planejamento econômico, tal ferramenta é capaz de auxiliar na projeção de vendas, no planejamento de investimentos e na projeção de volumes e custos, com mais envolvimento da equipe e muito mais controle por parte do gestor. É mais seguro, visto que não há perda de dados, toda a movimentação fica registrada e com a possibilidade de armazenamento na nuvem, o que proporciona muito mais mobilidade ao administrador.

Para um melhor gerenciamento financeiro empresarial, gestão inteligente de despesas e controle de budget, os softwares de gestão orçamentária têm se mostrado peças-chaves para uma gestão financeira eficaz, além de um orçamento empresarial assertivo. Vale a pena pesquisar a respeito. 

Leia Também

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

14/04/2020

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet. [Leia mais]

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Um cenário pessimista na prática: COVID-19

25/03/2020

Um cenário pessimista na prática: COVID-19

Gestores de milhões de empresas em todo o mundo foram pegos de surpresa por uma situação que com certeza não passou pela cabeça de ninguém em meados de outubro de 2019, quando elaboraram o planejamento estratégico e orçamentário do ano seguinte: uma pandemia. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.