Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária

Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária
Publicado em 13/12/2016 - Atualizado em 10/06/2021 | Planejamento Orçamentário

É quase unânime. Todo o final de ano, as pessoas arrumam as malas e vão descansar junto com a família, conhecer lugares diferentes, fazer turismo ecológico ou alguma viagem qualquer. De qualquer forma, é nessa época de festividades de encerramento do ano em que a maioria das pessoas costumam tirar férias, para conciliar com o recesso escolar ou férias coletivas de demais empresas.

No entanto, o que acontece se a empresa der as férias para muitos colaboradores ao mesmo tempo?

 

Planejamento de férias

Operacionalmente, a empresa precisa se organizar para planejar as férias dos colaboradores em meses estratégicos com uma menor demanda de trabalho, para não sobrecarregar os demais funcionários, nem comprometer o funcionamento da instituição.

Financeiramente, profissionais de controladoria e gestão precisam realizar o planejamento de férias para que o pagamento do salário trabalhado, o adiantado e mais 1/3 referente as férias, não comprometa o fluxo de caixa da empresa.

Quando a instituição não possui um quadro grande de colaboradores, é mais fácil de administrar tais despesas de folha. No entanto, se a empresa possui muitos funcionários, o planejamento de RH é um recurso indispensável para uma gestão orçamentária eficiente. 

 

Solução tecnológica

Para realizar a projeção da folha de pagamento e ainda o planejamento orçamentário da empresa com muito mais assertividade, muitos gestores estão utilizando aplicativos de gestão financeira que possibilitam a análise de DRE criteriosa, a determinação os indicadores de desempenho, o desenvolvimento de planos de ação, projeção de cenários, forecast, entre outros recursos.

Além do planejamento econômico, tal ferramenta é capaz de auxiliar na projeção de vendas, no planejamento de investimentos e na projeção de volumes e custos, com mais envolvimento da equipe e muito mais controle por parte do gestor. É mais seguro, visto que não há perda de dados, toda a movimentação fica registrada e com a possibilidade de armazenamento na nuvem, o que proporciona muito mais mobilidade ao administrador.

Para um melhor gerenciamento financeiro empresarial, gestão inteligente de despesas e controle de budget, os softwares de gestão orçamentária têm se mostrado peças-chaves para uma gestão financeira eficaz, além de um orçamento empresarial assertivo. Vale a pena pesquisar a respeito. 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.