Blog, Controladoria

Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária

Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária

É quase unânime. Todo o final de ano, as pessoas arrumam as malas e vão descansar junto com a família, conhecer lugares diferentes, fazer turismo ecológico ou alguma viagem qualquer. De qualquer forma, é nessa época de festividades de encerramento do ano em que a maioria das pessoas costumam tirar férias, para conciliar com o recesso escolar ou férias coletivas de demais empresas.

No entanto, o que acontece se a empresa der as férias para muitos colaboradores ao mesmo tempo?

Planejamento de férias

Operacionalmente, a empresa precisa se organizar para planejar as férias dos colaboradores em meses estratégicos com uma menor demanda de trabalho, para não sobrecarregar os demais funcionários, nem comprometer o funcionamento da instituição.

Financeiramente, profissionais de controladoria e gestão precisam realizar o planejamento de férias para que o pagamento do salário trabalhado, o adiantado e mais 1/3 referente as férias, não comprometa o fluxo de caixa da empresa.

Quando a instituição não possui um quadro grande de colaboradores, é mais fácil de administrar tais despesas de folha. No entanto, se a empresa possui muitos funcionários, o planejamento de RH é um recurso indispensável para uma gestão orçamentária eficiente.

Solução tecnológica

Para realizar a projeção da folha de pagamento e ainda o planejamento orçamentário da empresa com muito mais assertividade, muitos gestores estão utilizando aplicativos de gestão financeira que possibilitam a análise de DRE criteriosa, a determinação os indicadores de desempenho, o desenvolvimento de planos de ação, projeção de cenários, forecast, entre outros recursos.

Além do planejamento econômico, tal ferramenta é capaz de auxiliar na projeção de vendas, no planejamento de investimentos e na projeção de volumes e custos, com mais envolvimento da equipe e muito mais controle por parte do gestor. É mais seguro, visto que não há perda de dados, toda a movimentação fica registrada e com a possibilidade de armazenamento na nuvem, o que proporciona muito mais mobilidade ao administrador.

Para um melhor gerenciamento financeiro empresarial, gestão inteligente de despesas e controle de budget, os softwares de gestão orçamentária têm se mostrado peças-chaves para uma gestão financeira eficaz, além de um orçamento empresarial assertivo. Vale a pena pesquisar a respeito.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Férias Empresariais, Planejamento