Epidemias e desastres ambientais podem impactar a sua empresa?

Nenhuma empresa ou setor econômico está imune à crise ou alguma eventualidade que afete os negócios e, consequentemente, o planejamento orçamentário. Esses eventos acontecem rapidamente e de forma inesperada, sendo necessário que os gestores estejam constantemente atentos ao que acontece no macroambiente da empresa.
Neste começo de ano, a epidemia do COVID-19 afetou não apenas a saúde das pessoas, causando pânico e mudanças de hábitos, mas também derrubou as ações em diversas bolsas de valores ao redor do mundo, restringiu importações de produtos das áreas afetadas e até mesmo impactou o calendário e a estrutura de alguns eventos mundiais.
Embora este fato seja de escala global, existem diversos outros problemas locais e nacionais que podem afetar os negócios, de modo a desestabilizar todo o planejamento orçamentário realizado previamente, independentemente do tamanho da empresa.
Pode-se citar, por exemplo um desastre ambiental que impeça que a produção chegue aos consumidores, como o grande volume de chuva em várias cidades brasileiras, ou mudanças nas taxas nacionais de juros que afetem as exportações, diminuindo o volume de vendas, entre outros.
As empresas que são afetadas por situações externas precisam agir rapidamente, a fim de minimizar os danos e manter a gestão empresarial da forma mais estável possível. Mas não é necessário, e nem saudável, esperar que situações extremas aconteçam para que ações sejam tomadas.
Para isso, os recursos de construção de cenários econômicos (pessimistas ou otimistas, por exemplo) e a revisão periódica do orçamento são interessantes e podem trazer insights para os gestores, de modo que planos de ação possam ser antecipados e os objetivos sejam alcançados de forma satisfatória.
Para que a elaboração de cenários não se torne um processo complexo, o ideal é que o planejamento orçamentário já esteja bem estruturado. Melhor ainda se já estiver automatizado, facilitando a cópia e edição do orçamento. Assim, nenhuma informação se perde e todos os planos de ação derivados desta análise de cenários são elaborados de forma segura e transparente.
Finalmente, é necessário que os resultados da empresa sejam analisados com frequência e comparados ao planejamento financeiro, e caso seja necessário, os cenários elaborados estão a postos, podendo ser utilizados na gestão da empresa.
Leia Também

24/06/2022
Fluxo de caixa: o que é e qual sua função na empresa
O pilar de crescimento de qualquer negócio é uma gestão financeira eficiente, e tudo começa pelo fluxo de caixa. Para manter um desenvolvimento sustentável - e saudável -, ter controle das finanças é essencial. [Leia mais]

25/05/2022
Tendências corporativas & transformação digital - quais devem ser as prioridades de uma gestão
Uma empresa que deseja se manter sustentável a longo prazo, precisa acompanhar as tendências e movimentações do mundo corporativo. À medida que a sociedade evolui, a forma como as organizações são vistas deve evoluir também, tornando necessária uma adaptação rápida ao novo. [Leia mais]

10/05/2022
Gestão 5.0: a nova realidade das empresas
A gestão 5.0 surge para acompanhar os avanços tecnológicos já implementados pela Indústria 4.0 e as demandas da sociedade em estar mais conectada. [Leia mais]
Sobre a Allstrategy
A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.