Consolidações das demonstrações contábeis: Otimize as finanças da sua corporação

Consolidações das demonstrações contábeis: Otimize as finanças da sua corporação
Publicado em 05/07/2016 - Atualizado em 09/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Acompanhar a demonstração contábil de uma empresa é essencial para que ela se mantenha estável e em desenvolvimento. Vamos imaginar a seguinte situação: Júlio é diretor financeiro de um grande conglomerado de empresas de segmentos totalmente diferentes entre si. Tais instituições possuem unidades em vários estados e centros de custo variados, fazendo com que cada unidade de negócio tenha um controller responsável pelo planejamento e controladoria.

Júlio acompanha de perto as demonstrações de cada empresa, mas sente bastante dificuldade em consolidar tudo em um resultado único da corporação, já que são segmentos completamente diferentes, muitas planilhas, relatórios e dados oriundos de vários softwares.

A dificuldade do Júlio é a mesma de muitos gestores responsáveis pela controladoria de unidades e centros de custo. Apesar de ter acesso aos demonstrativos de resultados de cada empresa, consolidar tudo em único local é complicado.

 

Análise de DRE mais assertiva

Para gerar uma demonstração de resultado do exercício (DRE) mais assertiva é necessário ter mais transparência no controle das finanças. Não é à toa que muitas empresas recorrem à pratica da governança corporativa, a fim de deixar os processos mais confiáveis para gestores e investidores.

O primeiro passo é realizar um levantamento detalhado das despesas da instituição, desde volumes e custos ao planejamento de RH, para que todos os gastos sejam minunciosamente especificados no planejamento financeiro e assim, evitar surpresas desagradáveis no final do período.

Muitas empresas estão praticando o orçamento colaborativo, para que o budget fique mais ajustado às necessidades de cada unidade e centros de custo. Assim, todas as despesas são dispostas no planejamento orçamentário, possibilitando que a empresa faça a projeção de fluxo de caixa e depois, possa acompanhar o planejado X realizado por meio do DRE.

É por intermédio da análise de DRE que as empresas costumam consolidar o rendimento da instituição. No caso de uma holding, são as demonstrações de resultado de cada unidade de negócio que serão utilizadas pelo controller ou gestor financeiro para a consolidação de um rendimento único, como se todas as organizações fossem uma única empresa. 

 

Software de gestão orçamentária facilita o processo

A dificuldade que muitos gestores encontram em consolidar o resultado de várias unidades de negócio em um único rendimento, é a ausência de uma ferramenta que minimize tais esforços. Atualmente, há soluções digitais no mercado que possibilitam essa consolidação em poucos cliques.

Além de concentrar todos os dados e informações financeiras em um só programa, há softwares de gestão orçamentária que desenvolvem não só o planejamento orçamentário, como também realizam análise de performance, auxiliam os gestores a determinar os indicadores de desempenho, realizam forecast e projeção de cenários, e ainda há a possibilidade de desenvolver planos de ação e acompanha-los em tempo real.

Hoje em dia, já existem modelos de aplicativo de gestão orçamentária com armazenamento na nuvem, o que proporciona muito mais mobilidade ao gestor, que não precisa mais depender do servidor da empresa para acessar seus dados, podendo acessa-lo de qualquer lugar com conexão à internet. É muito mais seguro, visto que cada usuário tem sua movimentação registrada no programa e a permissão de uso é concedida somente pelo administrador.

Para os profissionais de gestão e controladoria, é uma ferramenta essencial já que o software gera diversos relatórios de fácil visualização, com templates muito semelhantes ao de planilhas, além de um dashboard com vários modelos de gráficos com atualizações em tempo real. Também, é possível realizar auditoria de valores, inserir comentários e justificativas nas células, realizar planejamento de vendas e deixar todas as ações alinhadas com o planejamento estratégico da empresa.

Se você ficou interessado, vale a pena pesquisar a ferramenta que mais se adequa às necessidades da sua instituição. É um investimento que está trazendo retorno positivo a empresas dos mais diversos segmentos, inclusive holdings, que necessitam da consolidação da demonstração contábil.

Leia Também

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

19/01/2021

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

É importante que as empresas tenham uma visão clara de sua situação, entendam os possíveis cenários e estejam preparadas para tomadas de decisão rápidas. Um bom planejamento orçamentário e uma preparação para diferentes cenários críticos são essenciais para controlar os possíveis prejuízos. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

15/12/2020

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

O fechamento dos resultados anuais é de extrema importância, pois além de obrigatório, permite consolidar tudo que foi feito ao longo dos meses e serve para a elaboração de uma estratégia eficaz para a gestão orçamentária, bem como o crescimento corporativo. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.