Blog, Controladoria

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Um estudo feito pelo SEBRAE sobre a causa mortis das empresas no Brasil revelou que a falta de planejamento é o principal motivo pelo qual empresas com até cinco anos de existência fecham as portas.

Segundo o levantamento, dessas empresas que encerraram precocemente as atividades:

  • 55% não elaboraram um plano de negócios com base em informações do mercado
  • 50% não determinaram o lucro pretendido
  • 50% não definiram uma estratégia para evitar o desperdício
  • 42% não calcularam o nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar o lucro pretendido

São números alarmantes, mas é possível evitá-los. Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão orçamentária de excelência.

A importância dos indicadores de desempenho

Um plano de ação abrangente requer metas realistas, projeções de curto, médio e longo prazo e diretrizes para o perfeito controle do orçamento empresarial. Além disso, um bom planejamento deve prognosticar e organizar múltiplas ocorrências possíveis e suas consequências, além de agir preventivamente para extirpar ou atenuar efeitos negativos. Isso só é possível se os decisores estiverem de posse de dados atualizados, informações estratégicas relevantes e análises multidisciplinares.

Indicadores de desempenho devem ser a base do processo decisório de toda empresa que busca perenidade porque a capacidade de prever tendências e de se antecipar aos acontecimentos é crucial para a sustentabilidade de uma organização em um cenário complexo, dinâmico e de rápidas transformações.

Os relatórios gerenciais – que podem facilmente ser fornecidos por ferramentas de automação – e a interpretação deles antecipa para os gestores os recursos necessários para o bom andamento da operação considerando o contexto do mercado, o que possibilita que a tomada de decisões seja feita com rapidez e assertividade.

Controladoria e a busca pela excelência empresarial

A controladoria age direta ou indiretamente sobre todas as demais áreas da empresa. Devido à abrangência das suas atividades, ela é um diferencial frente aos concorrentes: uma controladoria bem estruturada monitora resultado obtido versus planejado, corrige desvios rapidamente, gera ganhos reais e lança os alicerces para o funcionamento eficiente de todos os núcleos organizacionais.

É justamente o caráter holístico deste departamento que o consolida como uma vantagem competitiva. É uma área que deve aplicar conhecimentos multidisciplinares no desenvolvimento de práticas que visam a melhoria contínua em todas as áreas e níveis hierárquicos. O resultado? Aprimoramento de processos operacionais e gerenciais, aumento de produtividade, controle de desperdício, redução de custos e, claro, maior lucratividade.

A essência proativa da atividade de controladoria é orientada para promover a continuidade dos negócios e a expansão sustentável e previsível da organização, requisitos básicos para se manter no páreo em uma conjuntura mercadológica atual, que não admite erros.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Gestão Orçamentária, Planejamento Orçamentário