Análise de performance: Mensure a sua gestão orçamentária

Análise de performance: Mensure a sua gestão orçamentária
Publicado em 24/01/2017 - Atualizado em 17/12/2020 | Análise de Dados

Tudo o que queremos é que os projetos saiam conforme o planejado. Seja na vida pessoal ou profissional, o desejo é que no final das contas, tudo dê certo. No entanto, como saber se o resultado foi positivo ou não?

Afinal, muitas vezes não é somente um resultado, e sim uma soma deles que indicam se tudo está caminhando como deveria. Mensurar os resultados é indispensável para atestar a evolução da empresa. Para isso, a análise de performance do planejado x realizado é importante para verificar as métricas e ajustar o que for necessário para que a estratégia traçada seja mantida.

Não adianta realizar um excelente planejamento financeiro, se depois ele não for acompanhado de perto. Nesse artigo, vamos abordar alguns recursos utilizados por profissionais de controladoria e gestão para otimizar a análise de performance de empresas dos mais diversos segmentos. 

 

Otimize a análise de performance na sua empresa

Vamos supor que Aline é diretora financeira de uma indústria alimentícia. Depois de realizar a análise de DRE e desenvolver o planejamento orçamentário da empresa, Aline precisa realizar a análise de performance para mensurar os resultados de unidades, centros de custo e projetos.

Para isso, Aline determinou indicadores de desempenho para estabelecer dados quantitativos e qualitativos que indicarão o desempenho positivo ou negativos de fatores que impactam na evolução da empresa. Aline também pode desenvolver planos de ação para melhorar os índices desejados e atingir metas mais assertivamente.

Além disso, o forecast pode ser utilizado para revisar o orçamento empresarial e ajustar os dados para manter o que foi definido na projeção financeira. Tal revisão é realizada normalmente a cada três meses, mas varia de acordo com a empresa. No caso do rolling forecast, a revisão é realizada mensalmente e os valores são projetados no mesmo mês do período seguinte.

 

Dá para melhorar ainda mais

Com os recursos citados nesse artigo, é possível alcançar excelentes resultados na gestão orçamentária da empresa, conseguindo um melhor controle de budget e ter uma gestão inteligente de despesas. No entanto, dá para melhorar o processo orçamentário ainda mais.

Várias empresas estão aderindo ao uso de um software de gestão orçamentária para realizar o planejamento econômico e ainda realizar a análise de performance com mais agilidade, segurança e mobilidade, já que há modelos com armazenamento na nuvem.

Tais ferramentas desenvolvem o planejamento de vendas, projeção de cenários, planejamento de despesas, projeção de investimentos, além de gerar relatórios de fácil visualização e ter um dashboard com variedades de gráficos com atualizações em tempo real. Existem aplicativos que funcionam como SAAS e ainda possuem versão mobile, possibilitando o gerenciamento financeiro empresarial por dispositivos móveis.

Leia Também

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

30/03/2021

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

Os dashboards apresentam as informações de maneira clara e objetiva, eliminando aquela infinidade de planilhas que antes era usada. E, aliado ao drill down, garante que a análise da performance seja feita com mais agilidade, pois os dados e informações são apresentados com mais detalhes. [Leia mais]

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

23/03/2021

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

Contar com bons relatórios gerenciais é de extrema importância para uma boa gestão orçamentária, pois não adianta planejar minuciosamente o orçamento, definir indicadores de desempenho e projetar as despesas, se o acompanhamento for falho. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.