Blog, Tesouraria

Automação de caixa: como extrair mais dados financeiros

A tecnologia avança para trazer mais comodidade, agilidade e confiança para nossas vidas, inclusive nosso cotidiano na empresa. A automação da área financeira é um ótimo exemplo, permitindo que a equipe de tesouraria ganhe tempo e segurança em suas atividades.

Além disso, a geração e extração de dados também é beneficiada, apoiando uma análise mais aprofundada da situação da empresa e, consequentemente, uma tomada de decisão mais certeira e segura.

Nesse artigo, vamos abordar a importância de contar com a automação na sua área financeira, em especial no fluxo de caixa, bem como apresentar formas de extrair mais dados desse recurso essencial para o andamento dos negócios.

Como otimizar a área financeira

Primeiro, vamos tratar da otimização dos processos financeiros, pois sem um fluxo de trabalho e de dados eficiente, as automações não serão aproveitadas em toda a sua totalidade.

Um ponto essencial é focar na descentralização dos processos e informações. Assim, você garante que as pessoas envolvidas na área financeira conseguirão realizar suas atividades e contribuir para o planejamento e acompanhamento do fluxo de caixa.

Outro passo a ser dado é investir em tecnologia, que facilite o cotidiano da tesouraria ao automatizar tarefas repetitivas e diminuir o número de planilhas e controles manuais. Tudo isso reduz os erros no caixa, trazendo mais agilidade e confiabilidade para o setor.

No final, a empresa é beneficiada, pois terá maior assertividade nos números planejados e poderá analisar sua situação (e até o mercado) com mais segurança, sabendo que os dados são confiáveis.

E o profissional que trabalha em um ambiente automatizado e otimizado também ganha, porque pode dedicar mais tempo às análises e desenvolvimento de estratégias, diminuindo o tempo dedicado a tarefas manuais.

Principais utilizações da automação nas finanças

A automação pode ser aplicada em diversas funções na área financeira. Embora existam vários sistemas e soluções no mercado, a empresa deve buscar por funções que se adequem à sua realidade, facilitando seu cotidiano.

Por exemplo, ao invés de preencher manualmente o controle de caixa, registrando todas as entradas e saídas de valores, é possível contar com um software para gestão de tesouraria.

Esse sistema, além de reduzir o tempo gasto nessa função, também traz mais dados para análises sobre as finanças, como os valores a receber que estão em atraso, os principais clientes em inadimplência e até o impacto que os contratos financeiros terão no caixa.

O Software AllStrategy Fluxo foi desenvolvido para atender às demandas da área de tesouraria e, além do que citamos, permite a criação de cenários econômicos, para que você possa analisar os efeitos que determinadas ações terão no seu caixa.

Assim, você evita surpresas desagradáveis na tesouraria ao longo do tempo e mantém a saúde financeira da empresa, apoiando seu crescimento com o desenvolvimento de estratégias mais aderentes às necessidades do negócio.

Como extrair dados do seu fluxo de caixa

Depois de estabelecer uma cultura financeira automatizada, a tesouraria pode avançar e começar a extrair dados para ter uma visão mais ampla e aprofundada da situação da empresa.

A automação não serve apenas para diminuir o fluxo de tarefas dos colaboradores, mas também para ajudar na análise das informações, que trarão respostas mais precisas e assertivas para apoiar as tomadas de decisão.

Para aproveitar esses benefícios, é preciso contar com uma solução que ofereça relatórios personalizados e que permita a fácil visualização dos dados, para que você possa olhar rapidamente e identificar o que é relevante para sua gestão.

Também é importante dedicar um tempo para a análises dessas informações, transformando os números em insights, que ajudarão a decidir os próximos passos da empresa.

Para compor seus insights, você pode estabelecer KPIs (indicadores de desempenho), como índices de liquidez, faturamento e até inadimplência. A partir dessas informações, você conseguirá entender a real situação da companhia e estabelecer planos de ação para correção ou progresso dos negócios.

Outra possibilidade é criar forecasts do fluxo de caixa e acompanhar o que é realizado desses valores, para identificar se o planejamento está de acordo com o momento que a empresa vive.

É possível realizar tudo isso em planilhas, mas é um processo longo e suscetível a erros, pois o preenchimento manual, somado à utilização do arquivo por várias pessoas, torna esse formato uma fonte de erros, muitas vezes difíceis de serem identificados.

Software Alstrategy Fluxo

Habilidades necessárias para trabalhar com dados

É inegável que a tecnologia facilita a rotina de trabalho, trazendo novas formas de realizar as mesmas atividades. Porém, é preciso dominar não só as metodologias, mas também focar em desenvolver habilidades para utilizar os recursos da melhor maneira.

  • Inteligência emocional: a área financeira naturalmente sente uma grande pressão, por lidar com o orçamento da empresa. Sua forma de administrar pode colaborar para seu crescimento ou prejudicar o andamento dos negócios. Por isso, é preciso investir em inteligência emocional, para saber como lidar com as diversas situações.
  • Capacidade de resolver problemas: os dados que os sistemas financeiros apresentam podem mostrar oportunidades, mas também indicar situações a serem resolvidas. Quanto melhor for a capacidade de analisar o cenário e apontar soluções, melhor será seu desempenho na empresa.
  • Comunicação clara e influente: por melhores que sejam os insights obtidos, sem conseguir transmitir isso para os parceiros de negócio, os dados estarão perdidos. Assim, é fundamental informar as análises realizadas e seu impacto na gestão, mostrando também o quanto esse profissional entende dos negócios da empresa.

Torne-se um profissional ainda melhor

Aproveite os benefícios que a tecnologia traz para se desenvolver enquanto profissional e contribuir com a empresa que você faz parte. Para apoiar esse processo de crescimento, preparamos um e-book especial sobre a automação do fluxo de caixa e como você pode se destacar nessa área.

Baixe agora seu e-book gratuitamente e invista na sua carreira, tornando-se um profissional ainda mais relevante e essencial para os negócios.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Fluxo, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital