Blog, Controladoria

Indicadores de metas: Comece o ano com foco total

Indicadores de metas: Comece o ano com foco total

Mais um ano se despede, dando início a outro cheio de metas e expectativas. Enquanto as pessoas estão se organizando para colocar em prática as promessas realizadas no réveillon, as empresas já deram a largada em busca dos objetivos traçados em meados do ano anterior.

Para que todas as metas estabelecidas para o ano sejam atingidas, é necessário que os gestores desenvolvam métricas assertivas para poder mensurar os resultados mais importantes e assim, comprovar a evolução da estratégia. Os indicadores de desempenho são dados que podem comprovar de forma numérica o desempenho das atividades relacionadas ao planejamento estratégico, durante um período. Portanto, são um ótimo recurso para auxiliar no alcance dos objetivos.

Software Alstrategy Plano

Indicadores de meta

Indicadores de desempenho ou KPIs, como também são conhecidos, são mais do que simples indicadores. Eles precisam direcionar a estratégia e não simplesmente servir como uma medida. Para isso, eles precisam refletir os valores estratégicos, serem de fácil assimilação, relevantes para o setor, definidos por gestores e, principalmente, estarem atrelados a bonificações.

Hoje em dia, há softwares que automatizam de forma rápida e segura a gestão dos indicadores de meta. Com tal ferramenta é possível cadastrar vários indicadores, criar estruturas, definir metas para equipes com prazos, entre outras funcionalidades. É possível até mesmo atrelar os indicadores a planos de ação e, assim, atingir mais assertivamente cada objetivo.

Software de gestão orçamentária

E os avanços tecnológicos não param por aí. Já estão disponíveis no mercado softwares de gestão orçamentária que realizam o planejamento financeiro e possibilitam o planejamento estratégico em uma só ferramenta. Com isso, é possível controlar e gerir o orçamento empresarial de uma forma muito mais assertiva e ajustado às estratégias da empresa.

O software de planejamento orçamentário possibilita a projeção de folha de pagamento, planejamento de vendas, de investimentos, volumes e custos e ainda realiza projeção de cenários, análise de performance, realiza GMD, cria mapas estratégicos e mais uma infinidade de recursos.

E se o investimento é algo que preocupa, não é necessário. Há modelos que funcionam na nuvem e são SaaS, reduzindo e muito o custo e o tempo de implantação. Há versões inclusive em app, que proporcionam muito mais mobilidade ao usuário. Vale a pena pesquisar a respeito.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, planejamento estratégico, tesouraria