Blog

Guia para iniciantes em previsão de fluxo de caixa: domine já este assunto!

Previsão de fluxo de caixa

A saúde financeira de uma empresa depende da previsão de fluxo de caixa, pois trata-se de  uma estimativa das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa.

Na lista dos principais motivos pelos quais as empresas fecham as portas está a má gestão financeira, aparecendo na segunda colocação do estudo promovido pela CB Insights. A pesquisa revela ser esta a causa por trás de 44% das falências dos negócios, um número bastante expressivo.

Uma gestão financeira ineficiente pode ser motivada por diferentes fatores: falta de tempo, grande volume de dados, burocracia e falta de automação dos processos. Independente dos motivos, eles não podem ser negligenciados, por afetar diretamente a saúde financeira de uma organização.

Um guia introdutório sobre previsão de fluxo de caixa deve gerar insights para solucionar seus desafios de gestão financeiros, pois, a partir dele, entenderá como ver o presente, considerar o futuro e tomar decisões a partir de ambas perspectivas.

Índice – Neste artigo, você encontrará:

Antes de tudo, o que é previsão do fluxo de caixa?
Diferença entre previsão do fluxo de caixa e fluxo de caixa
Por que a previsão de fluxo de caixa é importante?
Benefícios de adotar a previsão de fluxo de caixa

Antes de tudo, o que é previsão do fluxo de caixa?

Daqui três meses uma loja de calçados fará a troca de coleção para vender sapatos de inverno. No estoque há grande quantidade de produtos de verão, e para não gerar estoque parado, ela precisará de estratégias para acabar com ele: não pedir uma nova remessa dos mesmos produtos e fazer promoções são algumas alternativas.

A previsão do fluxo de caixa utiliza os dados do presente para avaliar possíveis cenários futuros e, a partir disso, traçar metas. Nesse exemplo mencionado, a empresa de calçados tem informações sobre estoque e objetivos bem definidos, também a data da troca de coleção. A partir disso, ela consegue definir ações para evitar prejuízos.

Pode-se dizer, portanto, que a previsão do fluxo de caixa é uma estratégia para prever estoques, investimentos, despesas e saídas de uma empresa. É uma maneira de avaliar quando deve-se avançar ou recuar.

Por meio desse recurso, você saberá responder perguntas como: “Como estará meu caixa nos próximos 30 dias?” ou “Terei mais ou menos dinheiro em minhas contas daqui a 20 dias?” ou “No último dia deste mês, como estarão os saldos bancários?”

Diferença entre previsão do fluxo de caixa e fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o cálculo para mapear as entradas e saídas de uma empresa durante um período de tempo definido, por meio dele é possível visualizar a situação atual de um negócio. Já a previsão do fluxo de caixa avalia como os dados presentes aparecerão no futuro. Isto é, uma análise do caixa presente para construir uma visão para o futuro econômico da empresa.

Leia também: Fluxo de caixa: o que é e qual a importância para a empresa

Por que a previsão de fluxo de caixa é importante?

Avaliar apenas as vendas de uma empresa dá a ideia de falso crescimento, é crucial para a saúde financeira dela considerar todos os outros fatores: o capital de giro, o prazo com fornecedores, taxas das operadores de cartões e mais.

Benefícios de adotar a previsão de fluxo de caixa

A previsão de fluxo de caixa apresenta impactos positivos diretos e indiretos

  • Prever os futuros rendimentos e gastos da empresa;
  • Organizar investimentos de curto prazo para excedentes temporários;
  • Antecipar o capital necessário para sustentar a operação;
  • Organizar e financiar pequenas quedas do fluxo de caixa;
  • Mostrar o dinheiro necessário para financiar as atividades da empresa, caso seja necessário;
  • Monitorar e manter o controle sobre os custos da empresa;
  • Emitir alertas sobre baixas no fluxo de caixa para que a administração possa se adaptar;
  • Gerar confiança em instituições financeiras ou investidores que possam ajudar no financiamento, caso seja necessário;
  • Resumir o impacto de todas as atividades nos negócios;
  • Negociar prazos e condições com fornecedores sem comprometer o caixa da empresa e precisar de empréstimos.

A previsão de fluxo de caixa precisa de dados seguros para ser assertiva, logo, faz parte desse processo automatizar tarefas. Com o AllStrategy Fluxo, você tem total liberdade de fazer isso. Clique no banner e conheça as funcionalidades do software.

Software-Allstrategy-Fluxo
GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Fluxo, fluxo de caixa, tesouraria

Blog mais lidos