Blog, Controladoria, Gestão Empresarial

Planejamento de Recursos Humanos: saiba a importância e como fazer

Parte das finanças empresariais e toda a parte operacional são responsabilidades dos recursos humanos.  E como a maioria dos setores, o RH também possui um processo de organização orçamentária chamado de planejamento de recursos humanos.

No final do ano, gestores de diversas áreas se envolvem na elaboração do planejamento para o ano/período seguinte para balizar estratégias em relação à gestão dos recursos humanos, ou seja, dos colaboradores da empresa.

Portanto, o planejamento de recursos humanos é a previsão de despesas e investimentos voltados ao âmbito operacional, à mão de obra humana. Ou seja, está diretamente relacionado à produtividade, crescimento e evolução dos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a importância desse processo, como realizar e acompanhar.

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. Qual o objetivo do planejamento de recursos humanos?
  2. Importância
  3. Passos para o planejamento de recursos humanos
  4. Como fazer um planejamento de recursos humanos?

Qual o objetivo do planejamento de recursos humanos?

Lidar com os colaboradores, processos como contratações, demissões e promoções, por exemplo, também envolve o financeiro da empresa. Portanto, o orçamento dos recursos humanos deve ser criado com clareza e considerando na realidade da companhia.

Por isso, é a partir do teto orçado e da projeção de cenários — feitos durante o planejamento — que gestores terão acesso ao desempenho dos colaboradores, estratégias e propósitos empresariais. Assim, é possível ter discernimento para agir, investindo mais ou reduzindo gastos, e sobre qual será a melhor maneira de fazer isso. 

O objetivo, então, pode ser traduzido como análise de desempenho, elaboração de estratégias, criação de objetivos e metas.

Em posse dessas informações, os funcionários responsáveis pelo RH conseguem projetar cenários, lançar mão de ferramentas e otimizar a gestão financeira relacionadas ao setor.

Importância

Por referir-se diretamente aos colaboradores, pode-se dizer que o sucesso do planejamento orçamentário de recursos humanos é o sucesso da própria empresa.

Saber onde e como está sendo investido o dinheiro é outro aspecto importante para a saúde financeira. Portanto, o planejamento entrega dados apurados acerca desse tema, além de informações para alocar gastos ou reduzir despesas desnecessárias.

Leia também: Metodologias estratégicas: o que são e como aplicá-las em seu negócio

Passos para o planejamento de recursos humanos

O planejamento de recursos humanos tem passos essenciais para sua condução. Abaixo, você confere os principais deles:

Diagnóstico da empresa

Para saber até onde uma empresa vai é preciso analisar seu passado e, principalmente, a situação atual. Portanto, dados concretos são essenciais mesmo quando negativos.

Não é possível realizar um bom planejamento, projetar cenários ou encontrar problemas com informações fora da realidade atual da empresa.

Estratégias

Após as análises, o planejamento caminha para o passo seguinte: estabelecer estratégias voltadas para os objetivos e metas. Bessa etapa, são escolhidos os caminhos a serem percorridos e os prazos são estabelecidos. Vale lembrar que cada empresa, cada cenário, entre outras variantes, exige respostas diferentes.

Consertar os problemas

Nos primeiros passos do planejamento, deve-se ficar claro se existem problemas que estão prejudicando o desenvolvimento da empresa, mais especificamente os relacionados ao RH. Se algo não está correto, é hora de estabelecer quais serão as ações tomadas corrigir esses empecilhos.

Capacitação profissional

Para manter a qualidade das operações, os colaboradores devem passar por treinamentos e capacitações periódicas. Investir em seus funcionários é solidificar sua base operacional, e tais investimentos devem estar previstos no planejamento de recursos humanos.

Acompanhamento

Acompanhar o desenrolar das estratégias e observar efeitos, sejam positivos ou negativos, é um elemento muitas vezes ignorado no processo.

Portanto, é preciso manter a atenção voltada para o planejamento durante todo o período proposto para verificar se seu desempenho estratégico está de fato alinhado com os propósitos estabelecidos.

Alterações

Caso sejam detectadas incoerências, um planejamento bem construído dará suporte para que tomadas de decisão rápidas e com maior assertividade. Mudar o rumo, repensar estratégias e reavaliar metas faz parte do jogo.

Como fazer um planejamento de recursos humanos?

A gestão de dados e informações usada para as análises que embasam o planejamento de RH pode ser automatizada por meio de softwares que atendam as necessidades do setor.

Contudo, a ideia não é substituir colaboradores, mas, sim, ter a tecnologia como uma grande aliada que possibilita o foco em tarefas mais importantes, a otimização de processos e a redução significativa de erros comuns e constantes.

O AllStrategy Plano é um software de planejamento orçamentário e estratégico que possibilita a gestão orçamentária. Intuitivo e ágil, ele descomplica o processo de estruturação do planejamento de recursos humanos.

Desenvolvido para atender as principais demandas de controladoria, o software Plano conta com diversos outros recursos importantes não apenas para o setor de RH. Clique aqui e saiba o que as soluções da AllStrategy podem fazer pelo seu negócio!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Planejamento de RH, RH
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital