Blog

Orçamento de RH: o que é, benefícios e dicas de como fazer

Orçamento de RH_Blog

O orçamento de RH é uma ferramenta estratégica crucial para garantir a saúde financeira de uma empresa, porque é a partir dele que a empresa guia seus investimentos e projetos.

Todos os anos, no último trimestre, as organizações precisam criar seu planejamento orçamentário referente ao novo ano. Ele é importante para guia os investimentos e gerar clareza acerca do que será feito ao longo do período.

Esse processo é uma tarefa desafiadora por considerar todos os objetivos do negócio e as necessidades relacionadas à gestão de pessoas.

Pensando nisso, este artigo traz uma série de dicas, como erros, acertos e tendências para desenvolver um orçamento de RH concreto e com grandes chances de ser efetivo.

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. O que é orçamento de RH?
  2. A importância do orçamento de RH
  3. Como fazer um orçamento de RH
  4. Como o Plano da AllStrategy pode te ajudar

O que é orçamento de RH?

O termo “orçamento de RH” é autoexplicativo, refere-se ao planejamento de despesas, gastos e investimentos feitos por uma empresa para um determinado período, quase sempre, um ano.

A ideia dessa ferramenta é mapear em números quais serão as despesas do setor de RH, prevendo, assim, quais as melhores estratégias para cada mês. Por exemplo:

  • Janeiro: treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Fevereiro: recrutamento e seleção;
  • Março: investir em ferramentas;
  • E por aí vai.

Assim, além de dispor de um teto de gastos mensal e anual, por meio do orçamento de RH é possível definir para quais ações estratégicas esses valores serão direcionados e em qual o melhor mês para cada uma das ações.

Leia mais: Planejamento de Recursos Humanos: saiba a importância e como fazer

A importância do orçamento de RH

Empresas sem o hábito de criar um orçamento de RH adicionam custos dessa área somente no planejamento financeiro geral da empresa, o que no futuro pode gerar diferentes problemas.

Ao adotar a ferramenta focada no RH, ele apresenta com clareza todas as despesas e custos envolvidos ao setor e dá aos responsáveis um maior material para avaliar estratégias pouco eficazes, sobretudo em momentos de cortes.

Porque ao contrário do que muitos pensam, o setor de Recursos Humanos não se restringe apenas ao processo de recrutamento e seleção, ele também considera e avalia:

  • tecnologias implantadas;
  • benefícios;
  • encargos trabalhistas;
  • salários, remunerações e adicionais salariais;
  • programa de treinamento e desenvolvimento;
  • recrutamento e seleção; e
  • horas extras.

O orçamento de RH também considera todas as questões relacionadas à legislação trabalhista e as necessidades específicas contidas no processo de gestão de pessoas.

De modo geral, é uma ferramenta importante para entender se os recursos financeiros estão alocados da maneira mais efetiva possível.

Como fazer um orçamento de RH

Há diferentes maneiras de construir um orçamento de RH efetivo, por ser uma ferramenta adaptável ao contexto e objetivos da empresa. Mas algumas ações são inerentes à todas elas, e são sobre isso que iremos tratar a seguir:

Defina um objetivo

A primeira etapa do orçamento de RH deve conter um objetivo. Ele precisa estar em consonância com a estratégia da empresa e contribuir com os resultados da empresa. Pense no seguinte cenário hipotético: uma empresa pretender aumentar em 50% a geração de MRR (Monthly Recurring Revenue), no período de 12 meses.

Com esse objetivo em mente, o setor de RH precisa pensar nas maneiras de atingir esse objetivo. Uma das soluções pode ser aumentar o quadro de funcionários em 12% até o fim do ano, sempre respeitando o orçamento.

Objetivo definido, agora é o momento de mapear as despesas atuais do setor.

Mapeie as despesas atuais do setor

Para alcançar o objetivo mencionado acima, ou qualquer outro, é preciso listar as despesas, gastos e investimentos atuais do setor. Todos devem ser separados em categorias, para facilitar no planejamento orçamentário.

Mapeie as despesas, gastos e investimentos futuros

A ideia aqui é planejar o orçamento para os próximos meses, considerando os números recentes. Assim como nas demais etapas, neste momento é necessário pensar no objetivo e quais ações o setor executará, quais investimentos, ferramentas ou contratações precisam ser feitas.

Acompanhe o planejamento e ações

O planejamento deve vir acompanhado de ações e elas precisam ser avaliadas constantemente para entender se as decisões estão ou não alcançando os objetivos inicialmente definidos.

Como o Plano da AllStrategy pode te ajudar

A ferramenta de orçamento de RH embasa-se em uma série de informações. Para ser implementada e trazer resultados, esses dados devem estar atualizados e pautados na realidade da empresa. Uma maneira de garantir isso é através de um software financeiro.

O Plano da AllStrategy descomplica processos e automatiza a rotina de sua controladoria. Por meio dele, sua empresa consegue gerir todo o planejamento estratégico de forma intuitiva e sem complicações.

Conheça mais a respeito do Plano, e como ele pode transformar para melhor a rotina financeira da sua empresa.

Software-Alstrategy-Plano
GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Orçamento Empresarial, Planejamento Orçamentário

Blog mais lidos