Blog, Controladoria, Planejamento Orçamentário

Erros no planejamento orçamentário: saiba como identificar e prevenir

Os erros no planejamento orçamentário podem acarretar em algumas dificuldades. Por isso, no final do ano, as empresas se reúnem para o desenvolver o planejamento orçamentário do ano seguinte e esse processo torna necessário tomar alguns cuidados.

No artigo a seguir, você irá conferir quais os erros mais comuns no processo de construção do planejamento orçamentário, como prevenir e identificar de forma antecipada!

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. A importância do planejamento orçamentário
  2. Quais sãos os principais erros cometidos no planejamento orçamentário
  3. Como evitar erros no planejamento orçamentário?

A importância do planejamento orçamentário

Poucas empresas desconsideram a importância da cultura orçamentária atualmente. Isso porque seguir o proposto no planejamento orçamentário reflete diretamente no crescimento financeiro da companhia e em como ela é vista.

Seja ao conquistar objetivos, atingir metas ou evitar gastos excessivos, o planejamento orçamentário traça o caminho que deverá ser seguido dentro de determinado período, o que a torna uma ferramenta vital para o controle das entradas e saídas de recursos financeiros.

Tendo isso em mente, o planejamento orçamentário vai contribuir com uma série de benefícios para o seu negócio. Entre eles estão:

  • Manter a saúde financeira em dia;
  • Melhor gestão das finanças empresariais;
  • Otimizar o processo de tomada de decisões;
  • Projeção sobre ganhos futuros mais acurada.

Leia também: Inflação e planejamento orçamentário: saiba como se antecipar

Quais são os principais erros cometidos no planejamento orçamentário?

Erros podem ser causados por falta de experiência, atenção ou negligência, mas independente disso, eles podem prejudicar, em algum grau, a evolução das metas. Portanto, conhecer quais são os principais processos de um planejamento ajudará a evitá-los.

A seguir, você confere alguns dos erros mais comuns e recorrentes nas empresas:

Desconsiderar o planejamento orçamentário

Como dito, grande parte das empresas compreendem o valor da cultura orçamentária e, consequentemente, do planejamento orçamentário para o seu negócio. Contudo, alguns empresários e gestores não costumam aplicá-lo ou desconsideram etapas importantes.

O planejamento orçamentário é considerado um elemento básico e vital para qualquer empresa. Afinal, ele contempla a projeção de cenários, o acompanhamento de previsto e realizado e possibilita a visualização retornos dos investidos.

Portanto, sem esse recurso, as empresas ficam sem rumo por não terem metas e entendimento do que fazer para alcançá-las, gerando gastos desnecessários que podem resultar em problemas financeiros de curto, médio e longo prazo.

Além disso, a empresa dificilmente saberá reagir diante de imprevistos e as decisões nesses momentos podem não ser a melhores.

Projeção de cenários fora da realidade

Um dos erros mais comuns no planejamento orçamentário é não utilizar dados reais e atualizados sobre a situação financeira atual da empresa. Isso pode decorrer por informações irregulares anteriores, falta de atenção ou negligência por medo de enfrentar a situação e não saber como proceder.

Independente do que aconteça, usar dados irreais para projetar cenários otimistas irá transformar o planejamento orçamentário e as finanças da empresa em uma grande bola de neve.

Portanto, vemos que um dos grandes benefícios desse processo é ter acesso aos dados que traduzem o verdadeiro quadro financeiro de um negócio perante o mercado e o cenário econômico.

Não revisar o planejamento orçamentário

Outro erro bastante comum é não realizar o devido acompanhamento do planejamento orçamentário. Ele não deve ser feito e deixado de lado até surgir necessidade de consultá-lo.

O planejamento orçamentário estático acaba sendo um esforço quase sem retorno para a empresa. Diversos fatores, inclusive externos, podem obrigar uma gestão a reavaliar o planejamento feito.

Os gestores, portanto, precisam acompanhá-lo de perto para verificar como está o alinhamento da empresa em relação ao que foi planejado. Se algo estiver fora de sintonia, então é hora de agir, revê-lo e fazer os ajustes necessários.

Planejamento feito às pressas

A partir de agosto, é comum que as empresas comecem todo o processo de planejamento para o ano seguinte. O tempo é um detalhe essencial para avaliar o ano vigente, comparar com anos anteriores e, então, construir as análises mirando no futuro.

Outro erro é o famoso “deixar tudo para última hora” e fazer um planejamento raso, com poucos dados. O indicado é iniciar o processo o quanto antes para que, até dezembro, tudo esteja alinhado e preparado para iniciar o novo ano.

Como evitar erros no planejamento orçamentário?

Erros no processo de estruturação do planejamento orçamentário podem ser evitados tendo a tecnologia como aliada. Contudo, é imprescindível que o time envolvido tenha domínio da ferramenta utilizada no processo para que todos os benefícios da automatização sejam aproveitados.

Devido ao grande volume de dados e informações, cuja análises demandam precisão e assertividade, o auxílio da tecnologia é a melhor forma de otimizar e descomplicar seu planejamento orçamentário.

Com o AllStrategy Plano, software voltado ao planejamento orçamentário e estratégico, erros comuns no processo manual são reduzidos, gerando mais precisão e agilidade na visualização e análise dos dados.

A solução é intuitiva, automatizada e interligada com sistemas que geram informações confiáveis e atualizadas em tempo real, entregando resultados precisos e confiáveis.

Para saber mais sobre como os softwares da AllStrategy podem transformar a rotina financeira de sua empresa, clique aqui!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital