Blog, Software Allstrategy

WebService: Entenda como funciona e como isso otimiza sua gestão empresarial

WebService: Entenda como funciona e como isso otimiza sua gestão empresarial

Você sabe o que é um WebService? Os profissionais de TI estão mais familiarizados com essa ferramenta, que foi desenvolvida para suprir uma necessidade de integração de sistemas com linguagens diferentes, transformando-as em uma linguagem universal como XML, CSV e etc.

Calma, não vamos abordar aqui termos técnicos de programação para explicar o funcionamento do WebService. Vamos explicar de forma simples como ele funciona e como ele pode ser útil na gestão orçamentária de empresas dos mais diversos segmentos.

O que é WebService?

Vamos utilizar um exemplo simples para exemplificar a questão. Imaginem que uma pessoa está pensando em realizar uma viagem e, portanto, precisa pesquisar passagens áreas, hotéis, translado, restaurantes, entre outras coisas. Antigamente, era necessário entrar em diversos sites para realizar essa busca, para então escolher aqueles com melhores preços e com as condições desejadas. Só assim o usuário realizava a compra, site por site.

Hoje em dia, a tecnologia está mais avançada e existem portais de busca para itinerários de turismo, como o Decolar.com, Trivago e tantos outros. Quando o usuário solicita uma busca para certo destino, o site apresenta uma lista de hotéis no local, passagens em diversas companhias aéreas, locação de carros, etc. É possível efetuar a compra de todos os serviços em um só lugar.

No entanto, as companhias aéreas, os hotéis e as outras empresas fornecedoras de serviços possuem sistemas distintos, com linguagens de programação diferentes e, para que o portal consiga acessar essas informações e disponibilizá-las de forma organizada para o usuário, é necessária uma solução que integre os sistemas em uma linguagem única.

Em resumo, o WebService é a tecnologia que proporciona uma comunicação padronizada entre os sistemas, fazendo com que as aplicações realizem a troca de dados de forma automatizada por meio de uma interface desenvolvida para tal, integrando as informações de múltiplas plataformas.

No caso do portal de itinerários turísticos, o mesmo possui um WebService que se comunica com o WebService das companhias aéreas, dos hotéis, locadoras de veículos, entre outros serviços, acessando as informações que o usuário precisa e ordenando-as conforme o filtro realizado.

Software Alstrategy Plano

Tecnologia a serviço da gestão orçamentária

Para os profissionais de controladoria e gestão, o WebService também é muito útil. Para realizar o planejamento financeiro de uma empresa, muitos gestores recorrem a softwares de gestão orçamentária, que realiza a projeção de fluxo de caixa, análise de performance, determina indicadores de desempenho, desenvolve planos de ação e uma série de recursos indispensáveis para a gestão financeira da instituição.

Muitas vezes, os gestores precisam utilizar os dados do aplicativo de gestão orçamentária em outros sistemas de apoio, que possuem linguagens distintas. De uma forma convencional, o gestor poderia exportar as informações para uma planilha de Excel e alimentar manualmente os sistemas de apoio.

Porém, além de trabalhoso, isso demanda tempo. Com o webservice, é possível desenvolver uma interface que facilita o processo, fazendo a integração dos sistemas, tornando essa troca de informações automática. Simples, rápido e prático.

O AllStrategy Plano é um exemplo de software que possui um webservice capaz de proporcionar a integração com outras aplicações, em tempo real e de forma segura, já que as informações são criptografadas durante toda a transação. Além disso, possui mais de 1.000 funcionalidades voltadas à gestão empresarial, afim de otimizar o planejamento estratégico da empresa, possuindo tecnologia na nuvem e funcionando como SaaS.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão empresarial, WebService