Software de gestão orçamentária: É seguro para minha empresa?

Software de gestão orçamentária: É seguro para minha empresa?
Publicado em 16/04/2019 - Atualizado em 19/02/2021 | Transformação Digital

É fato que cresce cada vez mais o número de empresas que utilizam um software de gestão financeira para planejar e acompanhar o orçamento anual. No entanto, aquelas que ainda não aderiram a tal ferramenta levantam uma questão muito importante: é seguro?

Nesse artigo, vamos abordar alguns pontos que elucidam como o software de gestão orçamentária pode ser uma opção segura e eficiente para sua corporação. 

 

Servidor X Nuvem

Há diversos softwares de gestão financeira e estratégica que utilizam a tecnologia na nuvem para o armazenamento de dados, mas a desconfiança de alguns profissionais faz com que empresas ainda optem por servidores internos. Os maiores receios são o vazamento de informações, invasão de hackers, perda de dados.

No entanto, não há garantias que o servidor interno é imune a tais acontecimentos. A tecnologia na nuvem, além de reduzir os custos com infraestrutura de TI e proporcionar mais agilidade para o usuário, tem investimentos constantes em segurança. As informações armazenadas são criptografas e distribuídas em vários servidores na nuvem, dificultando a ação de hackers. Além disso, há backups constantes, garantindo que estes dados poderão ser recuperados em caso de problemas.

 

Acesso dos usuários

O acesso dos usuários às informações confidenciais também pode gerar insegurança. Para solucionar isso, muitos softwares de gestão possuem comandos de restrição de usuários, possibilitando ao administrador selecionar quem está ou não autorizado a acessar determinadas funcionalidades do sistema. Existem ferramentas, inclusive, que restringem a utilização por horários e dispositivos, moldando-se às normas internas da empresa. Além disso, a maioria delas possuem logs de acesso, que registram toda a movimentação realizada no software, proporcionando mais segurança aos usuários do sistema e aos gestores.

 

É seguro

Portanto, se a dúvida é segurança: fique tranquilo, pois é seguro. Softwares de gestão orçamentária possuem diversos recursos a fim de proporcionar controle e confiabilidade ao usuário. A tecnologia tem proporcionado uma transformação no modo de realizar tarefas, traçar objetivos e alcançar resultados, focando na questão da segurança para trazer ainda mais benefícios às empresas. É de suma importância entender melhor como essas ferramentas funcionam, para poder desfrutar do melhor que elas podem oferecer.

Leia Também

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

24/11/2020

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

O processo de digitalização dos processos internos vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Inclusive para aquelas que ainda apresentavam resistência em se modernizar, isso inclui a área de gestão financeira, que também está em constante desenvolvimento e modernização. [Leia mais]

É possível inovar no planejamento orçamentário?

06/10/2020

É possível inovar no planejamento orçamentário?

Para muitos profissionais que não são da área, o planejamento orçamentário pode soar como uma atividade monótona, engessada e repetitiva. Por isso, muitas empresas e decisores parecem não acreditar que criatividade e inovação possam fazer parte desta tarefa de elaborar o orçamento empresarial. Mas sabemos que isso não é verdade. A controladoria tem um enorme potencial para a inovação. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.