Projeção de 13º salário: Entenda a importância do planejamento orçamentário

Projeção de 13º salário: Entenda a importância do planejamento orçamentário
Publicado em 08/11/2016 - Atualizado em 06/05/2020 | Planejamento Orçamentário

O final do ano está chegando. Enquanto muitas pessoas já começaram a planejar as férias coletivas, as compras de natal e o que farão com o salário extra, as empresas se preparam para pagar a primeira parcela do 13º salário ou até mesmo, o valor integral em um único depósito.

Para os responsáveis pela gestão financeira de muitas instituições, esse período chega a causar calafrios, visto que o caixa fica sobrecarregado com tamanha despesa, que se torna mais expressiva de acordo com o número de colaboradores.

Se tal montante ainda coincide com outra despesa expressiva que não foi planejada, o caixa da empresa pode ser seriamente comprometido. Profissionais de controladoria e gestão não precisam tremer na base, pois a solução é mais simples do que se imagina.

Nesse artigo vamos abordar como a projeção de 13º salário pode ser eficiente para o processo orçamentário, proporcionando uma gestão empresarial mais eficiente. 

Projeção de 13º salário

O planejamento orçamentário é um recurso de suma importância para controlar as finanças da companhia, fazendo com que os gestores desenvolvam o orçamento empresarial ajustado às necessidades de unidades e centros de custo, por meio da projeção por histórico ou OBZ, realizando o planejamento de despesas mais assertivamente.

Se as despesas com a folha de pagamento são as mais representativas para uma empresa, logo o planejamento de RH é essencial. Com tal recurso, é possível realizar a projeção de folha de pagamento, planejando custos, encargos e bonificações para que juntas, elas não sobrecarreguem as finanças da instituição.

Além da projeção do 13º salário, também é importante projetar o dissidio coletivo, horas extras, férias, insalubridade, adicionais noturnos, colaboradores terceirizados ou temporários, entre outros. Assim, fica mais fácil visualizar as despesas e planejá-las, por meio de uma projeção de fluxo de caixa, para um maior controle do budget. 

Fique atento ao que o mercado oferece

Ao invés de quebrar a cabeça gerenciando várias planilhas, tentando desenvolver o planejamento financeiro, afim que ele realize a projeção orçamentária de forma eficaz, o melhor é conhecer as ferramentas que estão disponíveis no mercado.

Hoje em dia, muitas empresas estão utilizando softwares de gestão orçamentária, que além de otimizar o planejamento econômico, ainda realizam análise de performance do planejado x realizado, auxiliam na escolha dos indicadores de desempenho, planos de ação, projeção de cenários, planejamento de vendas, investimentos, forecast, entre outros. 

É possível realizar a análise de DRE de forma mais eficiente, ter acesso a relatórios customizáveis e a dashboards com gráficos variados, atualizados em tempo real. Há modelos com armazenamento na nuvem, que proporcionam mobilidade aos gestores com muito mais segurança, já que tudo fica registrado dentro do sistema e é o administrador quem autoriza os acessos ao aplicativo. 

A gestão orçamentária fica muito mais rápida, ágil e eficiente, a equipe mais enxuta e ainda há modelos que funcionam como SAAS, tornando-se um ótimo investimento para aquelas empresas que não querem gastar uma quantia exorbitante em licenças de softwares.

Leia Também

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

22/09/2020

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão de excelência. [Leia mais]

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

14/09/2020

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Um planejamento orçamentário eficiente envolve todas as áreas do negócio e requer o comprometimento de todos os membros da equipe e, justamente por isso, representa um grande desafio para os gestores. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.