Planejamento orçamentário: As finanças da sua empresa sob controle

Planejamento orçamentário: As finanças da sua empresa sob controle
Publicado em 26/01/2017 - Atualizado em 12/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Todo empresário deseja saúde financeira. Prosperar, crescer, atingir metas e ser reconhecido no mercado. Para tudo caminhar sobre os trilhos, os profissionais de controladoria e gestão desenvolvem o planejamento orçamentário, para que custos e despesas não impactem negativamente no fluxo de caixa.

Meses antes de terminar o ano, os gestores se reúnem para definir o orçamento empresarial do próximo período, desenvolvendo o planejamento financeiro por base histórica ou por OBZ, levando em consideração as necessidades de unidades e centros de custos.

No entanto, se os responsáveis pela projeção orçamentária não forem criteriosos, o planejamento econômico pode ficar defasado e comprometer o processo financeiro da empresa. Confira algumas dicas indispensáveis para ter controle de budget. 

Planejamento orçamentário com assertividade

Ao realizar a análise de DRE, o gestor compreende todos os custos e despesas da empresa e consegue projetá-las no planejamento orçamentário, ajustando os valores de acordo com as metas e objetivos de unidades, centros de custo e projetos.

Para ser assertivo, é necessário realizar o planejamento de RH, visto que a folha de pagamento costuma representar até 80% das despesas de uma empresa e, portanto, precisa de atenção especial. Além disso, o planejamento de vendas é importante para alinhar metas, trabalhar produtos, estabelecer melhorias em pontos de venda, entre outros.

É fundamental planejar os investimentos que serão realizados no ano, para calcular imobilização e depreciação de bens e projetar parcelamentos no fluxo de caixa. No caso de indústrias e manufaturas, a projeção de volumes e custos auxiliará o gestor a planejar os custos da produção. 

Use a melhor ferramenta

Com a tecnologia avançando de vento em popa, é preciso estar atento às novidades do mercado para não ficar preso a métodos obsoletos. Os softwares de gestão orçamentária já estão sendo utilizados por empresas dos mais diversos segmentos, tornando a projeção financeira mais efetiva e rápida.

Tais ferramentas desenvolvem o planejamento financeiro utilizando os recursos citados acima, assim como projeção de cenários, forecast, GMD, planos de ação, entre outros. Há a possibilidade de determinar indicadores de desempenho, além de realizar a análise de performance do planejamento empresarial, em tempo real.

Há aplicativos que possuem armazenamento na nuvem, proporcionando mais mobilidade ao gerenciamento financeiro empresarial. Os relatórios são de fácil visualização e o dashboard tem grande variedade de gráficos, possibilitando uma consolidação de resultados muito mais rápida.

Com recursos especialmente desenvolvidos para uma gestão financeira eficiente, a projeção de fluxo de caixa fica assertiva e o processo orçamentário mais dinâmico e seguro, proporcionando o controle de budget desejado.

Leia Também

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

14/09/2020

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Um planejamento orçamentário eficiente envolve todas as áreas do negócio e requer o comprometimento de todos os membros da equipe e, justamente por isso, representa um grande desafio para os gestores. [Leia mais]

3 soluções adotadas pelo setor de logística para manter a eficiência diante da pandemia

04/09/2020

3 soluções adotadas pelo setor de logística para manter a eficiência diante da pandemia

As mudanças de comportamento e os novos hábitos de consumo que 2020 gerou impactaram diretamente vários setores, tendo consequência direta na logística. Este foi um dos que tiveram que se adaptar mais rapidamente e atuar em modo de urgência. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.