Planejamento orçamentário: As finanças da sua empresa sob controle

Todo empresário deseja saúde financeira. Prosperar, crescer, atingir metas e ser reconhecido no mercado. Para tudo caminhar sobre os trilhos, os profissionais de controladoria e gestão desenvolvem o planejamento orçamentário, para que custos e despesas não impactem negativamente no fluxo de caixa.
Meses antes de terminar o ano, os gestores se reúnem para definir o orçamento empresarial do próximo período, desenvolvendo o planejamento financeiro por base histórica ou por OBZ, levando em consideração as necessidades de unidades e centros de custos.
No entanto, se os responsáveis pela projeção orçamentária não forem criteriosos, o planejamento econômico pode ficar defasado e comprometer o processo financeiro da empresa. Confira algumas dicas indispensáveis para ter controle de budget.
Planejamento orçamentário com assertividade
Ao realizar a análise de DRE, o gestor compreende todos os custos e despesas da empresa e consegue projetá-las no planejamento orçamentário, ajustando os valores de acordo com as metas e objetivos de unidades, centros de custo e projetos.
Para ser assertivo, é necessário realizar o planejamento de RH, visto que a folha de pagamento costuma representar até 80% das despesas de uma empresa e, portanto, precisa de atenção especial. Além disso, o planejamento de vendas é importante para alinhar metas, trabalhar produtos, estabelecer melhorias em pontos de venda, entre outros.
É fundamental planejar os investimentos que serão realizados no ano, para calcular imobilização e depreciação de bens e projetar parcelamentos no fluxo de caixa. No caso de indústrias e manufaturas, a projeção de volumes e custos auxiliará o gestor a planejar os custos da produção.
Use a melhor ferramenta
Com a tecnologia avançando de vento em popa, é preciso estar atento às novidades do mercado para não ficar preso a métodos obsoletos. Os softwares de gestão orçamentária já estão sendo utilizados por empresas dos mais diversos segmentos, tornando a projeção financeira mais efetiva e rápida.
Tais ferramentas desenvolvem o planejamento financeiro utilizando os recursos citados acima, assim como projeção de cenários, forecast, GMD, planos de ação, entre outros. Há a possibilidade de determinar indicadores de desempenho, além de realizar a análise de performance do planejamento empresarial, em tempo real.
Há aplicativos que possuem armazenamento na nuvem, proporcionando mais mobilidade ao gerenciamento financeiro empresarial. Os relatórios são de fácil visualização e o dashboard tem grande variedade de gráficos, possibilitando uma consolidação de resultados muito mais rápida.
Com recursos especialmente desenvolvidos para uma gestão financeira eficiente, a projeção de fluxo de caixa fica assertiva e o processo orçamentário mais dinâmico e seguro, proporcionando o controle de budget desejado.
Leia Também

26/04/2022
O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa
O DFC é um relatório é responsável por apontar a aplicação dos recursos financeiros da organização e outros dados importantes. [Leia mais]

30/03/2022
Conheça as principais aplicações da DRE
A DRE é considerada um retrato transparente do resultado econômico da empresa, e por isso apresenta grande importância para elaboração de relatórios gerenciais e para a própria definição do planejamento estratégico. [Leia mais]

01/02/2022
Fusões e aquisições: como planejar com eficiência?
Processos de M&A envolvem vários fatores e, para o planejamento estratégico de uma empresa manter-se nos trilhos, alguns pontos são relevantes - e eles vão além do valor da transação. Isso porque, a decisão também impactará diretamente na gestão e no planejamento orçamentário. [Leia mais]
Sobre a Allstrategy
A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.