Planejamento estratégico: sua importância e como se preparar para 2020

Planejamento estratégico: sua importância e como se preparar para 2020
Publicado em 18/12/2019 - Atualizado em 23/04/2021 | Estratégia

O planejamento estratégico, que muitas vezes passa a imagem de algo extremamente complicado e cansativo, é, na verdade, um diagnóstico que apresenta grande ajuda quando se trata do dia a dia corporativo em sua empresa.

Nele, além de definir os principais objetivos do negócio, prováveis caminhos e as ações que devem ser executadas a seguir para chegar lá, é possível decidir se o plano será anual ou até mesmo mensal; é essencial que não seja estático ou inflexível, para que possa ser atualizado conforme as necessidades.

Um estudo realizado em 2015 pela 5a Company levantou que o momento de executar o planejamento é onde a maior parte das empresas se perdem. Pois, apesar de 96% dos gestores entrevistados afirmarem que o planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de um negócio, 61% das empresas não seguem o plano.

Para que não ocorra esse desvio no momento da execução, apenas pessoas verdadeiramente comprometidas com a empresa devem participar do planejamento. Dessa forma, é mais fácil manter uma comunicação transparente e sem ruídos – outro fator de extrema importância, que muitas vezes pode passar despercebido. 

Apesar de o planejamento ser melhor entendido quando está no papel, tenha os planos e objetivos sempre em mente, para que a rotina não desgaste a missão da empresa e a arraste para o esquecimento. Porém, isso não significa que apenas uma reunião de planejamento deve bastar. Reuniões com os colaboradores das ações devem ser feitas regularmente para discutir seus avanços e possíveis mudanças.

Ademais, métodos como a matriz SWOT estão entre as tendências para planejamentos estratégicos. A ferramenta consiste em apresentar uma visão global sobre as fraquezas e pontos fortes do seu negócio, tornando visíveis os furos na empresa com o direcionamento necessário para corrigi-los.

Porém, entendemos que cada empresa possui seus métodos e preferências, por isso, outras ferramentas como Mapas Estratégicos – seguindo a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) – também podem ser de grande auxílio para o seu negócio.

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

14/09/2021

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

As métricas ESG consideram outras iniciativas, além das tradicionais, como parâmetro de gestão de empresas. É o caso de políticas para cargos com remuneração condizente, ética e transparência na gestão orçamentária, além de questões ambientais - como emissão de gases poluentes e gestão de resíduos, por exemplo. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.