O que a sua empresa precisa saber antes de adquirir um software de planning

O que a sua empresa precisa saber antes de adquirir um software de planning
12/02/2019 | Transformação Digital

Estamos na era da transformação digital. Com esse termo tão em voga nos dias de hoje, é natural que empresas busquem soluções que possam automatizar processos internos e assim, otimizar o dia a dia dos colaboradores.

Uma ferramenta que é muito procurada e até mesmo desejada por gestores de médias e grandes corporações é o software de planning. Atualmente, já é bastante comum a utilização de um sistema de planejamento financeiro que possibilite a realização do orçamento empresarial fora das planilhas, com segurança, agilidade e transparência.

No entanto, antes de adquirir um software de planejamento orçamentário, é importante estar atento a pontos que fazem a diferença na escolha da melhor ferramenta para atender às necessidades da sua empresa.

Integração com o ERP

Um software ERP concentra todas as transações e informações contábeis realizadas da empresa. É por meio da integração com o ERP que o software de planejamento extrai as informações que irão gerar as projeções, relatórios e etc. Ao pesquisar o software desejado, certifique-se que ele possua integração com o ERP que a sua empresa utiliza. Isso é indispensável para que a ferramenta ofereça o máximo de confiabilidade nos resultados.

É comum algumas empresas acreditarem que o seu ERP contempla uma ferramenta de planning, visto que alguns ERPs oferecem a funcionalidade de previsão de despesas, que considera apenas informações já cadastradas no sistema, limitando a análise apenas de contas a pagar e receber já realizadas. Um software de planejamento permite planejar e analisar resultados sobre ações futuras.

Tempo de implantação

Essa é uma dúvida muito comum. Afinal, quando se adquire um produto ou serviço, existe um planejamento e uma expetativa de go live para utilização do mesmo. Há empresas desenvolvedoras de software que implantam o sistema de uma forma mais lenta, que pode levar meses. Outras, possuem um processo mais dinâmico, que pode levar poucas semanas.

Quando a provedora disponibiliza um software alocado na nuvem, a implantação costuma ser mais rápida do que as que hospedam em servidores locais. No entanto, o que vai fazer a diferença na velocidade da implantação é como o orçamento, plano de contas e toda a estrutura contábil da sua empresa, estão estruturados.

Se sua empresa já possui uma cultura orçamentária, com esta estrutura organizada, a implantação é muito mais veloz, com a possibilidade de parametrização em algumas semanas.

Segurança dos dados

Esta questão é muito levantada por aqueles que estão procurando um software de gestão orçamentária. O processo é seguro? Não vou perder informações? Os usuários terão acesso a tudo? Servidor local ou na nuvem?

Com o avanço tecnológico, a política de segurança dos dados tem sido cada vez mais rígida, fazendo com que o planejamento financeiro por meio de softwares especializados seja realizado de uma forma muito mais segura do que em planilhas. Atualmente, há sistemas que possibilitam o administrador determinar os usuários que irão acessar os módulos, quais os horários e dispositivos autorizados e, também, ter o registro dos logs realizados no software.

Além disso, existem sistemas que possuem backup de alta disponibilidade, minimizando a perda de dados. E se a preocupação é a alocação e o armazenamento na nuvem, saiba que além de seguro, proporciona um excelente custo-benefício para os usuários.

Os benefícios são inúmeros

Aqueles que optam por um software de gestão orçamentária percebem os benefícios dessa escolha imediatamente. Além de tornar o processo mais seguro, rápido e transparente, um sistema oferece uma gama de recursos que integram os setores da empresa para um orçamento colaborativo, otimizam a consolidação dos resultados e ainda, proporcionam agilidade na tomada de decisão. Vale a pena ir mais a fundo nesse tema e descobrir todas as vantagens em adquirir um software de planning

Leia Também

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

03/03/2020

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

Recentemente, a Deloitte, empresa especializada em consultoria, auditoria e assessoria financeira, divulgou a pesquisa Agenda 2020, que aborda quais são as expectativas e intenções do mercado para o ano corrente. [Leia mais]

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

18/06/2019

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

Há alguns anos, o termo “armazenamento na nuvem” gerava muitas dúvidas. Havia muitas dúvidas sobre onde estaria a tal nuvem. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.