Inteligência de dados: Entenda a importância e transforme a sua gestão

Inteligência de dados: Entenda a importância e transforme a sua gestão
Publicado em 07/02/2019 - Atualizado em 29/03/2021 | Planejamento Orçamentário

Hoje em dia, melhorou, e muito, a quantidade e qualidade de dados que podem ser utilizados para traçar estratégias eficazes para os negócios. No entanto, ainda é possível afirmar que boa parte dessas informações ainda não são bem exploradas.

Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica e, para que a inteligência de mercado continue a crescer e transformar digitalmente as empresas dos mais diversos segmentos, é necessário ir além da visão de Business Analytics. É preciso ir em direção à oportunidade que a tecnologia proporciona de utilizar tais informações, não só como um monitoramento, mas para solucionar problemas que até então, aparentemente, não tinham solução.

 

Afinal, o que é inteligência de dados e como utilizar?

Inteligência de dados nada mais é que organizar as informações, para integrá-las em softwares que automatizam os processos e proporcionam intervenções mais assertivas para os usuários. Não é à toa que a tecnologia está revolucionando a maneira de gerir os negócios. A possibilidade de gerenciar esse enorme fluxo de dados, utilizando-o para projetar cenários, criar indicadores de desempenho, e desenvolver estratégias mais assertivas, torna a empresa mais competitiva para o mercado.

Além disso, por meio da inteligência de dados, é possível conduzir a transformação digital nas empresas, não só na automação dos processos e na utilização da informação para encontrar soluções que otimizem o dia a dia dos setores, mas também na cultura da corporação, que passa a trabalhar com foco no melhor gerenciamento desses dados. 

 

Segurança da informação

Quando falamos em uma grande geração de dados, a segurança dos mesmos é uma preocupação pertinente. À medida que a tecnologia avança na direção da inteligência de dados, também aumentam os investimentos em gatilhos de segurança para a proteção de tais informações. O cloud computing, é um excelente exemplo de tecnologia cuja política de segurança de dados está cada vez mais rígida, visto que a informação é criptografada e dividida em várias partes espalhadas em servidores na nuvem, dificultando a ação de hackers.  

 

Um mar de oportunidades

Com o gerenciamento inteligente de dados, é possível otimizar muitas áreas dentro da empresa. As vendas ficam mais assertivas, visto que é deixado de lado somente a análise preditiva das informações, fazendo que as mesmas passem a atuar na personalização do perfil do consumidor, direcionando produtos e serviços de acordo com uma demanda mais específica.

Os investimentos da corporação são melhor projetados e programados, evitando desperdícios e até mesmo, um impacto negativo no fluxo de caixa. Os dados provenientes da folha de pagamento podem ser melhor aproveitados, possibilitando a projeção de contratações, demissões, bonificações, férias e dissídio coletivo.

Em relação à análise de dados, a tecnologia avançou no desenvolvimento de dashboards que possibilitam a visão das informações em tempo real, além de relatórios de alta performance e fácil visualização, que aumentam a rapidez e a segurança na tomada de decisão. 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.