Inovação empresarial: Revolucione a TI da sua empresa

Inovação empresarial: Revolucione a TI da sua empresa
Publicado em 12/03/2019 - Atualizado em 29/05/2020 | Transformação Digital

Com o termo “transformação digital” tão em voga nos dias de hoje, até parece clichê falar em inovação empresarial. No entanto, o que vem se tornando uma necessidade para as corporações, também evidencia a dificuldade que muitas têm em colocar as mudanças em prática.

Ao falar em tecnologia e na utilização de softwares que possam otimizar o dia a dia da empresa, é natural esbarrar em questões relacionadas à TI. Afinal, antes era necessária uma infraestrutura robusta, uma gama de investimentos relacionados à servidores internos e até mesmo esforços da equipe para sanar ocorrências diárias. No entanto, o que o empresariado precisa entender, é que as coisas mudaram.

O que é inovação empresarial?

A inovação empresarial é uma decisão estratégica, não só voltada a melhorar processos já existentes, como para aderir à ferramentas disruptivas que tem o potencial de transformar a gestão da empresa. A adesão a esta prática pode significar um aumento médio de 14% na receita anual e uma redução de aproximadamente de 12% nos custos, segundo a pesquisa mundial da Rimini Street, empresa que fornece suporte a softwares corporatvos, o que por si só já justifica o investimento em novas soluções.

Os benefícios vão desde mais agilidade, segurança e transparência nos mecanismos internos da corporação, até o aumento de produtividade, diminuição de custos, maior competitividade e crescimento na satisfação do cliente. 

Por onde começar?

Obviamente, o processo de inovação empresarial não ocorre de um dia para o outro. Ainda mais em instituições que possuem metodologias enraizadas. O ideal, é iniciar dois tipos de inovações simultaneamente. Buscar ferramentas que possam otimizar os processos já existentes, para resultados a curto e médio prazo, e a disrupção a longo prazo.

Para isso, é necessário esclarecer, por meio de análises estratégicas, dados mercadológicos e tendências de resultados e, assim, embasar o investimento em tais soluções e conseguir o apoio da diretoria ou do conselho administrativo, e incluir tais ações no planejamento estratégico, a fim de definir os objetivos e o orçamento para implementar tais soluções que contribuirão para a construção do futuro desejado pela empresa. 

Leia Também

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

24/11/2020

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

O processo de digitalização dos processos internos vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Inclusive para aquelas que ainda apresentavam resistência em se modernizar, isso inclui a área de gestão financeira, que também está em constante desenvolvimento e modernização. [Leia mais]

É possível inovar no planejamento orçamentário?

06/10/2020

É possível inovar no planejamento orçamentário?

Para muitos profissionais que não são da área, o planejamento orçamentário pode soar como uma atividade monótona, engessada e repetitiva. Por isso, muitas empresas e decisores parecem não acreditar que criatividade e inovação possam fazer parte desta tarefa de elaborar o orçamento empresarial. Mas sabemos que isso não é verdade. A controladoria tem um enorme potencial para a inovação. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.