GMD: Saiba quais são os benefícios desse recurso

GMD: Saiba quais são os benefícios desse recurso
Publicado em 04/01/2018 - Atualizado em 20/05/2020 | Gestão Matricial de Despesas - GMD

Se você ainda não ouviu falar de GMD ou gestão matricial de despesas, grave esse nome. Tal recurso está sendo cada vez mais utilizado por empresas que possuem muitas unidades e centros de custo e, portanto, precisam ter um maior controle financeiro.

É comum que as despesas e receitas de um setor sejam administradas pelo seu gestor direto. A metodologia propõe que receitas e despesas sejam agrupadas e denominadas de pacotes, enquanto as unidades organizacionais da empresa são denominadas de entidades.

Desta forma, os dados são colocados em uma matriz na qual as entidades ficam posicionadas na horizontal e os pacotes na vertical, ocasionando um cruzamento dos dados e assim, uma melhor visualização do orçamento.

gestão matricial de despesasComo funciona 

Vamos usar como exemplo as despesas com combustível. Se antes cada setor era responsável por esse tipo de gasto, no GMD as despesas de todos os centros de custo ficam sob a responsabilidade do gestor do pacote.

O gestor da entidade propõe o orçamento desejado e este será negociado junto ao gestor do pacote que terá autonomia para aprovar ou não o que foi proposto. Com todos os valores aprovados, estes são dispostos na matriz.

A medida que o orçamento vai sendo realizado, é possível verificar se o que foi aprovado está sendo mantido ou se foi extrapolado. Se houve desvio, é possível criar planos de ação para adequar os valores e manter a linha da tendência.

Entenda quais são os benefícios

Com a gestão matricial de despesas, é possível desenvolver o orçamento de forma mais assertiva e assim, reduzir custos, visto que o gestor de pacote analisará cada orçamento proposto criteriosamente, evitando valores inflacionados.

Além disso, a empresa não utilizará mais a base histórica para desenvolver o orçamento, proporcionando uma maior revisão de despesas e receitas, ajustando-as de acordo com as necessidades reais de cada centro de custo.

E para facilitar esse processo, há softwares de gestão orçamentária que possuem o módulo de GMD, automatizando o recurso e tornando-o muito mais rápido, seguro e eficiente. Tal ferramenta também possibilita uma análise de performance mais assertiva, além de possibilitar a criação de indicadores de desempenho e planos de ação, e muitos outros recursos para uma gestão financeira mais transparente e eficaz. 

Leia Também

GMD: Entenda por que as empresas as utilizam

06/06/2019

GMD: Entenda por que as empresas as utilizam

Mesmo que a sua empresa não utilize, provavelmente você conhece a metodologia do orçamento matricial ou gestão matricial de despesas. Tal conceito surgiu na década de 60 e atualmente auxilia as empresas a terem um controle mais efetivo dos gastos operacionais. [Leia mais]

Orçamento matricial: O que é e como aplicar na sua empresa

27/06/2017

Orçamento matricial: O que é e como aplicar na sua empresa

O orçamento matricial é uma metodologia na qual as receitas e despesas são analisadas, cruzando linhas e colunas, como em uma matriz. [Leia mais]

Gestão Matricial de Despesas (GMD): Entenda como otimizar o orçamento empresarial

25/10/2016

Gestão Matricial de Despesas (GMD): Entenda como otimizar o orçamento empresarial

Muitas vezes o orçamento de uma instituição é desenvolvido pela diretoria da empresa, a partir de uma projeção de histórico, aliando as expectativas da cúpula ao planejamento estratégico, para atingir os objetivos almejados. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.