Gestão orçamentária por projetos: como detalhar informações de forma eficiente

Na elaboração do planejamento orçamentário é comum utilizar centros de custo e unidades de negócio para visualizar para onde os recursos serão destinados. Porém, as possibilidades não se limitam apenas a esses modelos, principalmente quando um projeto específico necessita de detalhamento complexo.

Muitas vezes, ao trabalhar com este formato tradicional, a gestão fica centralizada e nem sempre corresponde à realidade dos setores e centros de custo. Então, buscar a descentralização e novas maneiras de visualizar os recursos pode ser mais eficiente para as empresas.

 

Orçamento por projetos para mais eficiência na gestão

Imagine que a sua empresa irá promover um evento de três dias para seus clientes. Seus recursos precisam ser direcionados para a locação do espaço, equipe de apoio, coffee break e entre outros gastos relativos ao evento. Certo?

A gestão orçamentária orientada a projetos, por exemplo, é um dos caminhos possíveis para as empresas definirem sua linha de base e otimizarem seus recursos a partir do desempenho financeiro do projeto.

A partir de um cronograma de planejamento com prazo de início e fim já determinados, são levadas em consideração as necessidades financeiras do projeto. Na prática, isso significa que cada etapa passará por um detalhamento dos custos necessários para que seja concluída e tenha os resultados esperados.

Além disso, com o cronograma de desembolso, você terá mais clareza dos custos e investimentos em cada etapa e evita antecipar recursos para atividades que serão executadas apenas na reta final do projeto.

Essas informações enriquecem a análise dos gestores e proporcionam diversos insights sobre o orçamento: como pode ser otimizado, quais atividades exigirão mais recursos da empresa ou até mesmo se o projeto precisará de mais colaboradores para a sua execução.

Como detalhar seu projeto com mais informações

Apesar de ser comum, utilizar ferramentas como planilhas para controle em centros de custo e unidades de negócio pode tornar a análise confusa. O grande volume de informações pode dificultar a visualização pelos gestores e prejudicar o resultado com insights equivocados.

A automatização pode ser um caminho para economizar o tempo da sua equipe e proporcionar análises mais ricas. Baseadas em histórico a partir de projetos anteriores e mais transparentes, as informações podem ser facilmente acessadas pelos gestores. Também é possível reduzir custos ao optar por um software na nuvem, uma vez que as informações são armazenadas em servidores específicos e estão seguras em caso de alguma instabilidade no seu sistema.

Com os relatórios personalizados, é possível fazer análises a partir de gráficos, facilitando a avaliação dos gestores e a visualização dos resultados pela equipe, de forma rápida e simples.

Apesar dos modelos de centros de custo e unidades de negócio serem bastante comuns, você já percebeu que adotar o modelo de gestão orçamentária por projetos pode trazer informações mais ricas para o seu negócio. A partir de um detalhamento de cada etapa, é possível otimizar seus custos e facilitar o acompanhamento dos recursos investidos, com mais transparência e agilidade.

Um software desenvolvido para diferentes modelos de planejamentos orçamentários pode tornar as atividades operacionais, como o acompanhamento de indicadores e elaboração de relatórios, de forma simplificada e intuitiva. Também proporciona dados históricos valiosos para previsão de cenários futuros. Com informações mais detalhadas, é possível identificar mais rapidamente onde os recursos estão sendo alocados e como otimizá-los para gerar lucros para a sua empresa.

Saiba como o software de gestão orçamentária pode tornar suas operações mais simples e assertivas, além de trazer resultados positivos para o seu negócio lendo o post Software de gestão orçamentária: entenda essa tecnologia.

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: