Gestão orçamentária por projetos: como detalhar informações de forma eficiente

Gestão orçamentária por projetos: como detalhar informações de forma eficiente
Publicado em 01/06/2021 - Atualizado em 01/06/2021 | Planejamento Orçamentário

Na elaboração do planejamento orçamentário é comum utilizar centros de custo e unidades de negócio para visualizar para onde os recursos serão destinados. Porém, as possibilidades não se limitam apenas a esses modelos, principalmente quando um projeto específico necessita de detalhamento complexo.

Muitas vezes, ao trabalhar com este formato tradicional, a gestão fica centralizada e nem sempre corresponde à realidade dos setores e centros de custo. Então, buscar a descentralização e novas maneiras de visualizar os recursos pode ser mais eficiente para as empresas.

 

Orçamento por projetos para mais eficiência na gestão 

Imagine que a sua empresa irá promover um evento de três dias para seus clientes. Seus recursos precisam ser direcionados para a locação do espaço, equipe de apoio, coffee break e entre outros gastos relativos ao evento. Certo? 

A gestão orçamentária orientada a projetos, por exemplo, é um dos caminhos possíveis para as empresas definirem sua linha de base e otimizarem seus recursos a partir do desempenho financeiro do projeto.

A partir de um cronograma de planejamento com prazo de início e fim já determinados, são levadas em consideração as necessidades financeiras do projeto. Na prática, isso significa que cada etapa passará por um detalhamento dos custos necessários para que seja concluída e tenha os resultados esperados.

Além disso, com o cronograma de desembolso, você terá mais clareza dos custos e investimentos em cada etapa e evita antecipar recursos para atividades que serão executadas apenas na reta final do projeto.

Essas informações enriquecem a análise dos gestores e proporcionam diversos insights sobre o orçamento: como pode ser otimizado, quais atividades exigirão mais recursos da empresa ou até mesmo se o projeto precisará de mais colaboradores para a sua execução.

 

Como detalhar seu projeto com mais informações

Apesar de ser comum, utilizar ferramentas como planilhas para controle em centros de custo e unidades de negócio pode tornar a análise confusa. O grande volume de informações pode dificultar a visualização pelos gestores e prejudicar o resultado com insights equivocados.

A automatização pode ser um caminho para economizar o tempo da sua equipe e proporcionar análises mais ricas. Baseadas em histórico a partir de projetos anteriores e mais transparentes, as informações podem ser facilmente acessadas pelos gestores. Também é possível reduzir custos ao optar por um software na nuvem, uma vez que as informações são armazenadas em servidores específicos e estão seguras em caso de alguma instabilidade no seu sistema. 

Com os relatórios personalizados, é possível fazer análises a partir de gráficos, facilitando a avaliação dos gestores e a visualização dos resultados pela equipe, de forma rápida e simples.

Apesar dos modelos de centros de custo e unidades de negócio serem bastante comuns, você já percebeu que adotar o modelo de gestão orçamentária por projetos pode trazer informações mais ricas para o seu negócio. A partir de um detalhamento de cada etapa, é possível otimizar seus custos e facilitar o acompanhamento dos recursos investidos, com mais transparência e agilidade.

Um software desenvolvido para diferentes modelos de planejamentos orçamentários pode tornar as atividades operacionais, como o acompanhamento de indicadores e elaboração de relatórios, de forma simplificada e intuitiva. Também proporciona dados históricos valiosos para previsão de cenários futuros. Com informações mais detalhadas, é possível identificar mais rapidamente onde os recursos estão sendo alocados e como otimizá-los para gerar lucros para a sua empresa.

Saiba como o software de gestão orçamentária pode tornar suas operações mais simples e assertivas, além de trazer resultados positivos para o seu negócio lendo o post Software de gestão orçamentária: entenda essa tecnologia.

 

Leia Também

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

14/09/2021

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

As métricas ESG consideram outras iniciativas, além das tradicionais, como parâmetro de gestão de empresas. É o caso de políticas para cargos com remuneração condizente, ética e transparência na gestão orçamentária, além de questões ambientais - como emissão de gases poluentes e gestão de resíduos, por exemplo. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

31/08/2021

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

Estima-se que entre 20% e 40% das planilhas usadas por organizações ao redor do mundo para controle financeiro possuem algum tipo de falha. Basta um erro de digitação na fórmula para comprometer os resultados do planejamento estratégico e causar prejuízos. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.