As empresas precisam ter a tecnologia como uma aliada

As empresas precisam ter a tecnologia como uma aliada
Publicado em 21/05/2019 - Atualizado em 01/06/2020 | Gestão

Quem nasceu na década de 80 ou antes, presenciou gigantes do mercado irem à falência por não acompanhar as mudanças de consumo e por não investirem em inovações.

Quem não se lembra da Kodak, que chegou a liderar 80% das vendas de máquinas fotográficas e 90% do comércio de rolos de filmes? Ou então a Blockbuster, referência mundial em locação de filmes? Ou a Yahoo, que foi um dos maiores portais de internet do mundo, com um valor de mercado de US$125 bilhões e que foi perdendo notoriedade ao longo do tempo?

Qual foi o erro? É claro que empresas desse porte não quebram de um dia para o outro. São vários os fatores que levam um gigante dessa magnitude a falir. No entanto, podemos citar dois fatores importantes que podem ser considerados decisivos nos exemplos citados: A incapacidade de reinventar perante ao mercado e a falta de investimento em tecnologia.

Afinal, se a Kodak tivesse investido na máquina digital ou até mesmo em outras tecnologias voltadas a captura de imagens, poderia estar entre os grandes nomes do mercado atualmente. Se a Blockbuster tivesse acompanhado a mudança no consumo de VHS para DVD, entre outras mídias, talvez não decretasse falência em 2013, como aconteceu.

As empresas precisam estar constantemente atentas às mudanças mercadológicas, estudando com afinco o perfil do consumidor, para poder realizar manobras estratégicas a fim de manter-se no mercado. Para isso, o planejamento é fundamental. Criar cenários otimistas e pessimistas, vislumbrando possíveis mudanças e preparando a empresa para tal, é de suma importância. É necessário ter olhos de lince e enxergar além.

Além disso, ter um orçamento bem estruturado, de acordo com mudanças ou novos posicionamentos de mercado, projeções de vendas bem executadas a fim de preparar o fluxo de caixa para novos produtos e serviços, assim como um planejamento de investimentos bem direcionado. Realizar um planejamento estratégico, com objetivos claros e transparentes, a fim de proporcionar rapidez na execução de ações e ter um monitoramento assertivo e eficiente, para mensurar os resultados, auxilia a empresa a ter sucesso em novos posicionamentos.

O mais importante é ter a tecnologia como uma aliada. Independente do segmento da empresa, é impossível se abster dos avanços tecnológicos, sejam no comportamento do consumidor, sejam na geração de novos produtos e serviços ou softwares e aplicativos que passarão a ser utilizados na execução de processos internos. 

Novos recursos tecnológicos vão continuar surgindo e render-se a eles é a melhor opção.Acompanhar essas mudanças e estar aberto à novas tecnologias pode ser um celeiro de novas oportunidades e ser decisório para manter a empresa competitiva no mercado. 

Leia Também

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

24/11/2020

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

O processo de digitalização dos processos internos vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Inclusive para aquelas que ainda apresentavam resistência em se modernizar, isso inclui a área de gestão financeira, que também está em constante desenvolvimento e modernização. [Leia mais]

A importância do uso da DRE como instrumento de gestão

10/11/2020

A importância do uso da DRE como instrumento de gestão

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) retrata de forma transparente e direta a composição do resultado econômico da empresa. Ela é obtida a partir de um processo dedutivo: os custos e despesas são extraídos da receita bruta e, dessa forma, o lucro ou prejuízo é apurado. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.