As empresas precisam ter a tecnologia como uma aliada

As empresas precisam ter a tecnologia como uma aliada
Publicado em 21/05/2019 - Atualizado em 25/02/2021 | Gestão

Quem nasceu na década de 80 ou antes, presenciou gigantes do mercado irem à falência por não acompanhar as mudanças de consumo e por não investirem em inovações.

Quem não se lembra da Kodak, que chegou a liderar 80% das vendas de máquinas fotográficas e 90% do comércio de rolos de filmes? Ou então a Blockbuster, referência mundial em locação de filmes? Ou a Yahoo, que foi um dos maiores portais de internet do mundo, com um valor de mercado de US$125 bilhões e que foi perdendo notoriedade ao longo do tempo?

Qual foi o erro? É claro que empresas desse porte não quebram de um dia para o outro. São vários os fatores que levam um gigante dessa magnitude a falir. No entanto, podemos citar dois fatores importantes que podem ser considerados decisivos nos exemplos citados: A incapacidade de reinventar perante ao mercado e a falta de investimento em tecnologia.

Afinal, se a Kodak tivesse investido na máquina digital ou até mesmo em outras tecnologias voltadas a captura de imagens, poderia estar entre os grandes nomes do mercado atualmente. Se a Blockbuster tivesse acompanhado a mudança no consumo de VHS para DVD, entre outras mídias, talvez não decretasse falência em 2013, como aconteceu.

 

Por que usar a tecnologia na gestão da empresa?

As empresas precisam estar constantemente atentas às mudanças mercadológicas, estudando com afinco o perfil do consumidor, para poder realizar manobras estratégicas a fim de manter-se no mercado. Para isso, o planejamento é fundamental. Criar cenários otimistas e pessimistas, vislumbrando possíveis mudanças e preparando a empresa para tal, é de suma importância. É necessário estar focado e enxergar além da situação atual.

Além disso, ter um orçamento bem estruturado, de acordo com mudanças ou novos posicionamentos de mercado, projeções de vendas bem executadas a fim de preparar o fluxo de caixa para novos produtos e serviços, assim como um planejamento de investimentos bem direcionado é essencial.

Também é necessário realizar um planejamento estratégico, com objetivos claros e transparentes, a fim de proporcionar rapidez na execução de ações e ter um monitoramento assertivo e eficiente, para mensurar os resultados, o que auxilia a empresa a ter sucesso em novos posicionamentos.

O mais importante é ter a tecnologia como uma aliada. Independente do segmento da empresa, é impossível se abster dos avanços tecnológicos, seja para acompanhar o comportamento do consumidor, seja na geração de novos produtos e serviços ou softwares e aplicativos que passarão a ser utilizados na execução de processos internos. 

Novos recursos tecnológicos vão continuar surgindo e render-se a eles é a melhor opção. Acompanhar essas mudanças e estar aberto a novas tecnologias pode ser um celeiro de novas oportunidades e ser decisivo para manter a empresa competitiva no mercado. 

Leia Também

Simplifique sua gestão orçamentária

13/07/2021

Simplifique sua gestão orçamentária

Ter uma boa gestão orçamentária é fundamental para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos e continue crescendo de forma sustentável. Portanto, o orçamento precisa estar adequado de acordo com o que é mais importante para o negócio. Afinal, um bom planejamento orçamentário pode evitar problemas de liquidez e perda de lucratividade. [Leia mais]

Como elaborar metas e otimizar a produção na indústria

21/06/2021

Como elaborar metas e otimizar a produção na indústria

Para uma indústria crescer de forma sustentável é importante que seu planejamento projete as metas de forma bastante realista. E isso pode ser um desafio, especialmente para setores de manufatura, já que sua escala de fabricação é ampla, assim como os gastos para a execução de suas atividades. [Leia mais]

O que considerar ao planejar o crescimento da empresa com investimentos?

15/06/2021

O que considerar ao planejar o crescimento da empresa com investimentos?

Sem um planejamento efetivo, seus investimentos podem ser menos rentáveis e mais arriscados. O ideal é que as empresas invistam de forma planejada, para não onerar o caixa do negócio. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.